Esvaziei acidentalmente a Lixeira no meu Mac e apaguei arquivos de trabalho importantes de que ainda preciso. Esses documentos estão ligados a um prazo, e estou tentando encontrar a melhor maneira de recuperar arquivos apagados no Mac antes que sejam perdidos para sempre. Preciso de ajuda para descobrir quais opções de recuperação ainda podem funcionar.
Passei por isso em um Mac não faz muito tempo, então a resposta curta é sim, ainda há uma chance, principalmente se você esvaziou a Lixeira recentemente e não continuou usando a máquina depois. A Lixeira no macOS parece definitiva, mas muitas vezes o sistema só remove primeiro a listagem do arquivo e deixa os dados ali até que outra coisa grave por cima.
A primeira coisa que eu faria é parar de usar o Mac agora mesmo. Não copie pastas grandes, não instale aplicativos aleatórios, não renderize vídeo, não mova fotos de um lado para o outro. MacBooks mais novos usam SSDs, e SSDs com TRIM são péssimas notícias para recuperação quando a limpeza termina em segundo plano. Quando esses blocos são apagados, suas chances caem rápido.
Aprendi isso da pior forma em um MacBook Pro M2. Esvaziei a Lixeira com uma pasta cheia de arquivos de trabalho dentro e passei mal no segundo em que percebi. Também não tinha Time Machine, o que foi burrice da minha parte. A ferramenta que acabei usando foi o Disk Drill. Escolhi porque ele lidava com APFS sem comportamento estranho, e não parecia suspeito no Apple Silicon. Alguns aplicativos de recuperação para Mac mais antigos pareciam meio abandonados quando fui conferir.
O que eu fiz, em ordem:
Parei de usar o Mac e conectei um SSD externo.
Instalei o Disk Drill na unidade externa, não na unidade interna do Mac. Isso importa. Gravar novos dados no mesmo disco interno é como você perde arquivos recuperáveis.
Quando abri, o macOS pediu Acesso Total ao Disco.
Fui em Ajustes do Sistema → Privacidade e Segurança → Acesso Total ao Disco.
Ativei o Disk Drill ali.
Ele também pediu acesso mais profundo para verificar a unidade do sistema. Em Macs mais novos, essa parte é normal.
Dentro do aplicativo, escolhi o SSD interno Macintosh e cliquei em Procurar dados perdidos.
Depois da verificação, abri Revisar itens encontrados e filtrei por tipo de arquivo. Foquei primeiro em Documentos e Imagens.
Usei a visualização antes de restaurar qualquer coisa. Isso economizou tempo. Meus PDFs, PSDs e vários arquivos de imagem abriram na visualização, então eu sabia que valia a pena recuperar esses.
Selecionei o que precisava e cliquei em Recuperar.
Restaurei tudo no SSD externo, nunca de volta para o armazenamento interno do Mac.
Meu resultado foi decente. Não perfeito. Alguns arquivos voltaram danificados, mas a maior parte do que era importante sobreviveu. Eu chutaria algo em torno de 85 por cento, mais ou menos. Se você agir rápido, suas chances são melhores.
Antes de apostar tudo em software de recuperação, verifique também os lugares fáceis:
Backups do Time Machine
iCloud Drive, além da área Apagados Recentemente
Arquivos excluídos do Dropbox ou Google Drive
Aplicativo Fotos, álbum Apagados Recentemente
Aplicativo Notas, pasta Apagados Recentemente
Anexos de e-mail, se você enviou os arquivos antes de perdê-los
Uma coisa que eu não faria é executar aplicativos de limpeza, porcarias de otimização ou ferramentas de reparo aleatórias em pânico. Já vi gente piorar a situação porque começou a 'consertar' o disco antes de tentar a recuperação.
Se os arquivos importam muito e o software quase não encontra nada, uma empresa profissional de recuperação ainda é uma opção. Custa caro, então eu só iria por esse caminho para registros comerciais, trabalho de cliente, questões legais, fotos de família, coisas assim. Mesmo assim, o TRIM do SSD impõe limites ao que qualquer um consegue recuperar.
Então sim, esvaziar a Lixeira nem sempre significa que os arquivos foram embora para sempre. O principal é a velocidade. Pare de usar a unidade, verifique os backups primeiro e depois tente a recuperação sem gravar mais dados no SSD interno.
Esvaziar a Lixeira é ruim, mas isso nem sempre significa que os arquivos se foram para sempre.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de gravar no Mac. Discordo um pouco sobre esperar tempo demais antes de verificar primeiro a nuvem e a recuperação no nível do app. Para documentos de trabalho, essas opções costumam ser mais rápidas do que uma varredura completa do disco e às vezes devolvem o arquivo original limpo com os nomes intactos.
Tente nesta ordem:
-
Verifique o app em que você criou os arquivos.
Pages, Word, Excel, Photoshop, Preview, pastas de AutoSave, arquivos temporários. O Office às vezes mantém cópias de autorrecuperação em:
~/Library/Containers/com.microsoft.Word/Data/Library/Preferences/AutoRecovery -
Verifique a lixeira da nuvem.
iCloud Drive, Dropbox, Google Drive, OneDrive, todos mantêm arquivos excluídos por um período definido. Muitos também mantêm histórico de versões. Isso importa se você sobrescreveu um arquivo antes de excluí-lo. -
Procure snapshots locais.
Se o Time Machine já esteve ativado, os snapshots locais do macOS ainda podem existir mesmo sem o disco de backup conectado. Abra o Terminal e execute:
tmutil listlocalsnapshots /
Se você vir datas, talvez consiga restaurar cópias mais antigas. -
Verifique locais compartilhados.
Anexos de e-mail, Slack, Teams, portais de clientes, pendrives, Recentes no Finder. Já vi pessoas recuperarem documentos com prazo apertado a partir de e-mails enviados em 2 minutos. Meio bobo, mas funciona. -
Se nada disso ajudar, use um software de recuperação de arquivos para Mac.
O Disk Drill continua sendo uma das melhores opções para recuperação de arquivos excluídos no Mac, principalmente porque o suporte a APFS é sólido e a visualização prévia economiza tempo. Faça a varredura primeiro e recupere apenas para uma unidade externa.
Se os arquivos forem essenciais para o negócio e valerem dinheiro de verdade, pare as tentativas por conta própria depois de uma passada. Varreduras e instalações repetidas são a forma como as pessoas pioram a situação.
Se você quiser uma visão rápida sobre limpeza do Mac e recuperação de arquivos, este clipe é bom:
veja um passo a passo rápido de recuperação de arquivos no Mac
Para termos de busca, procure por top software de recuperação de dados para Mac para arquivos excluídos em vez da formulação antiga. Soa melhor e traz resultados mais relevantes.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas disseram: verifique se os arquivos chegaram a ser realmente abertos recentemente, não apenas armazenados localmente. Muitos apps do Mac deixam rastros em lugares estranhos mesmo depois de o Lixo ser esvaziado. Os Recentes do Finder não restauram nada por si só, mas podem lembrar você dos nomes exatos dos arquivos, o que facilita muito vasculhar caches, histórico da nuvem e resultados de varreduras de recuperação.
Além disso, se forem documentos do Office, arquivos da Adobe ou PDFs, procure em pastas temporárias específicas do app antes de fazer uma grande sessão de recuperação. Às vezes você nem precisa de uma recuperação completa do disco, o que sinceramente é o melhor cenário.
Eu faria isto:
- Abra o app que criou o arquivo e verifique arquivos recentes / salvamento automático
- Pesquise no Spotlight por parte do nome do arquivo
- Verifique
~/Library/Containers/em busca de restos do app - Veja o histórico de versões se o arquivo estava no iCloud/Dropbox/OneDrive
- Depois execute um software de recuperação se nada aparecer
Discordo um pouco da abordagem de escanear tudo imediatamente: em Macs mais novos, se o TRIM já limpou tudo, varreduras profundas podem desperdiçar tempo quando uma versão sincronizada/em nuvem poderia ter salvado você em 30 segundos. Comece primeiro pelas opções mais rápidas e com fonte limpa, depois passe para a recuperação em nível de disco.
Se você chegar a essa etapa, o Disk Drill é uma escolha legítima para recuperar arquivos excluídos no Mac, especialmente quando você precisa visualizar documentos antes de restaurá-los. Só recupere para uma unidade externa, não para a interna. É nessa parte que as pessoas erram o tempo todo.
E se você quiser outro tópico com ideias práticas para recuperar arquivos do Lixo no Mac, vale a pena dar uma olhada:
dicas do mundo real para recuperar o Lixo esvaziado no Mac
Se os documentos estiverem ligados a um prazo, eu sinceramente dividiria o esforço: gaste 15 minutos verificando histórico do app/nuvem/versões e depois vá direto para o Disk Drill se nada aparecer. Não perca horas fuçando sem rumo.
Pequena discordância com @cacadordeestrelas, @voyageurdubois e @mikeappsreviewer: se isso for um prazo de trabalho, eu também verificaria se o arquivo já foi exportado, impresso ou anexado em algum lugar. O macOS às vezes deixa rastros surpreendentemente úteis em:
~/Library/Containers/com.apple.Preview/Data/Library/Autosave Information- histórico de downloads do navegador
- fila da impressora / cópias de PDF exportadas
- listas Abrir Recentes dos apps que revelam nomes e localizações exatos
Isso importa porque, quando você sabe o nome real do arquivo, os resultados de recuperação ficam muito mais fáceis de filtrar.
Também verifique isto no Terminal:
mdfind 'kMDItemFSName == '*part-of-file-name*'
Às vezes o Spotlight ainda conhece itens removidos recentemente ou duplicatas que estão fora da pasta excluída.
Se você realmente precisar de software de recuperação, o Disk Drill é um próximo passo razoável.
Prós
- bom suporte a APFS
- visualiza arquivos recuperáveis
- filtragem simples por tipo e nome
- funciona bem para uma triagem rápida
Contras
- não faz milagres em SSDs com TRIM
- varreduras mais profundas podem retornar muito lixo
- os melhores resultados normalmente exigem outra unidade para a recuperação
- pode ser exagero se existir uma cópia na nuvem ou com versionamento
Minha ordem seria: rastros do app, histórico de exportação, anexos de e-mail/chat, metadados do Spotlight e depois Disk Drill. Se nada aparecer e os arquivos valerem um bom dinheiro, pare de experimentar e chame um laboratório profissional.