Como começo a limpar a biblioteca de fotos do meu iPhone?

Minha biblioteca de fotos do iPhone ficou fora de controle com duplicatas, capturas de tela, vídeos antigos e downloads aleatórios ocupando espaço de armazenamento. Não tenho certeza de qual é a melhor maneira de organizar, excluir e fazer backup das fotos sem perder nada importante. Qual é a maneira mais segura de limpar a biblioteca de fotos de um iPhone?

A coisa mais rápida para mim foi parar de tentar apagar tudo uma foto de cada vez. Eu tinha cerca de 55.000 fotos e vídeos, e minha primeira tentativa foi simplesmente ficar ali rolando, selecionando, apagando, rolando mais. Depois de algumas horas, parecia que eu mal tinha feito diferença.

Eu começaria pelo app Fotos normal se você só estiver limpando o lixo mais óbvio. Ele ainda é bom para uma limpeza básica. Use o gesto de deslizar para selecionar em vez de tocar em cada foto individualmente, porque só isso já economiza um tempão. Também achei mais fácil trabalhar dentro de álbuns específicos em vez de ficar encarando a biblioteca inteira. Capturas de tela, downloads, vídeos, o que for. Um grupo de cada vez é bem menos irritante.

Verifique também se o álbum tem a opção Selecionar Tudo. Se for um álbum cheio de coisas que você já sabe que não quer, como capturas de tela antigas, dá para limpar tudo muito mais rápido assim.

Onde o app Fotos começou a não ser suficiente para mim foi com duplicatas e quase duplicatas. O álbum Duplicatas da Apple é útil, mas é bem limitado. Meu problema não eram só cópias exatas. Eram dez versões da mesma foto, fotos em sequência, Live Photos aleatórias, capturas de tela antigas e vídeos grandes ocupando muito mais espaço do que fotos normais.

Foi aí que usei o Clever Cleaner, e isso acabou sendo o que mais economizou tempo.

A parte útil foi que ele agrupava fotos semelhantes em vez de procurar apenas arquivos idênticos. Ele também separava capturas de tela, encontrava vídeos grandes, sugeria a melhor foto em um grupo e me deixava transformar Live Photos em fotos estáticas normais quando eu não me importava em manter o movimento. Então, em vez de vasculhar 55.000 itens, eu estava revisando grupos menores que realmente faziam sentido.

Eu ainda conferia as coisas antes de apagá-las, mas o app cuidava da maior parte da organização. O que eu achei que levaria vários fins de semana acabou sendo algo que resolvi em algumas noites.

Se você também está fazendo isso para reduzir o armazenamento do iCloud, lembre-se de que o Fotos do iCloud é a mesma biblioteca em todos os seus dispositivos. Apagar algo do seu iPhone também apaga do Fotos do iCloud. Tudo bem se você estiver tentando organizar tudo, mas não é a mesma coisa que apenas remover algo do telefone.

E depois de apagar, vá esvaziar Apagados Recentemente. Muita gente esquece essa parte. Até que ele seja esvaziado, ou até que se esvazie sozinho depois, esses arquivos ainda podem contar no seu armazenamento.

Se você ainda tiver uma biblioteca enorme depois de lidar com as duplicatas, ataque primeiro os arquivos grandes. Para mim, o principal espaço estava sendo consumido por:

1. vídeos longos que eu esqueci que gravei
  2. gravações de tela
  3. capturas de tela antigas
  4. Live Photos
  5. imagens e vídeos aleatórios salvos de apps de mensagens

Apagar alguns vídeos grandes liberou mais espaço do que remover centenas de fotos normais.

Uma última coisa que ajudou foi fazer a limpeza final em um computador. Depois que me livrei do lixo mais óbvio, conectei meu iPhone ao meu Mac e revisei o restante em uma tela maior. Comparar fotos parecidas é simplesmente mais fácil quando você não está fazendo tudo no celular.

Eu também não tentaria terminar tudo em um único dia. Essa foi a parte que me fez odiar o processo na primeira vez. Agora eu só passo 10 ou 15 minutos por semana limpando capturas de tela, fotos borradas e duplicatas antes que elas virem outra bagunça gigante.

Essa mistura de limpeza no app Fotos, agrupamento de duplicatas e atacar os vídeos grandes primeiro foi o método mais rápido que encontrei.

Se o seu objetivo é principalmente liberar espaço no iPhone, limpar a biblioteca e liberar o armazenamento do telefone nem sempre são a mesma coisa. Com o Fotos do iCloud ativado, seu telefone talvez já esteja mantendo versões menores localmente se a opção Otimizar Armazenamento do iPhone estiver ativada, então apagar centenas de fotos normais pode não mudar muita coisa. Vídeos grandes, gravações de tela e mídia baixada costumam importar mais.

Concordo com @mikeappsreviewer que trabalhar em lotes é menos incômodo, mas eu teria mais cautela antes de fazer qualquer grande rodada de exclusão. Primeiro, faça um backup separado, ou seja, algo que não seja apenas o Fotos do iCloud sincronizando a mesma biblioteca. Importe para um Mac ou PC, copie para uma unidade externa ou use outro serviço de nuvem se esse for o seu caso. Depois, verifique por amostragem se os arquivos realmente abrem antes de começar a apagar. O iCloud é conveniente, mas não é uma rede de segurança contra apagamento acidental quando tudo sincroniza.

Para a limpeza, eu começaria pelas buscas mais básicas dentro do app Fotos: screen recordings, screenshots, recibos, WhatsApp, Instagram, TikTok ou quaisquer apps que costumem despejar tranqueira no seu rolo da câmera. Depois, veja os vídeos classificados por tamanho, se possível, porque é aí que o armazenamento normalmente desaparece. Um app de limpeza como o Clever Cleaner pode ser útil para fotos parecidas, mas eu ainda revisaria tudo o que ele marcar antes de apagar. A parte chata é que o método mais seguro é mais lento, mas é melhor do que perceber uma semana depois que sua única cópia de algo estava no lote que você limpou.

Excluir um álbum normalmente não exclui as fotos dentro dele, apenas remove esse contêiner de álbum. Isso confunde as pessoas quando acham que limparam uma pasta e depois se perguntam por que o armazenamento não mudou. Se você quiser uma primeira passada mais segura, use Álbuns e Busca apenas como formas de encontrar o lixo, depois exclua os itens reais e verifique Apagados Recentemente depois. Eu começaria com as coisas que são obviamente descartáveis, como gravações de tela, vídeos com falha, memes, recibos e downloads de aplicativos, antes de mexer em fotos de família ou viagens. Duplicatas e aplicativos de limpeza podem esperar até depois disso, porque o maior ganho normalmente é remover o lixo que você já sabe que não quer.