Melhor ferramenta para recuperar arquivos de um cartão CF com pastas excluídas?

Excluí acidentalmente várias pastas do meu cartão CF antes de fazer backup das minhas fotos, e agora estou tentando recuperar os arquivos perdidos. Preciso de ajuda para encontrar a melhor ferramenta de recuperação de dados para cartão CF que possa restaurar com segurança as pastas e imagens excluídas sem piorar a situação.

Eu fotografo eventos profissionalmente e, sim, já tive aquela sensação horrível no estômago. Você conecta um cartão CompactFlash depois de um trabalho longo, e o computador não mostra nada ou, pior, diz que o cartão precisa ser formatado. Já tive que recuperar arquivos de cartões CF com problemas mais de uma vez, então aqui está a abordagem que sigo quando isso acontece.

Meu primeiro passo é usar um software de recuperação de dados, imediatamente. Não fico perdendo tempo com ferramentas internas aleatórias primeiro. Pelo que vi, Disk Drill tem sido a opção menos irritante e a que lidou com meus arquivos RAW com menos problemas. Já usei em arquivos CR2, NEF e ARW, além de clipes de vídeo grandes divididos por todo o cartão. O PhotoRec funciona, claro, mas joga tudo em uma bagunça e remove os nomes originais. O Recuva pareceu fraco com formatos de câmeras profissionais. O Disk Drill me poupou tempo porque eu podia visualizar os arquivos antes, o que importa quando você está tentando distinguir uma foto corrompida de uma aproveitável.

O que eu faria primeiro

1. Instale o aplicativo de recuperação na unidade principal do seu computador. Coloque-o na unidade interna, não no cartão CF. Não grave nada no cartão.
  2. Faça uma imagem completa do cartão. Se o cartão estiver instável, lento ou apresentar erros de leitura, crie primeiro um backup byte a byte. Analise o arquivo de imagem em vez de forçar o cartão original repetidamente.
  3. Analise o cartão ou a imagem. Direcione o software para a fonte correta e deixe-o terminar. Não continue interrompendo e reiniciando a análise, a menos que ela trave completamente.
  4. Visualize o que ele encontra. Eu sempre verifico fotos e clipes antes de restaurar. Isso economiza tempo e dá uma ideia aproximada do que sobreviveu intacto.
  5. Recupere os arquivos em outro lugar. SSD interno, SSD externo, outro disco rígido, qualquer um. Não restaure de volta no mesmo cartão CF. Se fizer isso, você corre o risco de sobrescrever o que está tentando salvar.

Enquanto a análise é executada, há algumas regras que eu trataria como inegociáveis. Em muitos desses casos, os arquivos ainda estão no cartão. O que está danificado é o índice do sistema de arquivos, não os dados de imagem em si. Portanto, seu trabalho é evitar fazer com que o cartão regrave qualquer coisa.

Regras que aprendi da maneira mais difícil

1. Pare de fotografar no cartão. Não faça fotos de teste. Não copie tranqueira para ele para verificar se ainda funciona. Cada nova gravação aumenta as chances de perder os arquivos antigos de vez.
  2. Ignore qualquer mensagem de formatação. Se o Windows ou o macOS disser que o cartão está ilegível e quiser formatá-lo, clique em não. Não deixe o sistema corrigir nada ainda.
  3. Use um leitor de cartão. Parei de usar a conexão USB da câmera para esse tipo de coisa. Um leitor de cartão adequado dá ao computador um acesso melhor em baixo nível, e as ferramentas de recuperação tendem a funcionar melhor com ele.
  4. Verifique se o cartão ainda aparece nas ferramentas do sistema. No Windows, abra o Gerenciamento de Disco. No Mac, abra o Utilitário de Disco. Se o cartão CF aparecer com uma capacidade aproximadamente correta, as chances de recuperação ainda são razoáveis. Se ele não aparecer de jeito nenhum, ou se o cartão entortou, rachou ou foi danificado por calor, o software talvez não resolva.
  5. Se os vídeos voltarem corrompidos, tente repará-los após a recuperação. Já tive clipes recuperados que não reproduziam mesmo quando o tamanho do arquivo parecia correto. O VLC às vezes ajuda se você configurá-lo para sempre reparar arquivos AVI danificados. Em alguns casos, o Untrunc também valeu a tentativa, principalmente para cabeçalhos danificados.
  6. Corrija o cartão só depois que seus arquivos estiverem seguros. Depois que as fotos e os vídeos forem copiados e verificados, aí você pode pensar em reparar o cartão. O CHKDSK no Windows ou o Primeiros Socorros no Mac podem ajudar. Na maioria das vezes, depois de verificar a recuperação, eu formato o cartão na câmera e o observo de perto na próxima sessão.

Uma coisa que vale a pena verificar

Se a sua máquina reconhecer corretamente o tamanho do cartão, como um cartão de 32 GB aparecendo com aproximadamente 32 GB, eu continuaria com a recuperação por software antes de presumir que o cartão está morto. Se o sistema não reconhecer nada ou se o cartão se desconectar a cada poucos segundos, talvez seja caso de laboratório. Já vi cartões em que o software foi suficiente, e outros em que o próprio hardware estava inutilizado.

Versão curta

Pare de usar o cartão CF. Não o formate. Leia-o por meio de um leitor de cartões. Faça um clone primeiro se ele parecer instável. Faça a varredura com Disk Drill. Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Depois teste os arquivos, especialmente os vídeos.

É uma sensação péssima quando isso acontece, eu sei. Ainda assim, se você agir com cuidado e não gravar nada novo no cartão, seus arquivos muitas vezes ainda têm chance.

Pastas excluídas em um cartão CF geralmente podem ser recuperadas se você parou de usar o cartão imediatamente. Essa parte importa mais do que o aplicativo.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer sobre o Disk Drill. Minha pequena discordância é a seguinte. Se as pastas sumiram, mas o cartão ainda é lido normalmente, eu tentaria primeiro uma varredura completa antes de gastar tempo com etapas extras de reparo. Mexer menos no cartão é melhor.

O que eu escolheria:

1. Disk Drill
    Melhor se você quer estrutura de pastas, visualizações e suporte para formatos RAW. Em cartões CF, isso ajuda muito se você fotografou em CR2, NEF, RAF, ARW ou vídeo. A Deep Scan é sólida quando as pastas excluídas não aparecem mais em uma varredura normal.

2. R-Studio
    Melhor se você se importa em reconstruir o sistema de arquivos original e a árvore de pastas. É menos amigável. Mais técnico. Melhor para casos extremos.

3. PhotoRec
    Bom como último recurso. Gratuito. Muitas vezes recupera os arquivos, mas os nomes de arquivos e as pastas ficam uma bagunça. Para milhares de fotos, isso cansa rápido.

Então, se você quer o melhor equilíbrio, eu começaria com o Disk Drill. Se o Disk Drill encontrar arquivos, mas a recuperação de pastas parecer ruim, experimente o R-Studio depois.

Algumas coisas que as pessoas ignoram:

• Classifique os resultados por tipo de arquivo e data em que a foto foi tirada. Isso ajuda a localizar rapidamente o conjunto de pastas excluídas.
  • Recupere primeiro um pequeno lote. Abra os RAWs em 100 por cento e verifique se há corrupção.
  • Se o cartão foi formatado na câmera após a exclusão, a recuperação ainda é possível. Procure por recover files from a formatted CF card. A mesma ideia, dano diferente.

Este título do guia também é mais limpo para busca:
recuperar arquivos de um cartão CF formatado, passos rápidos que funcionam

Se o cartão CF desconecta, mostra 0 bytes ou faz cliques no leitor, pule o software e vá para um laboratório. Se ele monta mais ou menos normalmente e mostra o tamanho correto, a recuperação por software ainda tem uma boa chance.

Estou com @mikeappsreviewer e @jeff em um ponto principal: se o cartão CF ainda monta e mostra a capacidade correta, a recuperação por software é o caminho. Onde eu discordo um pouco é em partir direto para a ferramenta mais avançada toda vez. Se você só excluiu pastas e não reutilizou o cartão, esse é, na verdade, um dos casos de recuperação mais limpos.

Para essa situação específica, o Disk Drill provavelmente é a melhor primeira escolha para recuperação de dados de cartão CF. Não porque seja mágico, mas porque tende a fazer as coisas práticas de que as pessoas realmente precisam: visualizar fotos, separar claramente os dados encontrados/excluídos, e geralmente faz um trabalho decente com arquivos de câmera em vez de transformar a recuperação em uma gaveta de bagunça. Se o seu objetivo é recuperar pastas excluídas de um cartão CompactFlash sem passar a noite inteira organizando arquivos sem nome, isso importa muito.

Minha opinião:

• Disk Drill: melhor primeira tentativa para pastas excluídas, fotos RAW e um fluxo de trabalho normal para humanos
  • R-Studio: melhor se a estrutura de pastas for muito importante e você não se importar com uma interface mais técnica
  • PhotoRec: ok se gratuito for o único requisito, mas o caos na nomeação dos arquivos é real

Uma coisa que eu acrescentaria e na qual eles realmente não deram ênfase suficiente: se as pastas excluídas continham fotos da mesma sessão, verifique os metadados após a recuperação, não apenas as miniaturas. Já tive arquivos que eram visualizados normalmente, mas depois se comportavam de forma estranha no Lightroom. Recupere primeiro de 20 a 30 arquivos e teste-os no aplicativo que você realmente usa.

Além disso, se as pastas foram excluídas na câmera, a recuperação pode ser um pouco mais bagunçada do que uma exclusão no desktop. Ainda é recuperável, só que às vezes é menos limpo.

Para quem estiver pesquisando sobre isso, este é um tópico útil sobre dicas de recuperação de dados de cartão CF para fotos e pastas excluídas.

Versão curta: pare de usar o cartão, use um leitor, faça a varredura com Disk Drill primeiro, recupere para outra unidade e verifique os arquivos antes de fazer qualquer outra coisa. Se o Disk Drill encontrar os arquivos, mas a árvore de pastas estiver uma bagunça total, então tente o R-Studio. Se o cartão começar a desconectar ou apresentar leituras estranhas, pare de mexer nele porque isso pode piorar rápido.

Eu contestaria um pouco a mentalidade de folder tree first. Se as pastas foram excluídas, mas o cartão CF não foi reutilizado, o verdadeiro ganho é recuperar os dados das imagens de forma limpa antes de buscar a estrutura perfeita.

Para isso, Disk Drill é uma boa primeira opção.

Prós

• Bom com formatos RAW e mídias comuns de câmera
  • A visualização ajuda a filtrar lixo rapidamente
  • Geralmente é mais fácil de organizar do que o PhotoRec
  • Fluxo de trabalho melhor para iniciantes do que o R-Studio

Contras

• Não é a opção mais barata
  • A recuperação de pastas nem sempre é perfeita
  • Verificações profundas podem retornar duplicatas
  • Em cartões muito danificados, não é uma ferramenta milagrosa

Concordo em grande parte com @jeff, @sternenwanderer e @mikeappsreviewer que o PhotoRec funciona mais como um recipiente de salvamento e o R-Studio é melhor quando você quer uma reconstrução séria do sistema de arquivos. Minha única discordância é que eu não ficaria obcecado em restaurar as pastas excluídas originais se os próprios arquivos puderem ser recuperados e estiverem intactos.

Uma dica extra: verifique se o seu cartão CF usa FAT32 ou exFAT. Em cartões CF mais antigos com FAT32, os metadados de pastas excluídas podem desaparecer mais rápido, então os aplicativos de recuperação podem encontrar as fotos, mas reconstruir mal os nomes das pastas. Isso é normal.

Então, minha ordem:

1. Disk Drill
  2. R-Studio
  3. PhotoRec

Se o cartão começar a travar o leitor, pare por aí e faça uma imagem dele primeiro ou procure um laboratório profissional.