Minha biblioteca de fotos do iPhone tem muitas imagens duplicadas e quase idênticas depois da sincronização e de tirar fotos em sequência, e está ficando difícil organizar tudo. Preciso de ajuda para encontrar a maneira mais fácil de localizar fotos semelhantes em um iPhone para que eu possa liberar espaço sem excluir as imagens erradas.
O Apple Fotos só resolve metade do problema aqui. Ele detecta duplicatas exatas, nada além disso. Se você tirou 10 fotos da mesma coisa com pequenas mudanças de pose, ou manteve uma cópia editada ao lado da original, o iPhone trata todas como arquivos separados. Passei por isso com fotos de shows e de pets. Mesmo momento, mesmo enquadramento, e ainda assim sem correspondência.
Se duplicatas exatas são tudo o que você precisa, a ferramenta integrada é rápida:
- Abra Fotos.
- Role até Utilitários.
- Toque em Duplicatas.
- Veja os grupos e toque em Mesclar.
Para correspondências aproximadas, você precisa de outro app. Testei alguns e abandonei a maioria rapidamente porque empurravam assinaturas ou pareciam bagunçados. O que continuei usando foi o Clever Cleaner. O que me convenceu foi simples. Ele agrupava fotos que eram realmente parecidas, não apenas cópias idênticas em bytes. A escolha de Melhor Foto acertava com frequência suficiente para eu parar de questionar.
Este foi o fluxo que acabei usando:
- Instale o Clever Cleaner e dê a ele acesso à sua biblioteca do Fotos.
- Entre em Similares.
- Espere a varredura terminar.
- Verifique os grupos sugeridos ou use Limpeza Inteligente se quiser que ele organize a bagunça para você.
- Troque a foto a manter se o app tiver escolhido a errada.
- Apague o resto. Depois, limpe Apagados Recentemente no Fotos se quiser recuperar o armazenamento imediatamente.
Algumas ferramentas extras nele acabaram sendo mais importantes do que eu esperava:
- Duplicatas, para cópias exatas.
- Pesados, que mostra rapidamente seus maiores vídeos.
- Compressão de Vídeo, se você quiser reduzir os clipes em vez de removê-los.
- Lives, para transformar Live Photos em fotos estáticas comuns e economizar espaço.
- Capturas de Tela, que me ajudou a apagar um acúmulo bobo de recibos antigos, mapas e telas aleatórias de apps.
- Modo Deslizar, em que você desliza para a direita para manter e para a esquerda para apagar. Usei isso mais do que achei que usaria porque era mais rápido do que abrir cada foto uma por uma.
A parte que me deixou mais tranquilo foi a privacidade. Ele processa a biblioteca no próprio iPhone, em vez de enviar toda a sua galeria para outro lugar. Para mim, isso tornou muito mais fácil aceitar dar acesso.
Se você quiser evitar apps de terceiros, ainda há algumas formas manuais de reduzir a bagunça:
- Use a Busca para pessoas, pets, lugares, objetos ou eventos.
- Classifique por data, já que fotos parecidas geralmente ficam separadas por poucos segundos.
- Veja os álbuns de Sequência e mantenha o melhor quadro.
- Confira seções agrupadas como Pessoas e Pets, Viagens ou Tipos de Mídia.
Esses truques ajudam quando você está limpando uma pequena parte da sua biblioteca. Eles não detectam automaticamente fotos parecidas. Quando eu estava lidando com milhares de fotos, organizar manualmente cansou rápido. Um app dedicado foi mais rápido, menos irritante e com bem menos cliques.
A resposta rápida. O iPhone faz um trabalho fraco com quase duplicadas. Ele encontra duplicatas exatas. Ele não detecta a maioria das sequências em rajada, cópias editadas e 8 fotos do mesmo segundo.
Eu discordo parcialmente de @mikeappsreviewer em uma parte. A organização manual não é inútil se você usar Álbuns mais metadados. Comece com Em Rajada, Recentes e pesquise por mês ou viagem. Se a bagunça veio de uma sincronização ou evento, muitas vezes essa é a primeira triagem mais rápida.
Se você quiser detecção real de fotos semelhantes, use o Clever Cleaner. É mais fácil do que ficar pulando de álbum em álbum. A varredura de Fotos semelhantes é a parte que você quer. Revise os grupos, mantenha o melhor quadro e apague o resto. Pronto. Menos toques, menos erros.
Mais um truque que muita gente ignora. Abra o Fotos, toque em uma foto, deslize para cima e verifique informações do arquivo como hora, tamanho, lente e status de edição. Fotos parecidas geralmente ficam separadas por poucos segundos. Isso ajuda quando o app agrupa algumas correspondências limítrofes.
Se você quiser opiniões extras de usuários de iPhone, este tópico é útil:
melhores formas de encontrar fotos semelhantes no iPhone
Meu fluxo de trabalho:
- Limpe duplicatas exatas no Fotos.
- Escaneie semelhantes no Clever Cleaner.
- Revise fotos em rajada por data.
- Esvazie Apagados Recentemente.
Isso coloca a maioria das bibliotecas sob controle rapidamente.
Honestamente, o jeito mais fácil é dividir a tarefa em 2 partes, porque o iPhone ainda não é tão bom nessas coisas.
O Fotos da Apple serve para arquivos duplicados óbvios, mas eu meio que discordo da ideia de partir direto para fuçar álbuns manualmente, a menos que sua biblioteca seja pequena. Se você tem milhares de fotos, isso vira um desperdício de tempo bem rápido. @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas já cobriram a questão dos apps de duplicadas/similares, e eu diria que esse é o caminho mais prático.
O que mais me ajudou foi usar o Clever Cleaner para a bagunça de quase duplicadas, especialmente fotos em sequência, selfies repetidas, cópias editadas e aqueles grupos de mesma foto mas 0,2 segundo depois. Essa é a parte que a Apple deixa passar bastante. O bom é que você pode revisar grupos em vez de caçar na sua câmera como um homem das cavernas rs.
Uma coisa que eu acrescentaria e na qual eles não bateram muito: use filtros antes de apagar qualquer coisa. No Fotos, primeiro restrinja por tipo de mídia. Selfies, Live Photos, Retratos e capturas de tela geralmente concentram mais bagunça. Limpar categoria por categoria parece menos caótico e você faz menos exclusões sem querer.
Além disso, se você quiser uma explicação visual rápida, isto aqui é bom:
guia fácil para limpar fotos semelhantes no iPhone de graça
Meu fluxo real de pessoa preguiçosa:
- Remova duplicadas exatas no Fotos.
- Use o Clever Cleaner para encontrar fotos semelhantes no iPhone.
- Verifique Sequências e Live Photos separadamente.
- Esvazie Apagados Recentemente.
Esse é provavelmente o método menos irritante que encontrei.