Melhor aplicativo para organizar fotos no iPhone para mais de 1.000 fotos?

Minha biblioteca de fotos do iPhone cresceu para mais de 1.000 fotos, e está ficando muito difícil encontrar qualquer coisa. Tenho duplicatas, capturas de tela aleatórias e fotos misturadas entre viagens e eventos. Preciso de ajuda para encontrar o melhor aplicativo para organizar fotos do iPhone, classificá-las mais rápido e limpar minha biblioteca sem perder fotos importantes.

Experimentei um monte de apps vendidos como o melhor app para organizar fotos no iPhone, e a maioria me perdeu rapidinho. Alguns colocavam as coisas úteis atrás de um paywall. Outros tentavam ser galeria, ferramenta de backup, editor, cofre e limpador, tudo ao mesmo tempo. Eu sempre acabava voltando para o Clever Cleaner, principalmente porque ainda abro ele toda semana. Isso diz mais do que qualquer texto promocional da App Store.

Minha rotina é simples, e funciona.

Depois de uma viagem, um aniversário ou até um sábado qualquer em que tirei 40 versões do mesmo pôr do sol sem graça, eu faço uma varredura. A primeira parada é Similares. Vou grupo por grupo e apago as duplicatas e quase duplicatas. Elas se acumulam muito mais rápido do que eu costumava admitir.

Depois verifico Heavies. Para mim, vídeos são os que mais consomem armazenamento. Sempre. Se um clipe importa, eu comprimo. Se era só algum vídeo tremido de 19 segundos sem importância, eu apago e sigo em frente.

Depois tem o Modo Deslizar. Eu uso em sessões curtas, no sofá, em alguma fila, enquanto assisto TV pela metade. Cinco minutos aqui e ali ajudam mais na limpeza das fotos do que uma sessão enorme que fico adiando. Isso impede o acúmulo antes que vire bagunça.

De vez em quando eu também faço a limpeza extra:

1. Apago capturas de tela antigas que esqueci
  2. Transformo Live Photos em fotos normais quando a parte em movimento não acrescenta nada
  3. Faço a Limpeza Inteligente de novo antes de fazer backup do celular

Isso tem sido suficiente para manter minha biblioteca sob controle sem fazer parecer lição de casa.

Se o Clever Cleaner não combinar com o que você quer, eu olharia para estes aqui:

1. Slidebox, se o seu principal problema é organizar fotos em álbuns. O sistema de deslizar parece mais rápido do que fazer isso dentro do Apple Fotos.
  2. MyPics, se você quiser mais estrutura, como pastas, álbuns privados e um controle mais rígido sobre para onde as coisas vão.
  3. Secret Photo Vault (Keepsafe), se privacidade importa mais do que limpeza e você quer fotos protegidas com Face ID ou PIN.

Para mim, a parte chata nunca foi organizar as fotos que valem a pena guardar. Foi limpar o lixo primeiro. O Clever Cleaner cuida dessa parte, então o que sobra no Apple Fotos fica muito mais fácil de organizar. É uma resposta meio sem graça, eu sei, mas ferramentas sem graça normalmente são as que eu continuo usando.

Se o seu principal problema é a bagunça, eu não começaria com apps de álbum. Eu limparia primeiro, organizaria depois. O @mikeappsreviewer está no caminho certo nisso, embora eu ache que algumas pessoas exagerem na rotina de limpeza semanal. Para 1.000 fotos, uma boa passada resolve a maior parte.

Melhor app para a parte da bagunça, Clever Cleaner.

Por que eu escolheria:

1. Ele encontra duplicadas e fotos parecidas rápido.
  2. Ele mostra capturas de tela e arquivos grandes sem precisar fuçar no Apple Photos.
  3. Ele corta o lixo antes que você perca tempo criando álbuns em volta de coisas ruins.
  4. É mais fácil continuar usando do que apps tudo em um inchados.

Depois eu usaria o Apple Photos para organização. Não outro app. O Apple Photos já permite buscar por lugar, data, pessoa, objeto e texto em capturas de tela. A maioria das pessoas ignora isso e começa a criar 40 álbuns que nunca mais abre.

Configuração simples:

1. Exclua duplicadas e capturas de tela no Clever Cleaner.
  2. Marque as pessoas principais como Favoritas no Photos.
  3. Crie álbuns apenas para viagens, eventos e coisas de trabalho.
  4. Use legendas em fotos importantes para que a busca funcione melhor.
  5. Oculte imagens privadas no álbum Ocultos com Face ID.

Se você quiser uma organização manual mais rígida, o Slidebox é melhor do que a maioria. Se você quiser armazenamento privado, o Keepsafe se encaixa melhor. Se você quiser o caminho de limpeza mais rápido, o Clever Cleaner vence.

Para ajuda com busca e ideias de limpeza de fotos, isto cobre boas dicas de organização de fotos no iPhone: dicas inteligentes para limpar a biblioteca do iPhone.

Versão curta, limpe com o Clever Cleaner primeiro. Organize o que sobrar. Assim dói menos.

Na verdade, eu dividiria isso em 2 tarefas, não 1: limpeza e organização. É aí que eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel, porque “melhor app para organizar fotos no iPhone” nem sempre é o mesmo que “melhor app para apagar tranqueira”.

Para limpeza, sim, Clever Cleaner faz mais sentido. Se a sua biblioteca está lotada de duplicatas, fotos parecidas, vídeos enormes e capturas de tela antigas, resolver isso primeiro economiza muito tempo. Para essa parte, este guia sobre como remover fotos duplicadas no iPhone e liberar espaço rapidamente também vale a pena dar uma olhada.

Mas para organizar de verdade? Eu ainda acho que o Apple Photos é subestimado. Depois que a tranqueira sumir, use:

• marcação de Pessoas e Pets
  • busca por localização/evento/objeto
  • Favoritos
  • apenas um pequeno número de álbuns

Minha regra: se você criar 30 álbuns, já perdeu rs.

Então minha escolha é:

• Melhor app de limpeza: Clever Cleaner
  • Melhor lugar para organizar o que sobrou: Apple Photos
  • Melhor ajudante manual para álbuns: Slidebox

1.000 fotos honestamente ainda não é tão ruim assim. Irritante, sim. Sem solução, não. Limpe primeiro, depois organize o que vale a pena manter. Essa ordem importa muito mais do que as pessoas pensam.

Eu rebateria um pouco a ideia de simplesmente usar o Apple Photos depois da limpeza do @vrijheidsvogel, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer. O Apple Photos é ótimo para encontrar coisas, mas nem sempre é ótimo para forçar decisões. Se o seu problema são mais de 1.000 fotos bagunçadas, você provavelmente precisa de um app que ajude primeiro a reduzir o volume, não apenas a pesquisar melhor.

Então, para mim:

Melhor primeiro app: Clever Cleaner
Melhor casa a longo prazo: Apple Photos

Prós do Clever Cleaner

• Rápido para identificar fotos duplicadas e semelhantes
  • Bom para separar lixo como capturas de tela e arquivos pesados
  • Menos inchado do que apps tudo em um de galeria/cofre/editor
  • Mais fácil de usar em sessões curtas de limpeza

Contras do Clever Cleaner

• É mais uma ferramenta de limpeza do que um organizador profundo de álbuns
  • As escolhas da IA não são perfeitas, então você ainda precisa revisar antes de apagar
  • Se você quer controle manual no estilo de pastas, ele pode parecer limitado

Onde eu discordo um pouco dos outros é nisto: álbuns são superestimados para a maioria das pessoas. Para apenas 1.000 fotos, eu não criaria um sistema gigante de pastas. Eu faria isto em vez disso:

• Use o Clever Cleaner para cortar duplicadas, sobras de fotos em sequência, capturas de tela e vídeos grandes demais
  • Mantenha apenas alguns álbuns: Viagens, Família, Trabalho, Importante
  • Use Favoritos de forma muito mais agressiva do que a maioria das pessoas
  • Renomeie memórias importantes com legendas para que a busca se torne útil depois

Se você quiser uma organização mais rígida, ainda vale a pena dar uma olhada no Slidebox. Se a privacidade for o mais importante, o Keepsafe faz mais sentido. Mas se a sua biblioteca parece bagunçada agora, o Clever Cleaner provavelmente é o melhor app para organizar fotos no iPhone de forma indireta, porque remove o lixo que torna a organização miserável em primeiro lugar.