Após uma falha do sistema, meu volume NTFS de repente aparece como RAW e não consigo abrir nenhum dos meus arquivos. Preciso de ajuda para descobrir se os dados ainda estão lá e quais etapas seguras de recuperação devo tentar antes de piorar a situação. Procuro orientação sobre a recuperação de unidade NTFS RAW após uma falha.
Já me deparei com isso antes, e eu não mexeria primeiro em nenhuma correção de 'RAW para NTFS'. Quando o Windows mostra uma unidade como RAW, eu interpreto como, 'a estrutura de dados está bagunçada o suficiente para que o Windows tenha parado de reconhecê-la.' Seus arquivos ainda podem estar lá. A parte que os mapeia é o que normalmente quebra.
Então eu faria isso em duas etapas. Primeiro, tirar os dados. Depois disso, reconstruir a unidade.
Retire seus arquivos primeiro
- Pare de gravar qualquer coisa na unidade RAW. Nada de formatar, inicializar ou CHKDSK. Eu sei que o Windows gosta de insistir nisso. Ignore por enquanto.
- Instale o Disk Drill em outro lugar. Outra unidade interna, outro SSD, até mesmo outro disco externo. Qualquer lugar, menos no que está com problema.
- Abra o Disk Drill e procure a unidade problemática. Se ele mostrar tanto a partição quanto o dispositivo físico completo, escolha o disco inteiro. Tive resultados melhores fazendo assim.
- Clique em Search for lost data.
- Espere. Discos rígidos grandes demoram um pouco, e varreduras RAW não são rápidas. Uma vez deixei uma rodando por horas.
- Quando a varredura terminar, verifique todos os grupos de resultados, Existing, Deleted or lost e Reconstructed.
- Use filtros de arquivo e termos de busca para não ficar rolando para sempre. Se você precisa de fotos, documentos ou arquivos de vídeo, restrinja isso logo no começo.
- Visualize alguns arquivos antes de recuperá-los. Se as prévias abrirem corretamente, eu normalmente considero isso um bom sinal de que o próprio arquivo sobreviveu.
- Selecione o que importa.
- Recupere tudo para outra unidade com espaço suficiente. Não grave os arquivos recuperados de volta no disco RAW. É aí que as pessoas pioram a situação.
O que ajudou no meu caso foi o Disk Drill ler além da parte em que o Windows desistiu. Ele faz varredura em volumes RAW sem precisar que a partição seja montada normalmente. Se alguns registros NTFS ainda estiverem legíveis, talvez você consiga recuperar os nomes originais das pastas e dos arquivos. Se esses registros estiverem corrompidos, ele recorre às assinaturas de arquivo, o que é menos organizado, mas ainda útil.
Depois cuide da própria unidade
Depois que seus arquivos estiverem seguros em outro lugar, você pode apagar e reconstruir o volume RAW como NTFS.
Método 1, Gerenciamento de Disco
- Abra o Gerenciamento de Disco.
- Encontre a partição marcada como RAW.
- Clique com o botão direito nela e depois escolha Format.
- Escolha NTFS.
- Deixe Quick Format ativado.
- Dê um nome a ela, se quiser.
- Clique em OK e deixe concluir.
Esta é a correção mais direta. Ela não repara o sistema de arquivos antigo. Ela cria um novo, então eu só faria isso depois da recuperação.
Método 2, Explorador de Arquivos
- Abra Este Computador.
- Clique com o botão direito na unidade RAW.
- Escolha Format.
- Selecione NTFS.
- Mantenha Quick Format ativado.
- Inicie.
Método 3, DiskPart, se o Windows se recusar a formatá-la normalmente
- Abra o Prompt de Comando como administrador.
- Digite
diskpart - Digite
list disk - Digite
select disk X, substitua X pelo número da unidade RAW. - Digite
list volume - Digite
select volume X, substitua X pelo número do volume RAW. - Digite
format fs=ntfs quick - Digite
assign - Digite
exit
Confira cada número no DiskPart duas vezes. Quase escolhi o disco errado uma vez, e o DiskPart não te salva de erros bobos.
Mais uma coisa. Se você formatar, ele parecer normal por um dia e depois voltar a ficar RAW de novo, eu pararia de confiar na unidade. Pelo que vi, isso normalmente aponta para setores defeituosos, hardware USB instável, problemas na case ou um disco morrendo.
Sim, os dados muitas vezes ainda estão lá.
RAW geralmente significa que o Windows perdeu o mapa NTFS, o setor de boot, a MFT, a entrada da partição ou os três. Uma falha faz isso. Os arquivos não desaparecem no impacto. O índice quebra, então o Windows para de montá-lo.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: faça a recuperação primeiro. Mas discordo um pouco em uma parte. Antes de uma verificação completa de arquivos, confira a saúde da unidade. Se o disco estiver falhando, verificações longas o sobrecarregam.
Faça isto primeiro.
- Verifique o SMART com CrystalDiskInfo ou smartctl.
- Se você vir setores realocados, setores pendentes, erros de leitura ou saúde ruim, clone o disco primeiro com ddrescue ou HDDSuperClone.
- Trabalhe a partir do clone ou da imagem, não do original.
Depois, inspecione a partição com o TestDisk. Ele é melhor para reparar a estrutura NTFS do que formatar às cegas. Se o setor de boot de backup do NTFS estiver intacto, o TestDisk às vezes restaura o acesso rapidamente. Não é necessário formatar. Se o TestDisk mostrar apenas estruturas danificadas, passe para a recuperação de arquivos.
O Disk Drill funciona bem aqui. Ele tende a ter um bom desempenho em volumes RAW, especialmente se a MFT estiver parcialmente legível. Você mantém os nomes das pastas com mais frequência do que com a recuperação pura por assinatura.
Evite o CHKDSK, a menos que você já tenha um backup ou uma cópia recuperada. O CHKDSK em um NTFS danificado tem o hábito de corrigir registros até jogá-los no esquecimento. Já vi isso. Detestei.
Se a unidade for externa, troque também o cabo USB, a porta e o gabinete. Já vi uma ponte SATA-USB com defeito fazer um disco NTFS saudável aparecer como RAW. Estranho, mas sim.
Para um passo a passo fácil de entender, este guia sobre como converter RAW em NTFS sem perder dados cobre o caminho habitual.
Se os seus arquivos forem muito importantes, crie uma imagem primeiro. Não mexa mais no disco original do que o necessário.
RAW após uma falha não significa automaticamente que seus arquivos sumiram. Normalmente isso significa que o Windows não consegue ler os metadados do NTFS de forma limpa o suficiente para montá-lo, o que é um problema bem diferente de “todos os setores foram apagados”. Então sim, há uma boa chance de que os dados ainda estejam lá.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @voyageurdubois, mas eu acrescentaria mais uma coisa antes de fazer qualquer recuperação pesada: verifique se o tamanho da partição ainda parece correto no Gerenciamento de Disco. Se o seu volume de 2 TB de repente aparecer com algum tamanho sem sentido, ou surgir espaço não alocado onde não deveria, isso indica dano na tabela de partição, não apenas corrupção do NTFS. Isso importa porque a estratégia de recuperação muda um pouco.
Além disso, eu não sairia correndo para “reparar” o sistema de arquivos só porque uma ferramenta oferece isso. Às vezes, uma simples falha de montagem vira uma recuperação muito mais complicada depois de uma tentativa de reparo malfeita. O Windows é fantástico em fingir que está ajudando enquanto piora as coisas em silêncio. Já passei por isso, diversão total.
O que eu faria:
- Verificar SMART / integridade primeiro
- Confirmar se a capacidade total do disco está sendo detectada corretamente
- Se a unidade clicar, desaparecer, ficar lenta pra caramba ou apresentar erros de E/S, pare e faça primeiro um clone/imagem dela
- Se ela parecer estável, escaneie com Disk Drill ou outro aplicativo de recuperação a partir de uma unidade diferente
- Recupere primeiro apenas o que for importante, não cada arquivo temporário existente no planeta
Mais uma coisa que muita gente ignora: tente ler o disco a partir de outro sistema operacional. Um USB live do Linux às vezes consegue acessar um volume NTFS que o Windows insiste em mostrar como RAW, ou pelo menos fornecer mensagens de erro mais claras. Nem sempre salva o dia, mas pode indicar se isso é corrupção real ou apenas o Windows sendo o Windows.
Se você quiser um bom apanhado de ferramentas de recuperação, esta comparação dos melhores softwares de recuperação de dados vale a pena conferir.
Se os dados forem importantes o suficiente para que perder mesmo uma parte deles seja doloroso, faça uma imagem primeiro. Se for apenas uma falha bagunçada em uma unidade saudável no restante, o Disk Drill é uma primeira tentativa bem razoável para recuperação NTFS RAW.