Alguém pode recomendar um bom software de recuperação de cartão SD?

Apaguei acidentalmente fotos e vídeos do meu cartão SD, e agora estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de cartão SD antes que qualquer coisa seja sobrescrita. O cartão ainda está sendo detectado, mas não tenho certeza de qual ferramenta de recuperação de dados é a mais segura e eficaz para recuperar arquivos perdidos. Estou procurando recomendações com base em resultados reais.

Tive uma sorte razoável ao recuperar arquivos excluídos de cartões SD, mas só quando parei de mexer no cartão imediatamente. Na maioria dos casos, a exclusão remove primeiro a entrada do índice. Os dados geralmente continuam lá até que algo novo seja gravado por cima. Então, o principal fator contra você é o uso contínuo, não a ação de excluir em si.

O que eu faria antes de qualquer verificação:

1. Pare de usar o cartão SD agora. Não tire mais fotos, não copie nada para ele e não aceite prompts aleatórios de reparo.
  2. Conecte-o com um leitor de cartão adequado, não pela câmera nem pelo celular.
  3. Se o cartão perder a conexão, travar, aparecer como RAW ou parecer instável, faça primeiro um backup byte a byte. Verifique o arquivo de imagem, não o cartão original.
  4. Grave os arquivos recuperados em outro lugar. No seu computador, outro SSD, um drive externo, tanto faz. Não os salve de volta no mesmo cartão SD.

Eu classificaria as opções de software assim.

Disk Drill é por onde eu começaria para a maioria dos trabalhos com cartão SD. É mais fácil de lidar do que muita ferramenta antiga de recuperação, e o recurso de visualização economiza tempo porque você vê o que pode ser recuperado antes de gravar qualquer coisa. Já vi ele se sair bem com arquivos excluídos, cartões formatados, cartões RAW e cartões com danos no sistema de arquivos. Ele também lida com formatos RAW de câmera que as pessoas encontram o tempo todo, CR2, CR3, NEF, ARW, RAF e mais. A parte à qual eu prestaria atenção para cartões SD é a Recuperação Avançada de Câmera. Isso importa quando seus arquivos ausentes são vídeos de câmeras, drones, dashcams, GoPros, equipamentos DJI, unidades Insta360, Canon, Nikon, Sony e dispositivos semelhantes. Muitas ferramentas recuperam fragmentos e consideram isso uma vitória. Aí o clipe não abre. Esta tende a se sair melhor com vídeo de câmera dividido ou fragmentado. No Windows, você tem até 100 MB de recuperação gratuita, e a visualização está incluída.

PhotoRec é a opção gratuita que eu manteria na manga. É feio, mas funciona. Já usei em cartões com sistemas de arquivos destruídos em que aplicativos mais amigáveis não deram conta. Ele oferece suporte a uma enorme quantidade de formatos de arquivo. O problema é o fluxo de trabalho. Não é amigável para iniciantes, e você geralmente perde os nomes e pastas originais. Você acaba com um monte de arquivos recuperados e uma sessão de organização depois. Irritante, mas às vezes vale a pena.

Recuva é ok para trabalhos básicos de limpeza no Windows. Se você excluiu arquivos normais de um cartão FAT32 ou exFAT saudável não faz muito tempo, é algo rápido de testar. É leve, gratuito e fácil. Eu não confiaria nele para cartões danificados, formatos RAW modernos de câmera ou arquivos de vídeo fragmentados.

UFS Explorer é mais para os casos em que as soluções fáceis falham. Cartão formatado, sistema de arquivos danificado, resultados de verificação estranhos, imagens de disco, controle mais profundo. Ele tem as ferramentas. A interface parece mais técnica, e eu não o entregaria para alguém que quer uma solução de um clique.

R-Photo vale a pena conferir se você usa Windows e seu alvo são apenas fotos ou vídeo. É gratuito para uso pessoal, mais limpo que o PhotoRec, e o sistema de visualização facilita a vida. A desvantagem é o foco limitado. É para mídia, não para todo tipo de arquivo que existe.

Se você quiser a versão curta, eu começaria com Disk Drill, visualizaria o que ele encontra e depois recuperaria os arquivos para outra unidade. Se você não quiser gastar nada, experimente PhotoRec ou R-Photo em seguida. E se o cartão parecer instável, não continue forçando com verificações repetidas. Faça um clone primeiro e depois trabalhe a partir da cópia. Aprendi isso da pior forma, para ser sincero.

Se o cartão ainda monta, eu pularia primeiro as ferramentas de fundo de promoção. Comece com o Disk Drill. Ele faz um trabalho melhor do que a maioria com cartões SD de celulares, câmeras e drones, e a visualização economiza tempo. Para fotos e vídeos, isso importa mais do que uma lista gigante de recursos.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: pare de usar o cartão. Discordo um pouco sobre o Recuva como escolha inicial. Ele é aceitável para exclusões simples, mas cartões SD com exFAT, arquivos de vídeo grandes ou corrupção parcial tendem a expor rapidamente as limitações dele.

Minha lista curta:

1. Disk Drill
    Melhor primeira varredura. Boas visualizações. Boas assinaturas de arquivo. Melhores chances de recuperação de fotos e vídeos do que ferramentas gratuitas mais antigas.

2. R-Photo
    Gratuito, somente para Windows, mais limpo que o PhotoRec. Ótimo se você só se importa com mídia.

3. PhotoRec
    Mecanismo de varredura forte. Resultados bagunçados. Os nomes dos arquivos muitas vezes voltam destruídos, o que é um saco.

4. UFS Explorer
    Para casos mais nerds. Ótima ferramenta, interface menos amigável.

Além disso, este resumo é bom se você quiser uma comparação rápida lado a lado de aplicativos de recuperação de fotos:
melhor software de recuperação de fotos e imagens para fotos excluídas

Mais uma coisa que as pessoas deixam passar: se seus vídeos voltarem, mas não reproduzirem, o problema geralmente é fragmentação, não perda total. O Disk Drill tende a lidar melhor com isso do que as opções gratuitas. Recupere para o seu PC, não de volta para o cartão.

Se o cartão SD ainda é detectado, eu na verdade dividiria isso em dois casos em vez de apenas correr atrás do “melhor” app.

Se foi uma exclusão acidental simples e o cartão ainda é lido normalmente, Disk Drill provavelmente é o melhor lugar para começar. Não porque seja mágico, mas porque é rápido para escanear, fácil de visualizar os arquivos e geralmente dá menos dor de cabeça do que ferramentas de recuperação mais antigas. Para recuperação de fotos e vídeos de cartões SD, essa combinação importa mais do que as pessoas admitem. Você quer ver se os arquivos estão realmente intactos antes de perder tempo.

Onde eu meio que discordo de @mikeappsreviewer e @viajeroceleste é o seguinte: eu não sairia pulando entre 5 scanners diferentes logo de cara se o cartão parece saudável. Cada passagem extra é mais estresse em um cartão instável, e alguns leitores baratos são um lixo. Tente primeiro uma varredura sólida, de preferência com o Disk Drill, recupere para outra unidade e depois reavalie. As pessoas entram em pânico e começam a testar ferramentas para todo lado. É assim que trabalhos simples viram bagunça.

Se o cartão estiver instável, desconectando ou agindo de forma estranha, então sim, passe para recuperação baseada em imagem e coisas mais avançadas. É aí que UFS Explorer ou PhotoRec ainda podem mostrar seu valor. O PhotoRec é poderoso, mas recupera como se um guaxinim tivesse despejado seus arquivos no chão. Ótimo motor, resultados feios.

Além disso, se os seus arquivos ausentes forem principalmente fotos e clipes, este é um bom vídeo rápido sobre ferramentas de recuperação de fotos e vídeos:
melhor software de recuperação de dados para fotos e vídeos

Meu ranking prático para um cartão SD detectado:

1. Disk Drill
  2. R-Photo se você quer algo grátis e focado em mídia
  3. PhotoRec se você está desesperado e tem paciência
  4. UFS Explorer se a coisa ficar técnica

Uma última coisa: se os arquivos foram excluídos recentemente e você não gravou nada novo, suas chances costumam ser bem decentes. Se você continuou gravando vídeo depois de excluí-los, é aí que as coisas ficam feias rápido.