É possível reparar um disco rígido no Windows 10?

Meu PC com Windows 10 começou a ficar lento, e o Explorador de Arquivos às vezes trava quando eu abro meu disco rígido. Estou preocupado que a unidade possa ter erros ou setores defeituosos, mas não tenho certeza de quais ferramentas do Windows são seguras para usar ou se devo fazer backup de tudo primeiro. Qual é a melhor maneira de verificar e reparar um disco rígido no Windows 10?

Sim, às vezes você pode consertar um disco rígido no Windows 10, mas não comece com o CHKDSK ou com a formatação se a unidade tiver arquivos com os quais você se importa. Essas ferramentas podem ajudar, mas também gravam alterações no disco. Se o sistema de arquivos já estiver danificado, isso pode dificultar a recuperação.

A ordem mais segura é: primeiro retire os dados importantes e depois tente reparar a unidade.

O que você pode consertar depende do tipo de problema. Se for um problema lógico, como um sistema de arquivos corrompido, uma partição RAW ou corrupção após uma falha ou desligamento incorreto, as ferramentas do Windows podem ser suficientes. Se a unidade estiver fazendo cliques, desconectando e reconectando, mostrando muitos setores defeituosos ou não permanecendo conectada, isso provavelmente é falha de hardware. O Windows não pode reparar isso.

Primeiro, veja como a unidade aparece

Abra o Gerenciamento de Disco com Win + XGerenciamento de Disco.

Procure por algumas coisas:

1. se a unidade mostra o tamanho correto,
  2. se o Windows pede para formatá-la,
  3. se a partição aparece como RAW,
  4. se a unidade aparece de alguma forma.

Se o Windows ainda vê a capacidade correta, isso geralmente é um sinal razoável. Significa que o sistema ainda consegue se comunicar com a unidade, mesmo que o sistema de arquivos esteja corrompido.

Copie ou recupere os arquivos antes de corrigir qualquer coisa

Se houver algo importante na unidade, recupere isso antes de executar comandos de reparo.

Para o Windows 10, Disk Drill é uma opção prática porque pode criar uma imagem completa da unidade e depois analisar essa imagem em vez de ficar forçando o disco original repetidamente. Isso importa se a unidade estiver instável ou começando a falhar.

Um fluxo de trabalho básico seria:

1. Instale o Disk Drill em outro lugar, não na unidade danificada.
  2. Crie uma imagem da unidade com problema.
  3. Abra essa imagem no Disk Drill.
  4. Execute a Verificação Universal.
  5. Visualize os arquivos que ele encontrar.
  6. Recupere os arquivos para outra unidade.

A parte de visualização é útil porque você pode verificar se os arquivos estão realmente legíveis antes de gastar tempo recuperando-os. A versão gratuita do Windows permite recuperar até 100 MB, o que é suficiente para testá-lo ou salvar alguns arquivos pequenos, mas importantes.

Depois, tente repará-lo

Quando os dados estiverem seguros, você pode começar a tentar os reparos.

CHKDSK

Se a unidade ainda tiver um sistema de arquivos legível, abra o Prompt de Comando como Administrador e execute:

chkdsk X: /r

Substitua X pela letra correta da unidade.

Isso verifica o sistema de arquivos, corrige erros lógicos e tenta recuperar dados legíveis de setores defeituosos. Só não trate isso como uma ferramenta de recuperação. Isso altera o sistema de arquivos, então é melhor executá-lo depois que você salvar o que importa.

TestDisk

Se a unidade ficou RAW ou a tabela de partição está danificada, o TestDisk pode ser uma opção melhor. Em alguns casos, ele pode restaurar a partição sem formatar a unidade.

SFC e DISM

Se o problema estiver na unidade do sistema do seu Windows 10 após uma atualização malsucedida, falha ou corrupção do sistema, tente também o SFC e o DISM. Eles não reparam de fato a unidade física. Eles reparam arquivos do Windows e o repositório de componentes do Windows, então são mais úteis quando o próprio Windows está instável.

Formatação

Se a recuperação já foi feita e a unidade ainda não funcionar corretamente, a formatação geralmente é a solução mais limpa para corrupção lógica. Uma formatação rápida cria um novo sistema de arquivos. Se a mesma unidade voltar a corromper depois disso, eu deixaria de confiar nela.

Quando parar de reparar e substituí-lo

Substitua a unidade se você estiver vendo coisas como:

1. cliques ou ruído de atrito,
  2. desconexões aleatórias,
  3. a unidade desaparecendo do Gerenciamento de Disco,
  4. setores defeituosos aumentando com o tempo,
  5. corrupção voltando após os reparos.

Isso geralmente aponta para deterioração física, não para um problema pontual do Windows.

Se a unidade estiver falhando fisicamente e os arquivos forem valiosos, não continue fazendo testes com ela. Um laboratório profissional de recuperação é a melhor opção. Eles podem clonar a unidade com falha usando equipamentos especializados e trabalhar a partir dessa cópia. Muitos laboratórios confiáveis também usam uma política de sem dados, sem cobrança, então você geralmente só paga se eles recuperarem algo.

Então sim, o Windows 10 pode reparar alguns problemas de disco rígido. Apenas faça isso na ordem certa: recupere seus arquivos primeiro e depois repare a unidade. Isso lhe dá a melhor chance de corrigir o problema sem transformar dados recuperáveis em dados perdidos.

O congelamento do Explorador de Arquivos não significa automaticamente que a unidade pode ser “reparada”. Pode ser uma unidade com defeito, mas também pode ser um cabo SATA/USB ruim, um gabinete externo com falha, o Windows tentando gerar miniaturas de uma pasta danificada ou o Explorador travando enquanto espera uma resposta lenta do disco.

Antes de executar comandos de reparo, eu verificaria os dados de integridade da unidade. Use algo como CrystalDiskInfo ou a ferramenta de diagnóstico do fabricante e observe os avisos SMART, especialmente setores realocados, setores pendentes, erros incorrigíveis e o status geral de integridade. Se esses indicadores estiverem ruins ou piorando, não perca tempo tentando “consertar” a unidade com o Windows. Copie o que puder, crie uma imagem se necessário e substitua a unidade. O CHKDSK pode organizar um sistema de arquivos danificado, mas não pode tornar uma mídia com falha saudável novamente.

Se for uma unidade externa, primeiro tente outro cabo e outra porta USB. Se for uma unidade interna, reconectar ou substituir o cabo SATA é barato e às vezes resolve travamentos estranhos. Depois que seus dados estiverem seguros, execute chkdsk X: /f primeiro. Eu não iria direto para /r, a menos que você esteja preparado para esperar bastante tempo e aceite que isso forçará o disco ao ler toda a superfície. Se os arquivos forem importantes, uma abordagem de recuperação/imagem primeiro, como o fluxo de trabalho do Disk Drill mencionado acima, faz mais sentido do que ficar insistindo repetidamente na mesma unidade instável pelo Windows Explorer.

Uma unidade que faz o Explorer travar apenas quando você abre uma pasta é um problema diferente de uma unidade que faz o PC inteiro parar sempre que começa a girar. Antes de tratar isso como um trabalho de reparo, eu tentaria separar “o Explorer está engasgando” de “o disco está engasgando”: desative as miniaturas, tente abrir a unidade pelo Prompt de Comando e verifique o Visualizador de Eventos em Logs do Windows > Sistema para avisos de Disk, Ntfs ou storahci. Se os travamentos coincidirem com erros de disco ali, eu pararia de navegar normalmente pela unidade e copiaria/criaria uma imagem das coisas importantes primeiro, como os outros disseram. Se não houver avisos de disco e for apenas uma pasta cheia de arquivos de mídia, você pode estar lidando com um arquivo corrompido, manipulador de visualização ou cache de miniaturas, em vez de uma unidade morrendo. O Windows pode corrigir danos no sistema de arquivos com o CHKDSK, mas não pode transformar uma unidade mecanicamente não confiável de volta em uma que eu consideraria confiável.

Se esta é a sua unidade C: ou uma unidade de dados separada muda bastante a recomendação.

Se for uma unidade secundária, pare de abri-la no Explorador de Arquivos por enquanto. O Explorador é uma ferramenta de diagnóstico terrível porque tenta ler ícones, miniaturas, metadados, histórico de pastas e às vezes informações de visualização antes mesmo de você tocar nos arquivos. Um disco com falha parcial pode parecer pior no Explorador do que em um simples comando de cópia. Se puder, copie as pastas importantes pelo Prompt de Comando ou PowerShell para outro disco em vez de ficar clicando pela unidade.

Como primeira tentativa barata, eu tentaria copiar os arquivos indispensáveis antes de fazer qualquer reparo:

robocopy X:\ImportantFolder D:\Recovered\ImportantFolder /E /R:1 /W:1

Mude as letras das unidades e os nomes das pastas, claro. A parte /R:1 /W:1 evita que ele fique tentando para sempre em um arquivo com problema. Isso não vai recuperar tudo de um disco danificado, mas pode tirar os arquivos legíveis sem que você precise ficar supervisionando o Explorador enquanto ele trava em uma miniatura ou vídeo corrompido.

Se for a sua unidade do Windows, eu seria mais cauteloso. Não passe horas reparando o mesmo disco do qual você está inicializando ativamente se ele estiver travando a máquina inteira. Isso significa que o Windows, a paginação, o antivírus, a indexação, as atualizações e sua ferramenta de reparo podem estar todos acessando a unidade ao mesmo tempo. Nesse caso, a melhor opção é inicializar por outra unidade, um USB de recuperação, ou conectar o disco a outro PC e copiar/criar a imagem a partir dele. O Disk Drill ou outra ferramenta de imagem/recuperação pode fazer sentido quando a cópia normal continua falhando, mas se os arquivos estão visíveis e copiam sem problemas, a cópia simples é mais rápida e gratuita.

Depois que os dados estiverem seguros, aí sim, o Windows 10 pode reparar alguns problemas. chkdsk /f é o comando normal para corrigir o sistema de arquivos. /r é mais pesado porque verifica a superfície e pode demorar muito em uma unidade grande. Eu não usaria /r como a primeira opção em uma unidade que já se comporta como doente. É mais uma etapa do tipo tenho backup e quero testar/limpar este volume, não uma restauração mágica de integridade.

E não confunda Windows corrigiu erros com a unidade é confiável de novo. Se o SMART mostrar setores pendentes, setores realocados, erros irrecuperáveis, ou se a mesma corrupção voltar após a formatação, aposente a unidade. Para um SSD, verifique também a ferramenta de integridade do SSD do fabricante, porque blocos defeituosos e desgaste são tratados de forma diferente dos antigos discos rígidos mecânicos. Reparar o sistema de arquivos pode tornar o Windows utilizável novamente, mas não reinicia o relógio de um hardware com falha.