Minha biblioteca de fotos do iPhone virou um grande amontoado de capturas de tela, fotos de família, downloads e imagens aleatórias, e agora não consigo encontrar nada quando preciso. Estou procurando ajuda com a melhor maneira de organizar, marcar ou mover fotos para álbuns sem fazer uma bagunça ainda maior.
A configuração de fotos da Apple também me confundiu. Parece pastas, mas não funciona como pastas.
Se você adicionar uma foto a um álbum, a foto não sai da sua biblioteca principal. Ela continua em Recentes ou Todas as Fotos, e o álbum só aponta para ela. Mais como uma etiqueta do que um arquivo movido. Então, quando as pessoas passam uma hora “organizando” as coisas, depois abrem Recentes e ainda veem a mesma bagunça, sim, é por isso. Se você apagar o original da biblioteca, ele também desaparece do álbum. Aprendi isso da maneira mais irritante.
Os álbuns ainda ajudam um pouco. Eu os uso para viagens, eventos de família, referências aleatórias de projetos, coisas como “Cabana no outono” ou “Ideias para a cozinha”. Mas se o seu problema é a parede infinita do rolo da câmera, os álbuns não vão resolver isso sozinhos.
O que me ajudou dentro do app Fotos foi a busca. Digitei coisas como “cachorro”, “praia”, “recibo”, “pizza”, e ele encontrou mais do que eu esperava. Não é perfeito, mas foi bom o bastante quando eu precisava achar uma foto antiga rápido. Também peguei o hábito de tocar no coração da foto que eu queria guardar. Se eu tirava 12 fotos do mesmo momento, eu marcava a melhor na hora. Depois, quando alguém queria ver fotos, eu abria Favoritas em vez de ficar rolando por um cemitério de fotos borradas e enquadramentos ruins.
O problema maior para mim era o volume. Meu celular ficou lento. Os apps travavam. A câmera hesitava na pior hora. O armazenamento estava lotado, e fotos e vídeos eram os maiores culpados. Quando o celular chega perto de ficar cheio, o desempenho começa a parecer estranho. Eu percebi isso antes mesmo de conferir os números.
Tentei limpar manualmente. Péssima ideia. Passar por 20.000 fotos à mão é horrível. Acabei testando um app de limpeza e fiquei com o que está em Clever Cleaner. Eu esperava a besteira de sempre, anúncios por toda parte, bloqueio de pagamento depois de dois toques, drama falso de “verificação concluída”. Não levei nada disso na cara, então continuei usando.
As partes que eu mais usei eram simples.
“Heavies” mostrava primeiro os maiores arquivos, o que deixava óbvio para onde meu armazenamento estava indo. Alguns vídeos gigantes em 4K estavam ocupando espaço feito loucos.
“Similars” agrupava fotos quase duplicadas. Bom para o problema clássico em que você tira 15 versões da mesma foto de criança, pôr do sol, cardápio, quadro branco, tanto faz. Ele escolhia a melhor foto, e eu apagava o resto rapidinho.
As capturas de tela também ficaram mais fáceis porque os tamanhos dos arquivos estavam visíveis. Estranhamente útil. Quando você vê uma pilha de capturas de tela velhas se acumulando, apagá-las parece menos aleatório.
Uma coisa com a qual eu me importava era privacidade. Ele faz o processamento no dispositivo, então minha biblioteca não estava sendo enviada para algum lugar. Isso importava mais para mim do que qualquer lista chique de recursos.
Depois que eu limpei cerca de 15 GB, o celular voltou a parecer normal. Não foi mágica. Só que ele não estava mais sufocando com a barra de armazenamento lotada.
O que funcionou melhor no longo prazo foi mudar a forma como eu tiro e organizo fotos. Passei a tratar o rolo da câmera menos como um depósito e mais como algo que eu manteria em ordem. As regras antigas de câmera analógica me ajudaram, por incrível que pareça. Menos fotos. Guarde a melhor uma ou duas. Jogue fora o resto. Você não precisa de 37 ângulos do mesmo bolo de aniversário.
Minha rotina mais ou menos agora é assim:
- Tirar fotos como de costume.
- Favoritar a que vale a pena na hora.
- Jogar fora o lixo óbvio quando eu tiver um minuto.
- Colocar as boas fotos em álbuns por evento ou tema.
- Uma vez por semana, limpar duplicadas, similares e capturas de tela inúteis.
Se você pensar em Recentes como uma caixa de entrada, começa a fazer mais sentido. As coisas entram, você organiza, guarda o que importa e limpa o lixo antes que ele vire uma parede que você nunca mais vai querer encostar.
A Apple não torna isso intuitivo. Eu queria que funcionasse mais como pastas normais. Mas, quando você entende que os álbuns são ponteiros, não recipientes, tudo fica menos confuso. E se o seu celular anda lento, confira o armazenamento primeiro. O meu estava me mostrando o problema antes mesmo de eu querer admitir.
Comece com as coisas que a Apple já oferece, mas use as partes certas.
@mikeappsreviewer está certo sobre os álbuns. Eles são ponteiros, não pastas. Mas discordo em uma parte. Álbuns ainda valem mais do que “um pouco” se você criar um sistema pequeno e mantê-lo.
Minha configuração é simples:
-
Crie apenas de 5 a 7 álbuns.
Família.
Viagens.
Trabalho.
Recibos.
Capturas de tela.
Downloads.
Ideias. -
Use primeiro os tipos de mídia e utilitários.
O app Fotos já separa Capturas de Tela, Vídeos, Selfies, Retrato, Gravações de Tela, Recibos na busca e Importações. Isso corta a bagunça rápido. Vá até lá antes de mexer em Todas as Fotos. -
Corrija datas e locais.
Muitas fotos “perdidas” são difíceis de encontrar porque a data está errada. Abra uma foto, toque em info, corrija a data ou o local. Isso ajuda muito mais na busca do que as pessoas imaginam. -
Adicione legendas às fotos importantes.
Isto é o mais próximo de etiquetas no iPhone. Eu faço coisas como “passaporte da mãe 2024” ou “cor da tinta da cozinha”. Depois, a busca encontra rápido. Isso é enorme para documentos, animais de estimação, coisas da escola e imagens salvas aleatórias. -
Oculte o que você não precisa na visualização diária.
Memes, downloads antigos, fotos de referência, capturas de tela de compras. Coloque em Ocultas se você não precisa disso na sua frente. Não é perfeito, mas limpa sua rolagem. -
Organize primeiro o lixo que não veio da câmera.
Imagens salvas do Safari, Mensagens, WhatsApp e AirDrop normalmente criam a pior bagunça. Se uma foto não é uma memória, apague com mais firmeza e mais rápido. Regra brutal, mas funciona.
Se sua biblioteca for enorme, use uma ferramenta de limpeza para a primeira passada. Clever Cleaner é bom para duplicatas e arquivos grandes. Se você quiser uma análise legível, esta aqui é decente, veja esta análise do Clever Cleaner para iPhone e teste de limpeza de armazenamento.
Melhor hábito no longo prazo: passe 5 minutos todo domingo. Capturas de tela fora. Downloads fora. Adicione legendas ao que vale a pena guardar. Pronto. Se você tentar “organizar tudo” de uma vez só, vai odiar isso lá pelo minuto 20, pode perguntar como eu sei.
Na verdade, eu discordaria um pouco do @mikeappsreviewer e do @codecrafter aqui. O problema normalmente não é “como eu organizo cada foto”, é “como eu paro de usar Todas as Fotos como se fosse meu arquivo.” Se você continua abrindo o fluxo gigante, sempre vai parecer quebrado.
O que me ajudou foi criar pontos de entrada, não tentar limpar todo o acúmulo perfeitamente.
- Fixe alguns álbuns como sua base principal
- Use Pessoas e Pets muito mais do que álbuns para fotos de família
- Coloque coisas importantes em um álbum compartilhado se outros membros da família sempre pedem isso
- Para documentos, use Notas ou Arquivos, não o Fotos. O Fotos é péssimo para coisas como garantias, formulários, números de série, etc.
- Para capturas de tela que você realmente precisa, tire-as do Fotos e coloque em um sistema de pastas no Arquivos
Esse último foi importante para mim. Capturas de tela normalmente não são “memórias”, são lixo temporário de referência. Categoria totalmente diferente.
Além disso, não subestime as configurações personalizadas de Memórias/conteúdo em destaque. Se o app continua mostrando lixo, desative o que você não quer em destaque. Faz a biblioteca parecer menos caótica mesmo se você ainda não limpou tudo.
Mais uma opinião levemente controversa: legendas são úteis, mas se você tentar legendar milhares de fotos antigas, com certeza vai desistir no segundo dia. Coloque legendas só nas coisas recorrentes importantes daqui para frente.
Para limpeza, sim, um limpador de duplicados ajuda quando sua biblioteca já está uma bagunça. O Clever Cleaner é bom para essa primeira passada, especialmente para fotos parecidas e vídeos grandes. Se você quiser uma discussão do mundo real, este tópico sobre avaliações do Clever Cleaner de usuários do Reddit limpando o armazenamento do iPhone vale a pena dar uma olhada.
Meu sistema honesto agora:
- Memórias ficam no Fotos
- Documentos vão para Arquivos/Notas
- Capturas de tela temporárias são apagadas rápido
- A família é marcada por reconhecimento facial
- Favoritos é só para as melhores fotos de verdade
Essa divisão funciona muito melhor do que fingir que o app Fotos do iPhone é um sistema normal de pastas. Não é.
Eu dividiria o problema em duas tarefas diferentes, porque as pessoas costumam misturá-las.
Tarefa 1: encontrar fotos
Tarefa 2: reduzir a bagunça
É aí que eu discordo um pouco de @codecrafter e @mikeappsreviewer. Um sistema de álbuns organizado ajuda, mas se a sua dor real é “preciso daquela foto agora”, o ganho mais rápido é disciplina com metadados, não disciplina com álbuns.
O que eu faria:
-
Usaria palavras-chave nas legendas apenas para categorias recorrentes, não para tudo.
Exemplos:recibo,passaporte,escola,veterinário,tinta,ideia de presente.
Isso cria seu próprio mini sistema de tags sem tentar legendar a sua vida inteira. -
Criaria um hábito baseado em datas para limpar o acúmulo.
Não abra a biblioteca inteira. Escolha um mês por vez. “Limpeza de janeiro de 2024” é viável. “20.000 fotos” é como você desiste. -
Crie um álbum chamado Ação necessária.
Isso serve para capturas de tela para responder, formulários para arquivar, produtos para comprar, imagens de referência etc. Depois de resolver, apague ou tire de lá. Muito mais útil do que criar dez mini álbuns administrativos. -
Use Ocultos menos do que as pessoas costumam sugerir.
Eu sei que @sternenwanderer gosta de separar da vista coisas que não são lembranças, mas Ocultos pode virar uma segunda gaveta de bagunça. Se algo é inútil, apague. Se importa, mova para Arquivos, Notas ou para um álbum com propósito. -
Ative a identificação de rostos e realmente conclua isso.
Pessoas e Pets da Apple fica muito melhor depois que você confirma correspondências algumas vezes. Isso é melhor do que colocar manualmente cada foto de família em álbuns.
Se o armazenamento também estiver uma bagunça, então tudo bem fazer uma primeira rodada com uma ferramenta de limpeza. Clever Cleaner é razoável para duplicatas e fotos parecidas.
Prós: simples, bom para limpar duplicatas e fotos parecidas, útil para arquivos grandes.
Contras: não vai “organizar” magicamente a sua vida, e você ainda precisa revisar antes de apagar porque parecido nem sempre significa descartável.
Minha regra real: Fotos para lembranças, Arquivos para referência, apague sem dó. Essa é a parte que a maioria das pessoas pula.