Meu disco rígido externo parou de montar de repente no meu Mac, e o Utilitário de Disco consegue vê-lo, mas não consegue abri-lo. Ele tem fotos importantes, arquivos de trabalho e backups dos quais eu realmente preciso, então estou tentando descobrir se a recuperação de dados de disco rígido externo no Mac ainda é possível e quais etapas são mais seguras antes que eu piore a situação.
Isso já aconteceu comigo vezes suficientes no macOS para eu não tratar imediatamente uma unidade não montada como uma unidade morta. Alguns dos casos mais feios que vi acabaram sendo danos no sistema de arquivos, nada pior. O disco aparecia no Utilitário de Disco, o LED continuava piscando normalmente, e o Mac ainda reconhecia o hardware. Simplesmente não montava.
Antes de mexer em reparos, geralmente elimino primeiro as coisas mais fáceis.
Troque o cabo. Conecte a unidade diretamente ao Mac, sem usar o hub, e teste outra porta USB ou Thunderbolt.
Verifique também as configurações do Finder. Já vi discos externos ocultos ali, o que faz perder tempo. Se a unidade aparece no Utilitário de Disco e o tamanho listado parece próximo do correto, considero isso um bom sinal. Seu Mac ainda está se comunicando com o dispositivo.
Aí vem a parte que as pessoas costumam ignorar. Se os arquivos importam, pare de tentar corrigir a unidade primeiro. Tire os dados dela.
Pelo que vi, o Disk Drill costuma ser a opção mais prática para unidades que o macOS se recusa a montar. Ele lê o dispositivo de armazenamento diretamente, então você ainda tem uma chance de recuperar seus arquivos mesmo quando o Finder e o Utilitário de Disco se recusam a colaborar.
Se os dados importam, esta é a ordem que eu usaria:
1. Instale e abra o Disk Drill.
2. Encontre a unidade não montada na lista de dispositivos.
3. Faça primeiro um backup byte a byte se a unidade parecer instável, perder a conexão ou agir de forma estranha.
4. Faça a varredura da unidade original ou examine a imagem de backup.
5. Veja o que a varredura encontrar.
6. Visualize os arquivos de que você precisa e confirme que eles abrem.
7. Restaure-os em uma unidade diferente, não na mesma.
Depois que seus arquivos estiverem em algum lugar seguro, aí sim você pode mexer no disco original sem se preocupar com cada clique.
Se você só quer voltar a usar a unidade, formatar costuma ser o caminho mais curto.
Reformatar a Unidade
Uma formatação reconstrói o sistema de arquivos. Ela não traz seus arquivos antigos de volta, mas já vi isso resolver problemas de montagem rapidamente.
1. Abra o Utilitário de Disco.
2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.
3. Selecione o disco físico, não o volume recuado abaixo dele.
4. Clique em Apagar.
5. Digite um nome.
6. Escolha APFS se esta unidade for ficar no ecossistema Mac.
7. Escolha exFAT se precisar usá-la entre macOS e Windows.
8. Clique em Apagar e aguarde.
9. Desconecte a unidade e conecte-a novamente.
Se ela montar normalmente depois disso, eu apostaria que o problema é no sistema de arquivos, não em falha de hardware.
Se você está tentando evitar uma formatação, há algumas coisas que vale a pena tentar primeiro. Eu não esperaria milagres se o sistema de arquivos estiver muito danificado, mas às vezes uma dessas opções resolve.
Método 1: Execute o Primeiros Socorros no disco físico
Já tive casos em que o problema estava mais acima na estrutura de partição, não dentro do volume em si.
1. Abra o Utilitário de Disco.
2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.
3. Selecione a unidade física no topo.
4. Clique em Primeiros Socorros.
5. Confirme o reparo.
6. Deixe terminar.
7. Tente montar a unidade novamente.
Se o Primeiros Socorros encontrar apenas pequenos erros, às vezes isso faz o disco voltar sem drama extra.
Método 2: Encerrar um processo fsck travado
Encontrei algumas unidades em que o macOS travou durante uma verificação do sistema de arquivos em segundo plano. A unidade ficou lá desmontada, sem fazer nada útil.
1. Abra o Terminal.
2. Execute: sudo pkill -f fsck
3. Pressione Return.
4. Digite sua senha de administrador se o macOS solicitar.
5. Aguarde alguns segundos.
6. Veja se a unidade monta sozinha.
Isso não repara nada por si só. Isso interrompe uma verificação em segundo plano travada que pode estar bloqueando o processo de montagem.
Método 3: Monte manualmente no Terminal
Às vezes, o Utilitário de Disco falha na interface, enquanto o volume ainda pode ser montado pelo Terminal. Já consegui fazer isso funcionar quando a interface gráfica não fazia nada.
1. Abra o Terminal.
2. Execute diskutil list
3. Encontre o identificador da sua unidade, algo como disk4s1.
4. Execute diskutil mount /dev/disk4s1
5. Substitua disk4s1 pelo seu próprio identificador.
6. Pressione Return.
7. Leia a mensagem de erro se falhar.
Se o comando funcionar, o macOS monta o volume imediatamente. Se não funcionar, o Terminal normalmente dá uma pista mais útil do que o Utilitário de Disco.
Última coisa, tudo isso pressupõe que a própria unidade ainda esteja saudável. Se ela não aparecer no Utilitário de Disco de jeito nenhum, mostrar a capacidade errada, fizer cliques, continuar desconectando ou não girar nem ligar, eu pararia de tratar isso como um problema de montagem. Nesse ponto, parece mais uma falha de hardware. Correções por software normalmente não ajudam muito nesses casos, e tentativas extras às vezes tornam a recuperação mais difícil. Sim, aprendi essa da pior forma.
Sim, se o Utilitário de Disco ainda vê a unidade, a recuperação de dados ainda é possível. Falha na montagem não significa perda total. Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de mexer em reparos se os arquivos forem importantes.
Eu acrescentaria duas coisas que eles não abordaram.
Primeiro, verifique o status SMART ou as informações de integridade da unidade, se o gabinete conseguir reportar isso. Apps como DriveDx ajudam, e às vezes o smartctl no Terminal funciona. Se você vir muitos setores realocados ou pendentes, pare de usar o disco para qualquer coisa além de criar uma imagem ou fazer recuperação. Setores defeituosos tendem a piorar rápido.
Segundo, teste a unidade sem o gabinete em outro sistema, se este for um HDD externo dentro de um gabinete USB. Já vi a placa bridge USB falhar enquanto o próprio disco estava bem. Retirar a unidade do gabinete e conectá-la com um adaptador SATA para USB salvou uma das minhas antigas unidades de fotos. É meio irritante, mas funcionou.
Eu meio que discordo de correr para os Primeiros Socorros em um disco instável. Em um disco saudável com dano leve no sistema de arquivos, tudo bem. Em uma unidade fazendo ruídos estranhos ou ficando offline, cada tentativa de reparo adiciona estresse. Nesses casos, o Disk Drill é a opção inicial mais segura porque você pode verificar o dispositivo ou a imagem e recuperar para um disco diferente.
Além disso, ignore comandos aleatórios de gravação no Terminal de posts antigos de blog. Se os metadados do FileVault ou do APFS estiverem danificados, essas correções muitas vezes acabam piorando tudo.
Se a recuperação terminar, então apague e teste novamente. Se a unidade falhar de novo após a formatação, substitua-a. Para leitura adicional, mais soluções para uma unidade externa que não monta no Mac.
Se o Utilitário de Disco vê a unidade física com um tamanho mais ou menos correto, eu ainda não a chamaria de morta. Não montada no Mac geralmente significa uma de três coisas: problema no gabinete/alimentação, mapa de partição danificado ou corrupção do sistema de arquivos. Morte real de hardware é um problema diferente.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel, mas eu reforçaria uma coisa: verifique os logs do sistema antes de fazer reparos. Abra o Console e filtre por diskarbitrationd, kernel ou I/O error, ou use o Terminal:
log show --last 10m | grep -Ei 'disk|I/O|fsck|apfs|hfs'
Se você vir erros repetidos de I/O, erros de mídia ou spam de desconectar/reconectar, pare de tentar ciclos de montagem/reparo. Isso geralmente aponta para hardware ou gabinete instável, e cada nova tentativa pode piorar a recuperação.
Outra verificação útil é diskutil info /dev/diskX no disco físico. Procure por:
- Personalidade do sistema de arquivos
- Mídia somente leitura
- Status SMART, se disponível
- Protocolo e capacidade de ejeção
Se o próprio mapa de partição estiver quebrado, o TestDisk às vezes consegue reconstruí-lo, mas sinceramente eu só mexeria nisso depois de extrair os dados. Para recuperação real de arquivos em um disco rígido externo de Mac que não monta, o Disk Drill continua sendo a opção prática porque ele consegue escanear o dispositivo mesmo quando o macOS se recusa a montar o volume. Se o disco estiver instável, primeiro crie uma imagem, depois faça a varredura. Essa ordem importa muito.
Um ponto em que eu meio que discordo do conselho usual: tentar outro Mac costuma ser mais útil do que as pessoas pensam. Versões diferentes do macOS às vezes montam volumes APFS/HFS no limite de formas diferentes. Já vi um Mac recusar uma unidade e outro lê-la tempo suficiente para copiar tudo. Idiota, mas real.
Além disso, se esta unidade contém backups, verifique se isso significa Time Machine. Se sim, não espere uma estrutura normal de pastas na recuperação. Talvez você precise recuperar o sparsebundle ou os dados de backup do APFS em partes, o que é irritante, mas não impossível.
Se você quiser um passo a passo, este guia em vídeo de recuperação de disco rígido externo de Mac cobre os métodos de um jeito mais fácil de acompanhar do que posts de texto aleatórios.
Um ângulo que está faltando de @vrijheidsvogel, @cacadordeestrelas e @mikeappsreviewer: verifique se a unidade está sendo montada de forma invisível porque o macOS a marcou como somente leitura ou a suprimiu após erros repetidos. No Terminal, diskutil apfs list ou diskutil list pode mostrar um volume que existe, mas não está recebendo um caminho de montagem normal no Finder. Se isso acontecer, o problema às vezes está na política de montagem, não em ilegibilidade total.
Eu também não daria valor excessivo ao SMART em muitos dispositivos externos USB. É útil quando disponível, claro, mas muitos gabinetes não relatam nada ou mostram dados enganosos. Então, uma leitura SMART indicando falha ajuda, mas uma leitura limpa não prova muita coisa.
Minha ordem seria:
- Tente outro gabinete ou conexão SATA direta, se possível.
- Verifique se o volume aparece como somente leitura, não inicializado ou com um contêiner corrompido.
- Se o disco permanecer estável, clone-o setor por setor primeiro.
- Recupere a partir do clone, não do original.
Para recuperação, o Disk Drill faz sentido porque pode funcionar com unidades não montadas e imagens.
Prós:
- boa compatibilidade com visualização prévia
- verifica discos físicos e imagens de disco
- interface amigável para Mac
- útil para recuperação de fotos e documentos
Contras:
- verificações profundas podem levar uma eternidade
- os resultados precisam de triagem, especialmente na recuperação bruta
- nível de recuperação pago se você precisar realmente restaurar muitos dados
Se a unidade contiver dados do Time Machine, eu teria cuidado redobrado. A recuperação costuma ser confusa mesmo quando os arquivos tecnicamente estão lá. Se o gabinete for o culpado, trocá-lo pode poupar muita dor de cabeça.