Precisa de ajuda para escolher o melhor software de recuperação de fotos para imagens da câmera

Excluí acidentalmente um lote de fotos da câmera do meu cartão de memória, e algumas delas são realmente importantes. Estou procurando o melhor software de recuperação de imagens para fotos de câmera que realmente funcione e seja seguro de usar. Se alguém tiver recomendações de ferramentas confiáveis de recuperação de fotos ou dicas para melhorar minhas chances de recuperar as imagens, eu realmente agradeceria a ajuda.

Fotos perdidas em um cartão SD, o que eu fiz e o que funcionou

Passei por alguns momentos horríveis com fotos desaparecidas, uma vez depois de uma viagem, outra depois de um trabalho pago. Você abre o cartão, espera alívio e, em vez disso, leva um soco no estômago. Depois da primeira confusão, comecei a testar aplicativos de recuperação muito mais do que eu queria.

Primeira coisa: pare de mexer no cartão.

Nada de mais fotos. Nada de mais vídeo. Não copie nada para ele. Deixe-o quieto.

Quando os arquivos são apagados, muitas vezes eles continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Aprendi isso da pior maneira. Cada gravação extra reduz suas chances. Então, se seus arquivos importam, trate o cartão como evidência e pare de usá-lo.

A opção à qual eu sempre volto

Para mim, Disk Drill tem sido a escolha mais fácil.

Com o tempo, testei um monte de outras ferramentas. Algumas pareciam feitas para técnicos de laboratório. Outras pareciam simples, mas falhavam na hora da varredura. O Disk Drill continuou sendo o ponto ideal para mim. Boa taxa de recuperação, pouco atrito e nenhuma curva de aprendizado estranha.

Usei com cartões SD, SSDs, pendrives, discos rígidos externos, aquela gaveta cheia de todo tipo de armazenamento. O que ficou comigo foi o fluxo de trabalho. Instalar, escanear a unidade, visualizar os resultados, recuperar os arquivos. Não precisei passar 45 minutos fuçando em menus para descobrir para onde minhas fotos foram.

Por que ele se destacou para arquivos de câmera

Uma parte à qual prestei atenção foi a opção Advanced Camera Recovery.

Isso importa ainda mais se você grava vídeo. Muitas ferramentas de recuperação encontram pedaços de vídeo e depois deixam você com um arquivo corrompido. Esta faz um trabalho melhor reconstruindo gravações de câmeras, drones e action cams. Se você já viu um arquivo aparecer, mas se recusar a reproduzir, sabe por que isso importa.

O suporte a RAW também é decente. Se você fotografa com Canon, Nikon, Sony, Fujifilm ou algo nessa linha, ele lida com uma boa variedade de formatos. Isso importa para mim porque recuperar só JPG parece inútil quando o seu trabalho de verdade estava em RAW.

Outras ferramentas que as pessoas vivem mencionando

Eu não uso estas na minha rotina normal, mas elas aparecem o tempo todo, e por um bom motivo.

R-Studio

Esta tem uma reputação forte entre usuários avançados.

Pelo que vi, ela foi feita para quem lida bem com partições danificadas, sistemas de arquivos bagunçados e trabalhos de recuperação mais complicados. Parece séria porque é mesmo. Se você entende de armazenamento, pode ser uma boa opção. Se você é fotógrafo e está tentando recuperar fotos de casamento antes que o pânico comece, a interface parece um pouco demais.

R-Photo

Da mesma empresa do R-Studio, mas com foco mais estreito.

Ela é voltada para recuperação de fotos e vídeos, e as pessoas gostam porque é gratuita e mais fácil de usar. Se o seu problema é um cartão de câmera e não uma configuração inteira de unidade quebrada, esta é uma das primeiras opções gratuitas que eu pelo menos testaria.

Recuva

Nome antigo, ainda está por aí.

As pessoas recomendam para acidentes mais simples, fotos apagadas de um cartão saudável, erros pequenos, recuperações limpas. Tem uma versão gratuita e o layout é fácil o bastante. Eu não escolheria esta primeiro se o cartão estiver corrompido ou agindo de forma estranha. Em casos mais complicados, ela começa a parecer limitada.

PhotoRec

Esta tem um grupo fiel de usuários, e eu entendo por quê.

É gratuita, de código aberto, e faz a varredura por assinaturas de arquivos em vez de confiar no sistema de arquivos. Então, quando um cartão é formatado ou está meio quebrado, o PhotoRec às vezes recupera coisas que outras ferramentas não encontram. O problema é a organização depois. Os nomes dos arquivos muitas vezes voltam embaralhados ou desaparecem. A estrutura de pastas também. Se ele recuperar 2.000 arquivos, você vai organizar 2.000 arquivos. Fiz isso uma vez. Foi horrível.

DiskDigger

Vejo esta sendo mencionada mais para celulares, especialmente Android.

As pessoas parecem gostar de como ela é leve e de como você começa rápido. Para recuperação simples de imagens apagadas, faz sentido. Não vejo muita gente usando para trabalhos maiores com cartão SD, arquivos RAW ou recuperação complicada de vídeo. Nesses casos, parece mais limitada.

O software importa menos do que o seu próximo passo

Esta parte é ignorada com frequência demais.

Logo após a perda de dados, o seu comportamento importa mais do que o nome do aplicativo de recuperação. Não recupere os arquivos de volta para o mesmo cartão. Salve-os em outro lugar. Depois abra os arquivos recuperados e verifique tudo antes de começar a limpar ou formatar qualquer coisa.

Já vi gente recuperar primeiro, verificar depois, e acabar com uma pasta cheia de arquivos que existiam, mas não funcionavam. Não faça isso.

Depois da recuperação, melhore seus hábitos de backup

Depois que me dei mal, mudei a forma como lidava com os cartões.

No mínimo, copie suas fotos para uma segunda unidade depois de cada trabalho. Se você viaja muito ou fotografa para clientes, dividir o material entre vários cartões SD também ajuda. Uma exclusão ruim ou um cartão morto machuca menos quando o seu dia inteiro não está em um único pedaço de plástico.

Essa foi a principal lição para mim. O software de recuperação ajuda. Seus hábitos salvam você.

Se o cartão ainda monta e você só apagou fotos, eu começaria com o Disk Drill. É uma das opções mais seguras para recuperação de fotos de câmera porque a varredura é somente leitura, as prévias são boas e ele encontra JPG além de muitos formatos RAW. Para a maioria das pessoas, facilidade importa. O pânico torna ferramentas complicadas ainda piores.

Discordo parcialmente de @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não começaria pela ferramenta mais avançada, a menos que o cartão esteja danificado ou o sistema de arquivos esteja corrompido. Para exclusão simples, um fluxo de trabalho limpo vence.

Minha ordem seria:

1. Disk Drill para fotos de câmera apagadas e arquivos RAW.
  2. R-Photo se você quiser um teste gratuito.
  3. PhotoRec se os nomes dos arquivos já foram perdidos e você só se importa em recuperar os dados das imagens.

Parte importante: recupere para o seu computador, não de volta para o cartão de memória. Verifique alguns arquivos antes de fazer qualquer outra coisa. Se o cartão estiver apresentando falhas, pare de mexer nele e crie uma imagem dele primeiro.

Se você quiser um guia mais amplo sobre software de recuperação de fotos para imagens de câmera, este resumo é bom:
melhor software de recuperação de fotos para imagens perdidas da câmera

Versão curta: para fotos de câmera apagadas, Disk Drill é a melhor primeira tentativa. Se ele não encontrar tudo, passe para o PhotoRec. Salve tudo em outro lugar.

Eu dividiria isso pelo tipo de perda que você realmente teve, porque as pessoas usam “melhor software de recuperação de fotos” como se fosse algo único para todos os casos.

Se o cartão ainda é lido normalmente e você só apagou as fotos, eu não complicaria demais. @mike34 tem razão ao dizer para começar com algo utilizável, mas também acho que as pessoas exageram nas ferramentas gratuitas super básicas. O tempo importa quando você está estressado, e ficar separando resultados inúteis é irritante pra caramba.

Minha lista curta:

1. Disk Drill
    Melhor equilíbrio entre facilidade + eficácia para fotos de câmera apagadas. Bom se você precisa de JPG, RAW e pré-visualizações antes de restaurar. Essa parte da pré-visualização importa mais do que as pessoas pensam, porque alguns aplicativos recuperam arquivos que basicamente já estão mortos.

2. PhotoRec
    Ótimo quando o cartão está com problemas ou foi formatado, mas a organização dos arquivos vira um caos completo. Poderoso, sim. Agradável, não.

3. R-Photo
    Vale a pena testar se você quer algo gratuito primeiro. Só não esperaria milagres em todo cartão.

Onde eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer e @mike34 é o seguinte: a taxa de recuperação não é a única coisa que importa. Usabilidade e pré-visualização de arquivos importam muito para trabalho com câmera, especialmente se você tirou centenas de imagens e precisa recuperar as certas rapidamente.

Além disso, se o cartão apresentar qualquer comportamento estranho, leitura lenta, desconexões, erros, pare de mexer nele e faça uma imagem completa primeiro, se puder. Isso é mais seguro do que fazer varreduras repetidas diretamente nele.

Se você quiser um guia decente e amigável para iniciantes, este é um sólido tutorial de recuperação de fotos de câmera para imagens apagadas do cartão SD.

Então, sim, para o melhor software de recuperação de imagens para fotos de câmera, eu começaria com o Disk Drill primeiro, não porque ele seja mágico, mas porque geralmente resolve o problema sem transformar a recuperação em outro problema.

Pequena discordância com @mike34 e @ombrasilente aqui: eu não recorreria ao PhotoRec cedo demais, a menos que você já tenha aceitado perder os nomes dos arquivos e a estrutura das pastas. Em trabalhos de câmera, essa organização posterior pode ser pior do que a própria exclusão.

Minha opinião:

Melhor primeira tentativa: Disk Drill

Prós

• muito fácil de escanear e visualizar
  • bom suporte para JPG e muitos formatos RAW
  • varredura somente leitura, então é relativamente seguro
  • rápido o suficiente para acidentes normais com cartão SD

Contras

• não é a opção mais barata
  • varreduras profundas podem retornar muitas duplicatas inúteis
  • se o cartão estiver falhando fisicamente, só o software pode não salvar você

Comparando com o que @mikeappsreviewer disse, acho que os aplicativos de recuperação importam menos do que a condição do cartão. Se o cartão SD estiver apresentando erros, clone-o ou crie uma imagem dele primeiro. Se ele estiver saudável e você só tiver apagado fotos, o Disk Drill é a escolha prática. O R-Photo é uma verificação gratuita sólida. O Recuva pode funcionar para exclusões bem básicas, mas confio menos nele com conjuntos RAW de câmera.

Uma dica extra que ninguém enfatiza o suficiente: classifique os arquivos recuperados pelo tamanho da miniatura e pelo horário do disparo imediatamente. Isso facilita muito identificar lotes intactos.