O armazenamento do meu iPhone está quase cheio porque tenho milhares de capturas de tela e muitas fotos duplicadas ou semelhantes no app Fotos. Estou tentando encontrar a maneira mais rápida de apagar capturas de tela no iPhone e limpar imagens semelhantes de uma só vez, mas não tenho certeza de quais ferramentas ou ajustes integrados realmente funcionam. Preciso de ajuda para liberar espaço sem apagar fotos importantes acidentalmente.
A rota mais rápida para mim foi pular o fluxo manual lento da Apple e usar o filtro de capturas de tela junto com um app de limpeza para as coisas parecidas.
Para capturas de tela, vá em Fotos, Álbuns, Tipos de Mídia, Capturas de Tela. Toque em Selecionar, depois em Selecionar Tudo se o iOS mostrar isso, ou arraste o dedo para selecionar em massa rapidamente. Apague e depois esvazie Apagados Recentemente. As pessoas esquecem essa parte, e o armazenamento não volta na hora.
Para fotos parecidas, eu meio que discordo do @mikeappsreviewer se o plano for depender só das ferramentas nativas. O álbum Duplicatas ajuda, mas deixa passar quase duplicadas, sobras de fotos em sequência e edições da mesma foto. Se você tem milhares, fica lento demais.
O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner. Ele agrupa imagens parecidas, fotos duplicadas e capturas de tela inúteis muito mais rápido do que o Fotos. Você ainda revisa antes de apagar, então não elimina fotos importantes por engano. Em um iPhone de 256GB, liberar de 8 a 12GB é bem normal se a sua biblioteca estiver bagunçada.
Se você quiser uma leitura rápida primeiro, veja esta análise do Clever Cleaner para limpar fotos duplicadas e parecidas.
Mais uma dica. Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Fotos, e confira se Otimizar Armazenamento do iPhone está ativado. Isso não vai apagar a bagunça, mas reduz bastante o uso do armazenamento local. É um conselho meio sem graça, mas ajuda rápido.
Eu faria uma coisa um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @codecrafter: antes de apagar qualquer coisa em massa, use a busca para dividir a bagunça em partes. No Fotos, termos de busca como “captura de tela”, nomes de apps, “recibo”, “meme”, “WhatsApp”, até mesmo datas como “2023”. É mais rápido para identificar padrões de lixo do que simplesmente ficar rolando para sempre feito um maníaco.
Além disso, se as Live Photos estiverem ocupando espaço, filtre essas em seguida. As pessoas esquecem que elas são basicamente mini vídeos. O mesmo vale para fotos em sequência. Elas podem ser vilãs discretas do armazenamento.
Outro truque: se você conectar seu iPhone a um Mac, o app Fotos de lá pode tornar a revisão em massa menos dolorosa porque a tela é maior e selecionar é bem menos irritante. Não é tão de um toque só quanto as pessoas querem, mas sinceramente é mais seguro se você estiver com medo de apagar algo importante.
As ferramentas integradas do iOS são boas para duplicatas óbvias, mas não são tão boas para quase duplicatas. É aí que o Clever Cleaner faz mais sentido, especialmente se sua biblioteca estiver cheia de cópias ligeiramente diferentes da mesma foto. Mesmo assim, eu não confiaria em nenhum app para sair apagando tudo automaticamente sem revisar. É assim que as pessoas perdem fotos de férias e depois fazem posts revoltados mais tarde rs.
Se você quiser mais opiniões do mundo real, esta discussão sobre os melhores apps gratuitos para limpar iPhone de fotos duplicadas e similares vale uma olhada rápida.
Eu acrescentaria um ângulo extra que @sterrenkijker e @codecrafter só abordaram indiretamente: impeça o acúmulo futuro de capturas de tela antes de fazer a grande limpeza.
Algumas coisas práticas:
- No Fotos, classifique do mais antigo para o mais recente ao revisar as capturas de tela. Capturas antigas de chats de suporte, códigos QR, confirmações de pagamento e imagens de mapas costumam ser exclusões fáceis.
- Use Arquivos ou Notas para coisas de que você realmente precisa no curto prazo, em vez de deixá-las no Fotos para sempre.
- Desative os apps que salvam imagens no Fotos automaticamente se eles estiverem causando bagunça.
Sobre as fotos semelhantes, eu discordo um pouco da ideia de que você sempre precisa começar dentro do Fotos. Se a biblioteca já estiver caótica, a fadiga de revisão é o verdadeiro problema. É aí que o Clever Cleaner é útil, porque ele mostra grupos mais rapidamente.
Prós do Clever Cleaner:
- encontra fotos semelhantes, não apenas duplicatas exatas
- revisão em massa mais rápida
- também ajuda com capturas de tela
Contras:
- ainda precisa de revisão humana
- qualquer app de limpeza pode sugerir escolhas erradas às vezes
- algumas pessoas preferem ficar totalmente dentro das ferramentas da Apple
Além disso, depois de apagar, reinicie o telefone se o armazenamento não atualizar imediatamente. O iOS pode demorar para recalcular o espaço.