Como posso recuperar rapidamente fotos apagadas da minha câmera Canon?

Apaguei acidentalmente fotos importantes da minha câmera Canon antes de fazer backup delas, e realmente preciso de ajuda para recuperá-las rapidamente. As imagens são de uma sessão recente e não podem ser refeitas, então estou procurando a melhor maneira de restaurar com segurança fotos apagadas da câmera Canon sem piorar a situação.

Já aconteceu comigo em um cartão da Canon uma vez, e o primeiro passo importa mais do que o aplicativo de recuperação. Pare de usar a câmera. Desligue-a. Retire o cartão SD agora. Se o cartão tiver uma trava de bloqueio, deslize-a para bloquear.

Fotos excluídas muitas vezes ainda ficam no cartão por um tempo. A câmera geralmente remove o ponteiro, não os dados do arquivo imediatamente. Novas fotos e vídeos gravam nesses espaços antigos. Quando isso acontece, a recuperação cai rapidamente.

Antes de mexer com ferramentas de recuperação, verifique os lugares mais fáceis:

1. image.canon: Se você estava com a sincronização ativada, seus arquivos ainda podem estar na nuvem por até 30 dias.
  2. Lixeira: Se você os excluiu de um Mac ou PC enquanto o cartão estava montado, eles ainda podem estar lá.
  3. Backups: Veja no Google Drive, Backblaze, Time Machine ou qualquer outro que você use. Já vi pessoas esquecerem que um backup já tinha copiado o conteúdo do cartão.

Se essas verificações não derem em nada, use um software de recuperação em um computador com um leitor de cartão SD separado. Não conecte a Canon por USB esperando o mesmo resultado. Muitas câmeras expõem arquivos por uma camada de transferência, não por acesso bruto ao cartão, e os aplicativos de recuperação tendem a funcionar melhor quando analisam o próprio cartão.

Tive os melhores resultados com o Disk Drill. O que mais me chamou a atenção foi como ele reconheceu bem os tipos de arquivo da Canon, incluindo CR2, CR3, JPEG e arquivos de vídeo. A ferramenta de visualização ajuda bastante, já que você pode verificar se a foto abre antes de restaurá-la. No Windows, também há um limite gratuito de recuperação de 100 MB, o que é suficiente para testar se seus arquivos ainda estão lá.

Se você quiser uma opção gratuita, o PhotoRec ainda é recomendado por um motivo. Ele funciona. Já usei. Mas é bruto. Sem interface polida, sem restauração de pastas organizada, sem nomes originais em muitos casos. Muitas vezes você acaba com uma pilha de arquivos recuperados e um trabalho de organização depois.

O processo normal é bem simples:

1. Instale o aplicativo na unidade do seu computador: Coloque-o no seu disco interno ou em outro disco seguro. Não instale nada no cartão SD.
  2. Insira o cartão SD e execute uma verificação profunda: Use um leitor de cartões, escolha o cartão no software e depois deixe-o escanear completamente. Cartões grandes levam um tempo.
  3. Visualize os resultados: Filtre por fotos se o aplicativo oferecer suporte. Verifique as miniaturas ou prévias e marque o que você quer recuperar.
  4. Recupere para um local diferente: Salve os arquivos restaurados no seu computador ou em uma unidade externa. Nunca grave de volta no mesmo cartão da Canon durante a recuperação.

Depois de copiar tudo o que conseguiu salvar, faça backup em outro lugar também. Depois coloque o cartão SD de volta na Canon e formate-o na câmera antes de usá-lo novamente. Eu só faria isso depois de confirmar que os arquivos recuperados abrem normalmente. Se você agir rápido e não continuar fotografando no cartão, suas chances geralmente são bem boas.

Primeiro, deixe o cartão fora da câmera. Concordo com @mikeappsreviewer nessa parte. Onde divirjo um pouco é na urgência de tentar primeiro toda verificação na nuvem. Se estas forem de uma sessão recente, eu gastaria os primeiros 10 minutos em uma varredura adequada, não procurando em aplicativos de backup antigos.

Minha triagem rápida:

1. Verifique se o cartão ainda mostra capacidade cheia ou quase cheia. Se sim, seus arquivos muitas vezes ainda estão lá.
  2. Use um leitor de cartão USB, não o corpo da câmera.
  3. Execute uma varredura com o Disk Drill. É uma das melhores opções para recuperação de fotos da Canon, especialmente para CR2, CR3, JPG e MP4.
  4. Visualize antes de salvar qualquer coisa.
  5. Restaure para o seu computador, nunca de volta para o cartão SD.

Uma dica extra que muita gente ignora. Se a sua Canon gravou em um segundo slot, ou se você tinha RAW no cartão 1 e JPEG no cartão 2, verifique o outro cartão primeiro. Parece óbvio, mas as pessoas deixam isso passar o tempo todo.

Se as fotos foram apagadas na câmera e você não fotografou mais depois, as taxas de recuperação costumam ser altas. Se você gravou vídeo em 4K após a exclusão, as chances caem rápido porque o vídeo grava blocos grandes.

Se o Disk Drill encontrar nomes de arquivos, mas as visualizações estiverem corrompidas, tente classificar por assinatura de arquivo ou extensão e recupere primeiro os RAWs. Às vezes eles sobrevivem melhor do que as versões em cache JPEG.

Além disso, vale dar uma olhada rápida neste pequeno resumo de ferramentas de recuperação de cartão SD:
melhor software de recuperação de cartão SD para fotos apagadas

Faça uma varredura limpa, salve o que abrir e depois pare de mexer no cartão. Muita gente piora a situação tentando cinco aplicativos seguidos sem motivo.

Eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @suenodelbosque enfatizaram o suficiente: verifique se o próprio cartão está falhando, não apenas “apagado”. Se a sua Canon de repente começou a se comportar de forma estranha, mostrando erros no cartão, salvamentos lentos ou miniaturas ausentes antes disso acontecer, não continue escaneando-o repetidamente. Isso pode fazer com que um cartão com defeito pare de funcionar de vez.

Movimento mais sensato e rápido para mim:

• coloque o cartão SD/CF em um leitor
  • se o computador tiver dificuldade para lê-lo, faça primeiro uma imagem do cartão se o seu aplicativo de recuperação permitir
  • depois escaneie a imagem, não o cartão original

É aí que o Disk Drill é realmente útil além da recuperação básica de arquivos apagados. Se o cartão montar, escaneie uma vez, recupere primeiro os arquivos mais importantes e salve-os em outro lugar. Comece pelos arquivos RAW antes dos JPEGs se a sessão for importante profissionalmente. Às vezes os RAWs são recuperados de forma mais limpa mesmo quando as prévias parecem estranhas.

Além disso, se isso aconteceu em uma Canon usando gravação dupla, verifique se JPEGs pequenos foram enviados por Wi-Fi para o aplicativo do seu celular ou tablet. As pessoas esquecem isso o tempo todo e depois passam horas fazendo recuperação sem necessidade.

Uma coisa da qual eu meio que discordo: eu não ficaria alternando entre 5 ferramentas gratuitas logo de cara só porque são grátis. Isso normalmente vira caos e perda de tempo. Uma passagem cuidadosa é melhor do que clicar em pânico.

Se você quiser mais discussão do mundo real sobre recuperação de Canon/cartão SD, este é um tópico sólido:
Dicas do Reddit para recuperar fotos de cartão SD da Canon

A maior regra continua simples: não fotografe mais nada nesse cartão. Essa parte é decisiva, para ser sincero.

Uma coisa que eu faria e que @suenodelbosque, @ombrasilente e @mikeappsreviewer só mencionaram indiretamente é preservar o estado do cartão antes da recuperação se as fotos forem críticas para a missão. Se o seu computador consegue ler o cartão SD normalmente, faça primeiro uma imagem byte por byte dele e trabalhe a partir dessa cópia. Isso acrescenta alguns minutos, mas protege você caso um cartão instável piore no meio da varredura.

Discordo um pouco da abordagem de escanear imediatamente custe o que custar se o cartão apresentar qualquer comportamento estranho, como desconexões, erros de leitura ou montagem muito lenta. Nesse caso, criar a imagem primeiro é mais seguro do que forçar o cartão original.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós

• Bom suporte para formatos da Canon como CR2, CR3, JPG, MOV, MP4
  • A visualização é útil, então você pode priorizar o que realmente abre
  • Interface mais limpa do que a de muitas ferramentas de recuperação
  • Pode ser mais rápido para triagem do que opções de linha de comando

Contras

• Não é a opção mais barata se você precisar de recuperação completa
  • Varreduras profundas podem retornar muitos arquivos renomeados
  • Em cartões danificados, os resultados dependem muito do leitor e do estado do cartão, não apenas do aplicativo

Minha opinião prática:

• Se o cartão estiver saudável, use um leitor e faça a varredura com o Disk Drill
  • Se o cartão parecer instável, crie uma imagem dele primeiro e depois faça a varredura da imagem
  • Recupere primeiro os arquivos de maior valor, especialmente RAWs e vídeos
  • Após a recuperação, compare a contagem de arquivos com o que a Canon mostrava antes da exclusão

Verifique também se o seu aplicativo de edição já importou pré-visualizações. Lightroom, Capture One e até alguns aplicativos de transferência para celular às vezes mantêm prévias JPEG utilizáveis de sessões em RAW, o que pode salvar você se a recuperação completa ficar incompleta.