Meu pendrive de repente parou de abrir depois que movi fotos importantes e documentos de trabalho para ele, e agora meu computador diz que ele precisa ser formatado. Estou tentando recuperar arquivos de um pendrive corrompido sem perder tudo. O que devo fazer primeiro, e existem ferramentas seguras de recuperação que realmente funcionam?
Já passei por isso com alguns pendrives, e a primeira coisa que eu diria é: não clique em Formatar. Também não rode ferramentas de reparo ainda. O Windows muitas vezes faz o problema parecer pior do que realmente é. Já vi unidades aparecerem como RAW, exibirem a mensagem de que precisam ser formatadas ou se recusarem a abrir, e os arquivos ainda estavam lá.
O que importa primeiro é tirar seus dados da unidade. Conserte o USB depois.
Algumas causas são menos assustadoras do que parecem. Já aconteceu comigo depois de remover uma unidade rápido demais, interromper uma transferência de arquivos no meio, lidar com danos no sistema de arquivos ou ser afetado por algum problema bobo de software. Esses são os casos em que a recuperação em casa geralmente tem uma chance razoável.
Dano físico é diferente. Se o conector parece torto, a unidade esquenta, conecta e desconecta sozinha, nunca aparece ou guarda coisas que você não pode perder, eu pararia por aí e procuraria uma empresa de recuperação de dados. Eu não mexeria nisso por conta própria.
Para recuperação por software, eu começaria com Disk Drill.
Por que eu continuo indicando isso para as pessoas. Ele não depende apenas de o sistema de arquivos estar saudável. Então, mesmo que o Windows diga que o USB está RAW ou inacessível, ele muitas vezes ainda lê o dispositivo em um nível mais baixo e recupera os arquivos a partir daí. Na minha experiência, ele também fez um trabalho melhor em manter a estrutura de pastas do que muitas outras ferramentas que testei. A visualização também ajuda, porque você pode verificar se seus arquivos abrem antes de perder tempo recuperando lixo.
A parte que eu não pularia em um USB instável é o recurso Byte-to-Byte Backup.
Pendrives corrompidos tendem a piorar sem aviso. Já tive um que funcionou bem por vinte minutos e depois sumiu na reconexão seguinte. Criar uma imagem completa primeiro dá a você um retrato da unidade no estado atual. Depois disso, você trabalha a partir da imagem em vez de forçar o USB repetidamente.
Esta é a ordem que eu usaria.
- Instale o Disk Drill no seu PC, não no USB danificado.
- Conecte o pendrive.
- Abra o Disk Drill e vá para Byte-to-Byte Backup.
- Selecione o USB e crie uma imagem de backup completa.
- Quando a imagem estiver pronta, monte ou anexe a imagem dentro do Disk Drill.
- Faça a varredura da imagem em busca de arquivos recuperáveis.
- Visualize os arquivos e verifique se eles abrem.
- Recupere tudo para outra unidade.
Eu faria a recuperação a partir da imagem sempre que houver corrupção envolvida. Isso tira o hardware instável da equação o máximo possível.
Depois que seus arquivos importantes estiverem em segurança, aí sim eu mexeria nos reparos.
- Execute a Verificação de Erros do Windows ou o CHKDSK.
- Dê uma nova letra de unidade se o Windows estiver estranho na detecção.
- Reinstale os drivers USB se o dispositivo continuar aparecendo e desaparecendo.
- Formate a unidade e teste com arquivos sem importância.
Se esse mesmo USB voltar a corromper depois de uma formatação, os arquivos sumirem, as gravações falharem ou ele continuar agindo de forma pouco confiável, eu aposentaria ele. O armazenamento flash se desgasta. Quando um pendrive começa a fazer isso mais de uma vez, eu paro de confiar nele. Mesmo que você consiga fazê-lo funcionar de novo, eu não colocaria nada importante nele.
Não formate.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: recupere os arquivos primeiro, resolva o USB depois. Onde eu discordo um pouco é sobre o CHKDSK. Eu não o executaria logo de cara em uma unidade com fotos e documentos importantes. O CHKDSK gosta de corrigir erros do sistema de arquivos e, às vezes, seus arquivos acabam renomeados, movidos ou perdidos. Tudo bem para uma unidade reserva, ruim para coisas insubstituíveis.
Minha ordem seria:
- Tente uma porta USB diferente e depois outro PC.
- Verifique o Gerenciamento de Disco. Se o USB mostrar o tamanho correto, as chances de recuperação são melhores.
- Se aparecer como RAW ou não alocado, faça a varredura com o Disk Drill primeiro.
- Recupere os arquivos para o seu disco interno ou outra unidade externa, nunca de volta para o mesmo USB.
Se o Gerenciamento de Disco mostrar 0 bytes, ou se a unidade continuar desconectando a cada poucos segundos, pare de mexer nela. Isso aponta mais para falha de hardware.
Um pequeno truque que as pessoas esquecem: se suas fotos foram copiadas de um PC com Windows, procure nas pastas de origem por miniaturas, cópias temporárias ou caches de sincronização em nuvem. OneDrive, Google Drive, Dropbox e até os Arquivos Recentes do Windows já salvaram muita gente mais de uma vez. Não é o ideal, mas vale 5 minutos.
Além disso, teste o USB após a recuperação com o H2testw. Se ele falhar em um teste de gravação/leitura, descarte-o. Pen drives baratos estragam rápido, e alguns com capacidade falsa corrompem dados desde o primeiro dia. Já vi isso acontecer vezes demais.
Se você quiser um guia visual rápido, isto ajuda:
tutorial em vídeo de recuperação de dados de unidade USB
Não deixe o Windows intimidar você a formatá-lo. Esse aviso é basicamente o sistema operacional dizendo “não consigo ler isso agora”, e não “seus arquivos foram 100% perdidos”.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @boswandelaar sobre recuperar primeiro, mas eu acrescentaria uma coisa que muita gente ignora: verifique se a própria partição desapareceu. Abra o Gerenciamento de Disco e observe com atenção o status do USB. Se aparecer como espaço não alocado, partição ausente ou sem rótulo de sistema de arquivos, isso pode ser um problema na tabela de partição, e não apenas corrupção de arquivos. Nesses casos, ferramentas de recuperação de partição às vezes conseguem restaurar o acesso mais rápido do que a recuperação arquivo por arquivo.
Se a unidade estiver estável o suficiente para permanecer conectada, eu a analisaria com o Disk Drill antes de tentar qualquer correção do Windows. Não porque ele seja mágico, mas porque lida melhor com unidades USB danificadas, partições RAW e casos de partição excluída do que as ferramentas integradas. Se o pendrive desconecta aleatoriamente, pare de testá-lo repetidamente, porque reconexões frequentes podem piorar uma unidade flash que já está falhando.
Um ponto em que discordo um pouco do conselho usual: tentar um Linux live USB pode valer a pena antes de fazer qualquer coisa invasiva. Às vezes o Linux monta uma unidade em modo somente leitura quando o Windows apenas mostra um aviso para formatar. Se ela abrir lá, copie tudo imediatamente para outra unidade.
Além disso, verifique fontes alternativas simples:
- Arquivos recentes
- Sincronização do OneDrive ou Google Fotos
- Anexos de e-mail
- Pastas temporárias de exportação dos aplicativos que você usou
E se você quiser uma visão geral sólida antes de usar o software, esta análise simples do Disk Drill e passo a passo da recuperação é realmente útil.
Se o USB mostrar 0 bytes, esquentar ou desaparecer durante leituras, eu pararia com tentativas caseiras e trataria isso como falha de hardware.
Pule uma coisa que ninguém mencionou com clareza suficiente: verifique o Visualizador de Eventos logo após conectá-lo. Logs do Windows > Sistema. Se você vir erros de disk, ntfs ou volmgr se repetindo, isso indica se o problema é corrupção do sistema de arquivos ou o controlador falhando. Útil antes de você passar horas tentando adivinhar.
Eu discordo um pouco de executar muitos testes no próprio pendrive depois que ele começa a exibir o aviso de formatação. Mesmo verificações “seguras” adicionam leituras, e uma memória flash instável pode piorar rapidamente. Se ele ainda permanecer conectado, eu faria uma passagem cuidadosa com o Disk Drill e pararia por aí.
Minha opinião:
- Se o USB mostra a capacidade normal, isso é um sinal razoável.
- Se ele pede para formatar, mas ainda tem uma partição, a recuperação geralmente é possível.
- Se ele alterna entre detectado e não detectado, trate-o como hardware com falha.
Um truque extra: use uma ferramenta que consiga ler as informações tipo SMART da ponte USB se disponíveis, ou pelo menos verifique se o ID do dispositivo muda entre reconexões. Se os IDs continuarem mudando, o controlador pode estar instável.
Prós do Disk Drill: visualização fácil, lida bem com volumes RAW/ilegíveis, recuperação baseada em imagem é um diferencial.
Contras do Disk Drill: varreduras profundas podem ser lentas, nomes de arquivos/pastas nem sempre são preservados perfeitamente, a recuperação completa pode exigir a versão paga.
Também vale destacar o que @boswandelaar, @codecrafter e @mikeappsreviewer estão sugerindo: recupere primeiro, repare depois. Eu só acrescentaria que, se os arquivos forem realmente insubstituíveis, não “experimente” demais. O erro mais barato é parar cedo e recorrer a um laboratório profissional.