Excluí várias fotos do meu iPhone para liberar espaço de armazenamento, mas o espaço disponível quase não mudou. Também verifiquei o app Fotos, e o armazenamento do iPhone ainda parece cheio. Há mais alguma coisa que eu precise limpar, como Apagados Recentemente, Fotos do iCloud ou dados em cache?
Sim, isso é incrivelmente irritante. Você apaga um lote enorme de fotos, espera que o armazenamento finalmente dê uma trégua, e então o número quase não muda. Às vezes até parece pior. Parece quebrado, mas há algumas peculiaridades do armazenamento do iPhone que explicam a maior parte disso.
A principal é Apagados Recentemente. Apagar fotos da biblioteca principal não as remove de fato imediatamente. O iOS as move para Apagados Recentemente por 30 dias, e elas continuam ocupando espaço durante todo esse tempo. Abra Fotos, vá em Álbuns, role para baixo até Apagados Recentemente e então apague tudo de lá. Até fazer isso, provavelmente você não liberou muito espaço real no telefone.
Se esse álbum já estiver vazio, Fotos do iCloud normalmente é a próxima coisa a verificar. Quando o Fotos do iCloud está ativado, seu telefone precisa sincronizar as exclusões nos servidores da Apple e nos seus outros dispositivos. Se sua conexão estiver lenta, ou se o telefone já estiver completamente cheio e mal funcionando, esse processo pode ficar atrasado por um tempo.
Verifique também se Otimizar Armazenamento do iPhone está ativado. Essa configuração confunde muita gente. Se suas fotos e vídeos em resolução total já estiverem armazenados no iCloud, seu iPhone pode ter apenas versões locais menores no aparelho. Então apagar mil fotos talvez não libere a enorme quantidade de espaço que você esperava, porque você estava principalmente apagando miniaturas do telefone, e não os arquivos originais em tamanho completo.
Quando meu armazenamento estava no máximo, o telefone inteiro começou a funcionar muito mal. Os apps abriam devagar, a câmera travava, e às vezes o telefone reiniciava aleatoriamente. Pouco armazenamento pode fazer um iPhone parecer mais velho do que realmente é, porque o iOS precisa de algum espaço livre para arquivos temporários, cache, atualizações e processos em segundo plano.
Uma coisa simples que ajudou foi forçar uma reinicialização. A tela de armazenamento nem sempre atualiza imediatamente, e o iOS às vezes parece armazenar esse número em cache. Nos iPhones mais novos, pressione aumentar volume, pressione diminuir volume e depois segure o botão lateral até o logotipo da Apple aparecer. Após a reinicialização, a leitura do armazenamento pode finalmente ser atualizada.
Se a barra ainda quase não se mover, comece a procurar as coisas que realmente ocupam espaço: vídeos grandes, fotos em sequência, fotos duplicadas, capturas de tela antigas e gravações de tela esquecidas. O app Fotos integrado não é ótimo para isso porque não permite classificar tudo por tamanho de arquivo.
Acabei testando alguns apps de limpeza, e o único que eu realmente recomendaria é o Clever Cleaner. Normalmente sou bem cético com esse tipo de app, mas este é gratuito. Sem anúncios, sem teste falso, sem bobagem de paywall. A parte mais útil para mim foi a aba Heavies, porque ela classificou minha mídia por tamanho e deixou óbvio quais vídeos em 4K estavam destruindo meu armazenamento.
A aba Similars também foi útil. Ela encontra fotos que são quase iguais e ajuda a escolher uma para manter. Eu tinha várias fotos quase idênticas e nem percebia que elas estavam lá. Ele também processa tudo no dispositivo, então suas fotos não são enviadas para outro lugar. E ver o tamanho exato dos arquivos de capturas de tela e vídeos torna a decisão muito mais fácil.
Também não ignore o Mensagens. Se você mantém os mesmos grupos há anos, pode haver uma quantidade ridícula de vídeos, memes e anexos escondidos ali. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens e depois veja os anexos grandes.
Se nada disso funcionar, talvez você esteja lidando com alguma falha estranha no banco de dados de armazenamento. Algumas pessoas conseguiram resolver mudando a data do telefone alguns anos para frente, abrindo Fotos e depois voltando a data, o que às vezes pode forçar a limpeza de itens antigos em cache. Ainda assim, eu trataria isso como um truque de último recurso. Na maioria das vezes, esvaziar Apagados Recentemente, limpar os maiores vídeos e duplicatas, verificar o Mensagens e reiniciar o telefone é suficiente para fazer o número do armazenamento finalmente mudar.
Se o telefone estiver com quase zero de espaço livre, a limpeza pode atrasar porque o iOS não tem espaço para reconstruir seu índice de armazenamento. Depois de esvaziar Apagados Recentemente, deixe-o bloqueado no Wi-Fi e na energia por um tempo, depois reinicie antes de presumir que as fotos não foram apagadas.
Se essas fotos vieram do WhatsApp, Telegram, Instagram, Mensagens ou de um app de câmera/importação, excluí-las do Fotos pode apenas remover a cópia no seu rolo da câmera. O app que as recebeu ou criou ainda pode estar com sua própria mídia em cache, então o número do Fotos pode cair um pouco enquanto o armazenamento total do telefone quase não muda.
Eu verificaria Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e olharia a lista real de apps, não apenas a barra colorida de armazenamento. Se Fotos diminuiu, mas WhatsApp, Mensagens, Arquivos ou Dados do Sistema está enorme, então a exclusão funcionou e outra coisa está ocupando o espaço. Em apps de chat, normalmente você precisa limpar a mídia nas configurações de armazenamento do próprio app. Em Arquivos, verifique Downloads e No Meu iPhone. Uma quantidade surpreendente de vídeos fica duplicada lá.
Concordo com o conselho sobre Apagados Recentemente acima, mas eu evitaria fazer truques estranhos de mudar a data até você verificar os caches dos apps e os arquivos locais. Isso pode criar mais confusão do que resolver. Esvazie Apagados Recentemente, reinicie e depois olhe a lista de armazenamento app por app. Essa tela geralmente mostra se Fotos ainda é realmente o problema ou se a barra de armazenamento está culpando a coisa errada.
Remover de um álbum não faz nada pelo armazenamento. Certifique-se de que você realmente usou “Apagar da Biblioteca” e não apenas “Remover do Álbum”, porque a foto ainda pode estar em Recentes e ocupando espaço. Depois disso, Apagados Recentemente é o único lugar que eu verificaria antes de culpar o iOS.