Meu cartão SD de repente parou de ser lido depois que movi fotos e arquivos de trabalho para ele, e agora tanto meu celular quanto meu computador dizem que ele precisa ser reparado ou formatado. Os arquivos nele são muito importantes, então estou tentando descobrir se o reparo do cartão SD é seguro, quais etapas de recuperação devo tentar primeiro e como corrigir um cartão SD corrompido sem piorar a perda de dados.
Isso já aconteceu comigo vezes suficientes para eu parar de tratar como uma pequena falha. Quando um cartão SD dá problema, as pessoas geralmente entram em pânico, clicam na primeira opção de reparo que veem e pioram a situação. Se o seu cartão tem fotos, vídeos, arquivos da escola, documentos de trabalho, seja o que for, vá com calma por um minuto.
Se o seu celular, câmera ou PC mostrar uma mensagem dizendo que o cartão precisa ser formatado, não o formate primeiro. Ignorei isso uma vez, anos atrás, e paguei caro com um monte de arquivos apenas parcialmente recuperáveis. A formatação reescreve o sistema de arquivos e, embora a recuperação ainda às vezes seja possível depois disso, suas chances tendem a piorar. O primeiro passo é recuperar, não reparar.
Além disso, pare de usar o cartão imediatamente. Não tire mais fotos nele. Não mova arquivos para ele. Não deixe nenhum aplicativo gravar dados temporários nele. Cada nova gravação reduz o que você ainda pode conseguir recuperar.
Para tirar dados de um cartão danificado, eu normalmente recorro a um software de recuperação antes de mexer em qualquer ferramenta de reparo.
Entre as opções que já testei, o Disk Drill é o que me deu menos dor de cabeça. Ele lida com os casos problemáticos mais comuns, arquivos excluídos, cartões que aparecem como RAW, sistemas de arquivos corrompidos e até cartões que foram formatados. A parte de que mais gosto é a opção de backup byte a byte. Se o cartão está instável, eu primeiro crio uma imagem e escaneio essa imagem em vez de forçar o cartão original repetidamente. Isso já me salvou uma vez com um microSD de um drone antigo, em que o cartão desconectava a cada poucos minutos. Depois da varredura, você pode visualizar o que foi encontrado e salvar os arquivos recuperados em outro lugar. Use outra unidade para isso, não o mesmo cartão SD.
Depois que seus arquivos importantes estiverem de volta, e você tiver aberto alguns deles para ter certeza de que não estão corrompidos, aí sim comece a tentar consertar o próprio cartão.
Método 1: Primeiro descarte o leitor
Isso passa despercebido o tempo todo. O cartão SD nem sempre é o problema. Já vi leitores USB com defeito, adaptadores baratos e slots de notebook desgastados fazerem um cartão saudável parecer morto.
Tente isto:
- Remova o cartão SD e reconecte-o com um leitor de cartão ou adaptador diferente.
- Use outra porta USB.
- Teste-o em outro computador, se você tiver um por perto.
Se o cartão de repente for lido normalmente em outro lugar, o problema era o leitor, não o cartão.
Método 2: Atribua uma letra de unidade a ele no Windows
Às vezes, o Windows reconhece o cartão em segundo plano, mas nunca o monta no Explorador de Arquivos. Ele fica lá no Gerenciamento de Disco sem nenhuma letra atribuída, o que parece pior do que realmente é.
- Pressione Windows + X e depois abra o Gerenciamento de Disco.
- Encontre o cartão SD na lista.
- Clique com o botão direito na partição dele.
- Selecione Alterar letra de unidade e caminhos.
- Escolha Adicionar ou Alterar.
- Atribua uma letra de unidade não utilizada e pressione OK.
Depois, verifique o Explorador de Arquivos novamente.
Método 3: Use a Verificação de Erros do Windows
Se o dano ao sistema de arquivos for leve, a ferramenta de reparo integrada às vezes resolve sem muito drama.
- Abra o Explorador de Arquivos.
- Clique com o botão direito no cartão SD.
- Abra Propriedades.
- Vá para a guia Ferramentas.
- Clique em Verificar em Verificação de Erros.
- Deixe o Windows executar a verificação.
Eu não esperaria milagres aqui, mas para erros menores isso funciona com frequência suficiente para valer a tentativa.
Método 4: Executar o CHKDSK
Se a ferramenta padrão do Windows não fizer nada, eu passo para o CHKDSK. Ele é mais direto e, às vezes, detecta danos no sistema de arquivos que a outra ferramenta deixa passar.
- Insira o cartão SD e anote a letra da unidade.
- Procure por Prompt de Comando.
- Clique com o botão direito nele e escolha Executar como administrador.
- Digite: chkdsk X: /r
- Substitua X pela letra do seu cartão SD.
- Pressione Enter e aguarde.
Se o cartão estiver falhando fisicamente, o CHKDSK não fará milagres. Ainda assim, para erros lógicos, às vezes ele resolve a situação.
Método 5: Repare uma partição ausente com o TestDisk
Se o cartão aparecer como não alocado, ou se a partição tiver sumido, é aqui que eu procuraria em seguida. O TestDisk é das antigas e meio bruto nas bordas, mas funciona.
- Baixe e abra o TestDisk.
- Selecione o cartão SD.
- Use o tipo de tabela de partição que ele sugerir.
- Escolha Analyze.
- Execute o Quick Search.
- Verifique as partições que ele encontrar.
- Se a sua partição original aparecer, use Write para restaurar a tabela de partição.
A interface parece que escapou de 2006, sim. Ainda assim, é uma das melhores opções gratuitas quando uma partição desaparece.
Método 6: Formatar o Cartão
Se a recuperação foi concluída e as tentativas de reparo não deram em nada, formate o cartão e veja se ele volta a ficar utilizável.
- Abra o Explorador de Arquivos.
- Clique com o botão direito no cartão SD e selecione Formatar.
- Escolha exFAT para a maioria dos cartões SD atuais.
- Deixe o tamanho da unidade de alocação na configuração padrão.
- Clique em Iniciar.
Nesta etapa, o risco acabou porque seus arquivos já devem estar copiados em algum lugar seguro.
Mais uma coisa. Se o mesmo cartão SD continua corrompendo, eu paro de confiar nele. Ponto final. A memória flash se desgasta. Corrupção repetida costuma ser um aviso inicial. Você pode repará-lo hoje e fazê-lo voltar a funcionar, claro, mas eu não colocaria fotos de casamento, vídeos de viagem ou qualquer coisa insubstituível nele depois disso. Já tentei tirar um pouco mais de vida útil de cartões antigos antes. Às vezes você consegue mais algumas semanas. Às vezes ele morre no dia seguinte. Não vale a pena, sinceramente.
Sim, mas o reparo vem depois da recuperação.
Concordo com @mikeappsreviewer na maior parte, não clique em Formatar. Eu iria um passo além. Ignore também os avisos de reparo do telefone. Os telefones adoram oferecer uma correção e depois apagar o cartão.
Minha ordem seria:
-
Coloque o cartão SD em uma situação segura contra gravação, se puder.
Use um leitor USB com um adaptador SD de tamanho normal que tenha uma trava de bloqueio. Não é uma proteção contra gravação perfeita em todos os leitores, mas reduz o risco. -
Verifique como o cartão aparece no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco.
Se você vir a capacidade total, como 64GB ou 128GB, as chances de recuperação de dados são bem melhores.
Se aparecer 0 bytes, sem mídia ou ficar desconectando, isso aponta mais para falha de hardware. -
Faça primeiro uma imagem do cartão.
Isso importa mais do que executar ferramentas de reparo. Se o cartão estiver instável, cada nova leitura o sobrecarrega. O Disk Drill serve bem para isso porque permite criar um backup em nível de byte e depois analisar a imagem em vez do cartão defeituoso. Esse é o caminho mais seguro na minha opinião. -
Recupere os arquivos para outra unidade.
Nunca de volta para o cartão SD. Verifique algumas fotos e documentos após a recuperação para confirmar que abrem. -
Só depois da recuperação, teste o cartão.
Nesse ponto, formate-o com a ferramenta SD Card Formatter da SD Association, não com a formatação rápida do Windows como primeira opção. Eu sei que muita gente gosta do CHKDSK, mas em mídia flash instável já vi isso transformar um sistema de arquivos bagunçado em algo pior. Ótimo para alguns erros lógicos, má ideia em um cartão com hardware fraco.
Mais uma coisa. Se tanto o seu telefone quanto o PC pedem para repará-lo, eu não confiaria mais nesse cartão para arquivos de trabalho. Talvez para transferências temporárias, só isso. Cartões flash falham em silêncio e depois de uma vez só.
Se você quiser um guia fácil de entender, este vídeo cobre as etapas de recuperação de cartão SD de forma simples: um passo a passo muito bem avaliado de software de recuperação de dados para cartões SD danificados.
Resumo curto: sim, você tem chance de salvar os arquivos sem perdê-los, mas primeiro recupere, depois repare.
Sim, às vezes. Mas eu meio que discordo da ideia de que você deva partir para o reparo logo de cara se o cartão já está pedindo correção em vários dispositivos. Isso normalmente significa que o sistema de arquivos está danificado, e as ferramentas de reparo podem muito bem reorganizar as coisas o suficiente para piorar uma recuperação posterior.
@mikeappsreviewer e @yozora têm razão sobre não formatar primeiro, mas eu acrescentaria uma coisa que muita gente ignora: verifique o comportamento de saúde do cartão antes de qualquer tentativa de correção. Se o Windows trava quando você tenta abri-lo, o cartão some e reaparece, ou a velocidade de cópia cai praticamente a zero, muitas vezes não é só corrupção. É um cartão falhando. Nesse caso, recuperar a partir de uma imagem ou clone é bem mais seguro do que mexer no original.
O que eu faria:
- Pare de usar o cartão SD completamente
- Limpe os contatos com cuidado e teste outro leitor
- Se ele montar mesmo que por pouco tempo, copie primeiro o que for mais importante, não tudo de uma vez em um lote gigante
- Se ele não montar corretamente, use o Disk Drill para criar um backup em nível de bytes e faça a varredura nele em vez disso
- Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em uma unidade externa, nunca de volta no cartão SD
Mais uma coisa que as pessoas não mencionam o suficiente: se suas fotos importam, verifique os arquivos recuperados. Uma miniatura JPG abrir não é a mesma coisa que o arquivo completo estar intacto. O mesmo vale para documentos de trabalho. Abra alguns aleatórios.
Depois da recuperação, claro, teste ou formate o cartão se quiser. Mas, sinceramente? Se tanto o celular quanto o PC estão reclamando, eu aposentaria ele. Cartões SD são baratos. Arquivos perdidos não são. Já passei por isso, é horrível mesmo.
Se você quiser mais dicas práticas para recuperar arquivos de um cartão SD corrompido, esse tópico também vale a leitura.
Sou um pouco menos otimista em relação à palavra “reparo” do que @yozora, @mike34 e @mikeappsreviewer. Às vezes, o cartão não é realmente reparável de nenhuma forma confiável. Às vezes, você só tem uma única boa chance de extrair os dados antes que ele se degrade ainda mais.
Algumas coisas que eu acrescentaria e que eles não enfatizaram muito:
- Verifique se o cartão fica anormalmente quente no leitor. Se isso acontecer, pare. Isso pode indicar problema de hardware.
- No Windows, veja no Visualizador de Eventos se há erros de disco ou de mídia removível. Se você observar erros repetidos de E/S, trate isso como falha de hardware, não como simples corrupção.
- Se o cartão começar a ser lido por alguns segundos, copie primeiro os arquivos mais insubstituíveis em vez de fazer uma cópia completa por arrastar e soltar.
- Evite tentar consertá-lo totalmente pelo telefone. Telefones são ruins para fornecer detalhes úteis.
Sobre o Disk Drill, ele faz sentido aqui principalmente para criação de imagem e recuperação, não para “reparo”.
Prós:
- fácil de usar
- pode criar um backup em nível de byte
- visualiza muitos tipos de arquivo
- bom para cartões RAW ou danificados
Contras:
- não é a opção mais barata
- verificações profundas podem demorar um pouco
- se o cartão estiver fisicamente morrendo, nenhum software pode garantir resultados
Se o cartão estiver visível com o tamanho correto, as chances de recuperação são razoáveis. Se ele aparecer como sem mídia, com 0 bytes ou desconectar constantemente, eu pararia de tentar por conta própria bem rápido e consideraria recuperação profissional apenas se os arquivos valerem o custo.
E, sinceramente, depois de recuperar os arquivos, aposente esse cartão SD. Mesmo que ele volte a formatar normalmente depois, eu não confiaria nele novamente para arquivos de trabalho.