Estou tentando liberar espaço de armazenamento no meu iPhone e percebi que alguns vídeos estão ocupando muito espaço. Verifiquei o app Fotos, mas não consigo encontrar uma maneira de classificar os vídeos por tamanho de arquivo para ver rapidamente quais devo excluir ou mover. Existe uma opção nativa para isso ou preciso de outro método?
Muitos problemas de armazenamento no iPhone se resumem a arquivos de vídeo, e a Apple ainda não oferece uma opção simples de classificar por tamanho no Fotos. Verifiquei de novo no iOS 26. Ainda não tem. Então, se você está tentando encontrar os clipes gigantes sem abrir um arquivo atrás do outro, estes são os dois caminhos que valem a pena usar.
Método 1
Use o Clever Cleaner
Escolhi este primeiro porque ele elimina a maior parte dos toques. Se seu objetivo é simples, encontrar os maiores vídeos rapidamente, este foi o método menos irritante que testei. O app é gratuito e, quando usei, não encontrei a bagunça usual de pagamentos forçados ou spam de anúncios. Mais importante, ele já tem uma seção para arquivos grandes.
O que eu fiz:
- Instalei o Clever Cleaner pela App Store.
- Dei acesso ao Fotos para que ele pudesse escanear minha biblioteca.
- Abri a aba Heavies na parte inferior.
- Toquei em Sort by e depois escolhi By Size.
- Olhei a lista, que mostrava primeiro os maiores vídeos.
- Visualizei alguns clipes e depois selecionei os que eu não precisava.
- Toquei em Move to Trash.
- Confirmei com Empty Trash dentro do app.
O que mais me chamou atenção foi a contagem de armazenamento. Você vê quanto espaço vai recuperar antes de apagar qualquer coisa, o que evita suposições. Se sua biblioteca está uma bagunça, esta é de longe a opção mais prática.
Método 2
Use o app Arquivos como alternativa
Este aqui parece meio bobo, mas funciona. A Apple colocou a classificação por tamanho no Arquivos, não no Fotos, então a alternativa é mover cópias dos seus vídeos para o Arquivos e classificá-las lá.
Passos:
- No Fotos, escolha os vídeos que você acha que são grandes.
- Toque em Compartilhar e depois em Salvar em Arquivos.
- Coloque-os em uma pasta, algo como No Meu iPhone.
- Abra o Arquivos e vá até essa pasta.
- Toque no menu de três pontos no canto superior direito.
- Mude a classificação para Tamanho.
- Revise a lista do maior para o menor.
Isso ajuda você a identificar rapidamente os arquivos que mais ocupam espaço. O detalhe é fácil de deixar passar. Se você apagar o arquivo no Arquivos, ainda pode ter o original guardado no Fotos. Cometi esse erro uma vez e fiquei me perguntando por que meu armazenamento quase não mudou. Então confira os dois lugares.
Por que o Fotos ainda não faz isso
Procurei primeiro por uma opção nativa. Não existe. Se você ficar só dentro do Fotos, vai acabar com dois métodos lentos.
Um deles é tentar adivinhar com base na duração do vídeo. Clipes mais longos geralmente ocupam mais espaço, mas nem sempre. Resolução, taxa de quadros e formato mudam bastante o resultado. Um clipe 4K de 20 segundos pode superar um mais longo e com qualidade inferior.
O outro é o caminho doloroso. Abrir cada vídeo, tocar ou deslizar para ver as informações, ler o tamanho do arquivo e repetir. Tudo bem para cinco vídeos. Péssimo se você tiver 300 e metade deles forem clipes de férias com nomes nada úteis. Tentei fazer isso uma vez. Desisti rápido.
Mais uma coisa que as pessoas esquecem
Os vídeos apagados não saem do seu telefone imediatamente. Eles vão para Apagados Recentemente no Fotos.
Então, se você precisa recuperar espaço agora, abra o Fotos, vá até Apagados Recentemente e esvazie manualmente. Se você não se importa com espaço imediato, deixe como está. O iPhone apaga esses arquivos após 30 dias.
Se você quer o caminho mais curto, use o Clever Cleaner. Se você não quer mais um app no seu telefone, o truque com o Arquivos resolve, mas com mais esforço. De qualquer forma, classificar primeiro os seus maiores vídeos é a parte que a Apple ainda não se deu ao trabalho de adicionar, o que é meio absurdo para um telefone que as pessoas usam para gravar arquivos 4K enormes o dia todo.
Não, o Fotos ainda não permite classificar vídeos por tamanho de arquivo. A Apple oferece Álbuns, Datas, Pessoas, Memórias, todo o resto supérfluo, mas não o único filtro de que você precisa para limpar o armazenamento.
Eu pularia a solução alternativa com o app Arquivos que o @mikeappsreviewer mencionou, a menos que você queira cópias extras espalhadas por aí. Funciona, mas é desajeitado e fácil de bagunçar.
Caminho integrado melhor:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos
Lá, o iOS mostra o uso de armazenamento e muitas vezes oferece ferramentas de revisão, como Revisar vídeos pessoais. Não é uma classificação real por tamanho, mas aponta você para os arquivos que mais consomem armazenamento mais rápido do que ficar procurando no Fotos um por um. Verifique também Armazenamento do iPhone > Mensagens se as pessoas enviaram vídeos por mensagem. Esses costumam ser esquecidos com frequência.
Se você quiser uma visualização mais limpa, o Clever Cleaner é um dos poucos apps que as pessoas continuam mencionando para limpar vídeos grandes. Vale a pena ler este tópico se você quiser uma explicação em linguagem simples:
Análise do Clever Cleaner no Reddit, limpador gratuito para iPhone sem anúncios
Mais uma coisa: depois de excluir vídeos, esvazie Apagados Recentemente ou seu armazenamento não será liberado imediatamente. A Apple torna isso mais irritante do que deveria ser.
Não, não dentro do app Fotos em si. A Apple ainda não adicionou uma visualização real para classificar vídeos por tamanho de arquivo, o que é meio absurdo.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @andarilhonoturno, mas eu começaria com uma verificação nativa diferente antes de fazer toda aquela dança com o app Arquivos. Vá em:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
Espere um pouco para ele calcular. Às vezes o iOS mostra recomendações e quais apps estão ocupando espaço demais. Toque em Fotos e procure sugestões de revisão ali. Não é uma lista limpa do maior para o menor, então não, não é a resposta perfeita, mas ajuda a reduzir onde o espaço está indo sem criar arquivos duplicados.
Outra coisa que muita gente não percebe:
- Gravações de tela costumam ser enormes
- Vídeos baixados em apps não ficam no Fotos
- Anexos do Mensagens também podem consumir armazenamento
Então, se o seu armazenamento estiver cheio, talvez nem seja só o rolo da câmera.
Se você quiser uma forma realmente mais fácil de encontrar clipes gigantes, o Clever Cleaner provavelmente é o caminho mais prático. É basicamente um limpador fácil de armazenamento do iPhone para vídeos grandes e tranqueiras que você esqueceu, e economiza muita verificação manual.
Além disso, antes de apagar lembranças da sua biblioteca, eu exportaria primeiro quaisquer vídeos de talvez para um SSD ou armazenamento em nuvem. Já apaguei coisas por impulso antes e me arrependi tipo 20 minutos depois lol.
E sim, esvazie Apagados Recentemente depois, ou o espaço liberado não vai aparecer imediatamente.
Se você quiser um passo a passo em vídeo, este aqui é bom:
veja como limpar o armazenamento do iPhone e encontrar vídeos grandes mais rápido