Eu apaguei acidentalmente fotos do cartão de memória da minha câmera Nikon antes de fazer backup, e algumas delas são realmente importantes. Estou procurando o melhor método ou software gratuito para recuperar fotos apagadas da Nikon que realmente funcione e não danifique ainda mais o cartão.
Sim, com limites.
A primeira coisa que aprendi da forma mais difícil: pare de usar o cartão SD agora mesmo. Se as fotos excluídas foram sobrescritas, apps gratuitos não vão trazê-las de volta. Então não tire mais fotos. Não mova arquivos para o cartão. Não o formate novamente. Cada gravação extra reduz suas chances.
Se você quer o caminho mais fácil, eu tentaria Disk Drill primeiro. Ele não é totalmente gratuito, mas no Windows você tem até 100 MB de recuperação sem custo. Para teste, isso ajuda. Às vezes é suficiente para alguns JPEGs. Às vezes também para alguns arquivos RAW, se não forem muito grandes.
O que eu faria:
- Tire o cartão SD da Nikon e conecte-o ao computador com um leitor de cartões.
- Instale o Disk Drill no seu computador. Não instale nada no cartão SD.
- Abra-o, escolha o cartão SD e clique em Search for lost data.
- Execute o Universal Scan. Na maioria dos casos, arquivos excluídos e cartões formatados rapidamente têm melhor resultado com isso.
- Depois da varredura, abra Review found items e verifique Pictures. Se você precisar de arquivos RAW da Nikon, procure por .NEF.
- Visualize os arquivos antes da recuperação. Se a prévia abrir normalmente, eu consideraria isso um bom sinal.
- Recupere os arquivos para o seu PC ou outra unidade. Não de volta para o cartão SD.
Se você precisar de mais de 100 MB e não quiser pagar, o PhotoRec é a opção gratuita mais comum. Eu já usei. Funciona, embora pareça antigo e um pouco rústico. Sem prévias. Os nomes dos arquivos muitas vezes voltam embaralhados em nomes genéricos sem sentido. Ainda assim, a recuperação em si é sólida em muitos casos.
Algumas coisas que valem a pena verificar antes de perder uma hora:
- Se você fotografa em NEF, confirme que o app oferece bom suporte a NEF. Algumas ferramentas gratuitas lidam bem com JPEG e desmoronam com RAW.
- Se os arquivos NEF recuperados se recusarem a abrir no app Fotos do Windows, não presuma que estejam perdidos. Primeiro tente um software com suporte a RAW da Nikon.
- Se você também perdeu vídeos, execute o Advanced Camera Recovery no Disk Drill após a varredura normal. Já vi varreduras padrão não encontrarem arquivos de vídeo de câmera.
Além disso, procure cópias antes de fazer a recuperação. Já vi pessoas esquecerem que já tinham importado tudo. Verifique seu computador, SnapBridge, Nikon Image Space, Google Fotos, Dropbox, o que quer que você use.
Mais uma coisa. Se o cartão SD estiver fisicamente danificado, não for detectado ou continuar perdendo conexão durante a varredura, eu pararia por aí. Recuperação caseira em um cartão com defeito piora rápido. Nesse ponto, uma empresa de recuperação é a opção mais segura.
Então sim, a recuperação gratuita é possível em alguns casos. Eu começaria com Disk Drill porque é fácil e dá uma resposta rápida sobre se as fotos da Nikon ainda estão lá. Se você precisar de uma opção sem custo e sem limite, o PhotoRec vale a tentativa, mesmo que a interface pareça de 2009.
Pare de usar primeiro o cartão SD da Nikon. Essa parte do @mikeappsreviewer está certíssima. Se você continuou fotografando, as taxas de recuperação caem rápido.
Minha visão priorizando o grátis é um pouco diferente. Eu começaria com o Windows File Recovery só se o cartão aparecer normalmente no Windows e você quiser um teste sem custo. Ele é feio, só funciona por linha de comando e não é nada prático, mas para JPEGs apagados simples às vezes consegue recuperar os arquivos. Para RAW da Nikon, os resultados são menos consistentes.
Se você quiser maiores chances com menos dor de cabeça, o Disk Drill continua sendo o caminho mais fácil para recuperar fotos da Nikon de um cartão SD. Eu não gosto do limite da versão grátis, então discordo de chamá-lo de a melhor opção gratuita. A opção mais fácil, sim. A melhor opção totalmente gratuita, não.
O que eu verificaria antes de escanear:
- Veja a pasta DCIM no cartão pelo computador. Às vezes os arquivos estão ocultos, não sumiram.
- Verifique importações do Nikon SnapBridge, pastas de sincronização na nuvem, catálogos antigos do Lightroom.
- Se você usou um Mac, veja também o histórico de importação do Fotos.
Melhor forma de recuperar fotos apagadas de um cartão SD da Nikon:
veja um guia rápido de recuperação de fotos de cartão SD da Nikon
Se o cartão pedir para formatar, não faça isso. Se ele desconectar, pare. A partir daí, tentar por conta própria fica arriscado rapidamente. O PhotoRec é poderoso, o Disk Drill é mais fácil, o Windows File Recovery é grátis, mas sinceramente é meio chato de usar.
Eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @codecrafter realmente bateram o suficiente: faça primeiro uma imagem do cartão SD se as fotos forem muito importantes. Não uma cópia e cola dos arquivos, mas uma imagem real setor por setor. Assim, se você atrapalhar uma varredura ou o cartão começar a se comportar de forma estranha, ainda terá uma cópia congelada para trabalhar. No Linux ou no Mac, dd/ddrescue funciona. No Windows, o USB Image Tool é gratuito e simples o suficiente.
Para recuperação totalmente gratuita de fotos apagadas da Nikon, eu provavelmente classificaria assim:
- PhotoRec para a recuperação gratuita mais profunda
- Recuva se foi uma exclusão simples e o cartão está saudável
- Disk Drill se você quiser a interface mais fácil e visualização prévia, mesmo com o limite gratuito
Pequena discordância com a ideia de começar com ferramentas de linha de comando. Eu não mandaria a maioria das pessoas para o Windows File Recovery primeiro, a menos que elas já gostem de mexer com terminal. É gratuito, claro, mas meio sofrido para cartões de câmera e não é minha primeira escolha para arquivos NEF.
Além disso, se o cartão foi usado na câmera após a exclusão, tente classificar os arquivos recuperados por tamanho. Arquivos Nikon NEF que voltam super pequenos geralmente já eram. JPEGs podem sobreviver com mais frequência.
Mais uma coisa que muita gente ignora: alguns corpos de câmera Nikon gravam arquivos sidecar ou de banco de dados que confundem as pessoas, fazendo-as pensar que as fotos ainda estão lá. Se você só vê pastas, mas nenhuma imagem de verdade, isso normalmente significa que a exclusão realmente aconteceu.
Se você quiser leitura extra além das postagens de usuários reais, este tópico tem dicas práticas de recuperação de fotos da Nikon feitas por fotógrafos.
Versão curta: pare de usar o cartão, faça a imagem dele primeiro e depois escaneie a imagem com o PhotoRec ou o Disk Drill. Recupere para o seu computador, não de volta para o cartão SD.
Um ângulo que faltou de @codecrafter, @stellacadente e @mikeappsreviewer: verifique a própria Nikon antes da recuperação. Alguns corpos ainda conseguem exibir imagens na reprodução mesmo quando o cartão parece vazio em um computador. Se a câmera as enxergar, tente importar via USB com o software da Nikon ou fazer uma cópia direta antes de executar qualquer recuperação por varredura.
Se o cartão não foi reformatado e você apenas excluiu arquivos, eu tentaria nesta ordem:
- Teste o cartão na câmera e em outro leitor.
- Se os arquivos estiverem invisíveis, mas o espaço ainda estiver sendo usado, copie toda a estrutura do cartão para o seu PC, se possível.
- Se não der, execute uma varredura de recuperação.
Minha opinião sobre o Disk Drill:
Prós
- Visualização prévia muito fácil
- Bom para encontrar JPEG e frequentemente NEF
- Mais limpo do que a maioria das ferramentas de recuperação
Contras
- O limite de recuperação gratuita é pequeno
- Varreduras profundas podem retornar nomes de arquivos bagunçados
- Não é minha primeira escolha se o cartão estiver falhando fisicamente
Uma pequena discordância com o rótulo habitual de melhor gratuito: o Disk Drill é uma ótima ferramenta para uma primeira varredura, não a melhor opção realmente gratuita e ilimitada. Para fotos importantes da Nikon, a visualização prévia é valiosa, porque informa rapidamente se os arquivos são realmente recuperáveis. Se as visualizações falharem em todos os casos, pare de perder tempo e considere um laboratório.