Minha partição do disco rígido mudou repentinamente para RAW após uma reinicialização, e agora o Windows diz que preciso formatá-la antes de poder usá-la. Ela tem arquivos pessoais importantes, e estou tentando recuperar dados da partição RAW sem piorar a situação. Alguém já resolveu isso ou encontrou um método seguro de recuperação de dados de partição RAW que realmente funcione?
Já passei por isso mais de uma vez e, sim, você pode retirar arquivos de uma partição RAW sem formatá-la primeiro. Eu não formatei em nenhuma das vezes. Eu não começaria por aí, para ser sincero. A formatação deve ficar mais para o fim, depois que seus arquivos já tiverem sido recuperados e verificados.
O que RAW geralmente significa é simples. A partição ainda está lá, e os dados muitas vezes também, mas o Windows não consegue mais ler o sistema de arquivos bem o suficiente para montá-lo normalmente. Então ele exibe o aviso habitual para formatar a unidade. Já vi gente clicar nisso em pânico e acabar dificultando ainda mais o próprio trabalho.
Se o estado RAW veio de danos no sistema de arquivos, eu lidaria com isso assim.
- No começo, não faça nada na partição RAW.
- Copie tudo de que você se importa.
- Veja se a partição pode ser corrigida depois da recuperação.
- Formate somente quando o que for importante já estiver em segurança em outro lugar.
Para recuperação, eu começaria com Disk Drill. Usei porque ele não depende de apenas um método. Quando parte dos metadados do sistema de arquivos ainda sobrevive, ele tende a recuperar os arquivos com nomes e pastas intactos. Quando a estrutura já está comprometida demais, ele muda para a varredura por assinatura de arquivos e procura tipos de arquivo conhecidos diretamente no disco. Essa parte importa, porque uma partição RAW no Windows nem sempre significa vazia. Muitas vezes significa ilegível.
Os passos são curtos.
- Instale o Disk Drill em outra unidade, não na danificada.
- Escolha o disco RAW ou a partição RAW na lista de dispositivos.
- Clique em Procurar dados perdidos. Se for uma unidade externa e aparecer a pergunta sobre qual modo usar, escolha Verificação universal. Eu só usaria Recuperação avançada de câmera para cartões SD ou armazenamento de câmeras e drones.
- Deixe a varredura ir até o fim. Interromper antes da hora já me fez perder resultados uma vez, então parei de fazer isso.
- Visualize os arquivos antes da recuperação. Se fotos abrirem, documentos renderizarem e vídeos puderem ser examinados um pouco, a situação é melhor.
- Recupere tudo para outro disco. Não para o mesmo. Nunca para o mesmo.
Se você quiser uma opção gratuita, ainda existe um caminho, só que é menos amigável. O TestDisk às vezes repara informações da partição ou do sistema de arquivos bem o suficiente para fazer o volume voltar. O PhotoRec vai direto atrás dos arquivos e ignora o sistema de arquivos corrompido. Ambos são gratuitos. Ambos parecem meio brutos se você nunca os usou antes. O PhotoRec também tende a salvar os arquivos recuperados com nomes genéricos, sem a estrutura original de pastas, então organizar tudo depois da recuperação fica irritante rapidamente se você tinha milhares de arquivos.
Depois que os arquivos estiverem seguros, aí sim eu olharia para o reparo. Se o TestDisk reconstruir a partição de forma limpa, ótimo, talvez você evite a formatação. Se não, eu apagaria a partição problemática, criaria uma nova no Gerenciamento de Disco, faria uma formatação rápida e depois copiaria os dados recuperados de volta.
Tem uma parte que muita gente ignora e não deveria. Observe o comportamento da unidade durante tudo isso. Se ela começar a fazer cliques, ficar offline, desconectar no meio da varredura, ou desaparecer e reaparecer, eu pararia de insistir com ferramentas de software. Nesse ponto, parece menos corrupção do sistema de arquivos e mais falha de hardware. Mais tentativas podem desgastar ainda mais a unidade. Se os dados forem importantes, eu levaria para uma empresa de recuperação antes de causar mais danos.
Versão curta: não formate primeiro. Recupere primeiro. Repare depois, se ainda fizer sentido.
Sim. Recupere primeiro, formate depois.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: não aceite o prompt de formatação do Windows. Onde eu discordo um pouco é no momento do reparo. Eu não tentaria reparar o sistema de arquivos logo no início se os arquivos forem importantes. O reparo grava no disco. A recuperação deve permanecer somente leitura pelo maior tempo possível.
Algumas verificações práticas antes de escanear:
-
Veja no Gerenciamento de Disco.
Se o tamanho da partição ainda parecer correto, suas chances são melhores. RAW geralmente significa setor de boot NTFS, MFT ou metadados da partição danificados, não arquivos ausentes. -
Verifique a saúde SMART.
Use CrystalDiskInfo ou smartctl. Se você vir setores realocados, setores pendentes ou erros de leitura aumentando, pare de fazer verificações repetidas. Clone o disco primeiro com ddrescue ou HDDSuperClone se souber como. Caso contrário, peça ajuda. Um disco com problema piora rápido. -
Se isso aconteceu após uma reinicialização, pense na causa.
Queda de energia, remoção insegura, cabo USB ruim, gabinete com falha e atualizações do Windows aparecem nesses casos. Discos externos fazem isso com mais frequência do que as pessoas pensam.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de dados de partição RAW porque lida tanto com varredura baseada em sistema de arquivos quanto com varreduras profundas por assinatura em um só fluxo de trabalho. Se você quer uma ferramenta fácil para recuperar arquivos de uma unidade RAW sem formatar, ele atende bem.
Se a unidade estiver estável, escaneie a partição RAW, visualize os arquivos e recupere para outro disco. Se as visualizações falharem em muitos arquivos, tente uma varredura completa do dispositivo em vez de apenas da partição. Já vi varreduras só da partição deixarem passar dados quando a tabela estava corrompida.
Depois da recuperação, aí sim teste o reparo ou reformate. Se o TestDisk corrigir, ótimo. Se não, apague e reconstrua. Além disso, esta é uma boa leitura sobre os melhores softwares para recuperação de unidade e partição RAW.
Versão curta: sim, você pode recuperar dados de uma partição RAW sem formatar. Não grave nada nela primeiro. Recupere os dados dela. Depois corrija.
Sim, geralmente é possível recuperar dados de uma partição RAW sem formatá-la primeiro.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @shizuka, mas sou um pouco menos entusiasmado com a ideia de partir direto para várias varreduras na unidade original se o disco for antigo ou estiver se comportando de forma estranha. Se isso aconteceu logo após uma reinicialização, há uma boa chance de ser apenas corrupção do sistema de arquivos. Se a unidade estiver fazendo barulhos, travando o Explorer ou se desconectando, isso muda tudo rapidamente.
O que eu faria de diferente:
- Primeiro, verificar se a partição mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco
- Depois, executar uma verificação rápida de SMART
- Se a integridade da unidade parecer duvidosa, fazer primeiro um clone/imagem setor por setor
- Recuperar a partir do clone, não do original, se possível
Essa parte é ignorada com muita frequência. As pessoas tratam RAW como se fosse um problema de formatação, mas às vezes é na verdade uma unidade morrendo sob a aparência de um sistema de arquivos.
Se o hardware parecer estável, o Disk Drill é uma opção bastante sensata para recuperação de partição RAW porque pode extrair arquivos de sistemas de arquivos danificados e também recorrer a uma recuperação mais profunda por assinatura. Isso importa quando o Windows enxerga RAW, mas os dados subjacentes ainda estão lá. Eu ainda salvaria os arquivos recuperados apenas em outro disco. Não na mesma partição. Nem mesmo arquivos temporários ali, se você puder evitar.
Uma coisa que eu não faria ainda é usar o CHKDSK. Em um volume RAW, muitas vezes ele nem roda, e quando roda em metadados danificados, pode causar uma bagunça. As pessoas adoram sugeri-lo porque parece oficial, mas não é nenhum botão mágico de cura.
Além disso, se você quiser outra perspectiva sobre como recuperar dados de uma unidade RAW sem formatar, esse tópico tem algumas opiniões práticas bem decentes.
Então sim, resposta curta: recupere primeiro, formate depois se necessário. Ignore o Windows insistindo para você formatar. Ele está sendo bem Windows com isso, rs.
Sim, geralmente. Eu concordo em grande parte com @shizuka, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer em uma coisa: não formate primeiro. Onde eu divirjo um pouco é nisto: se a partição estiver em um SSD, não passe uma eternidade mexendo nele. SSDs podem piorar depois de problemas no controlador ou na camada de tradução, e só mais uma varredura nem sempre é inofensiva.
Minha opinião:
- RAW não significa automaticamente que seus arquivos foram perdidos
- Muitas vezes significa que o Windows não consegue interpretar o sistema de arquivos
- O melhor cenário é dano nos metadados
- O pior cenário é problema de hardware se passando por problema no sistema de arquivos
Uma verificação extra que ninguém deveria pular: abra o Visualizador de Eventos e procure erros de disk, ntfs ou storahci na época da reinicialização. Isso pode indicar se foi corrupção, problema no cabo ou se a unidade está começando a falhar.
Sobre o Disk Drill:
- Prós: interface simples, bom suporte a visualização, faz boa varredura em partições RAW, combina recuperação por metadados com recuperação baseada em assinaturas
- Contras: varreduras profundas podem levar uma eternidade, a extração de arquivos pode perder nomes e pastas originais, e a versão gratuita é limitada dependendo da plataforma
Eu usaria o Disk Drill se você quiser o fluxo de trabalho menos irritante, especialmente se o disco ainda for identificado corretamente. Se você for mais técnico, criar uma imagem primeiro e testar a recuperação nela é mais seguro do que aprender usando o disco original.
Uma coisa que eu evitaria, a menos que os dados já estejam seguros: tentar ferramentas aleatórias de reparo de partição, porque algumas delas gravam alterações imediatamente e você nem sempre tem um botão de desfazer.
Então sim, a recuperação sem formatação é possível. Só trate a unidade como evidência, não como bloco de rascunho.