Meu iPhone diz que o armazenamento está cheio mesmo depois que esvaziei a pasta Apagados Recentemente e removi um monte de fotos e vídeos. Estou tentando liberar espaço, mas a quantidade de armazenamento usado mal mudou. Preciso de ajuda para descobrir o que ainda está ocupando espaço e como realmente limpar o armazenamento do iPhone.
Eu me deparei com isso no meu próprio iPhone e, sim, pouco armazenamento e travamentos de apps geralmente andam juntos. Quando o telefone está lotado, o iOS fica sem espaço para arquivos temporários, dados em cache, atualizações e tarefas em segundo plano. O que eu notei primeiro foi lentidão, depois fechamentos aleatórios de apps e então o aviso de armazenamento.
Antes de limpar qualquer coisa, confirme se o aviso é legítimo. O Safari e páginas suspeitas no YouTube às vezes exibem alertas falsos no estilo da Apple. Eu ignoro o pop-up e verifico no próprio telefone. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e espere um pouco o gráfico carregar. Se você ainda tiver alguns GB livres, o alerta provavelmente era falso. Se a barra estiver vermelha e lotada, então sim, o problema é o armazenamento.
Uma coisa me confundiu na primeira vez. Apagar fotos não libera espaço imediatamente. O iPhone as move para Apagados Recentemente por 30 dias. Então você apaga 12 GB de vídeos, se sente produtivo, mas o armazenamento quase não muda. Eu fiz isso uma vez e achei que o telefone estava com defeito. Abra Fotos, role até Utilitários, abra Apagados Recentemente e então remova tudo dali. Até você fazer isso, o espaço continua ocupado.
Se o armazenamento ainda parecer ruim depois de esvaziar essa pasta, verifique Dados do Sistema. A Apple costumava chamar isso de Outros. Ali ficam caches, logs, arquivos temporários e restos de apps como Instagram, Safari, Spotify, TikTok, coisas assim. Uma simples reinicialização me ajudou mais do que eu esperava. Desligue, ligue de novo e então verifique o armazenamento outra vez. Para apps inchados, eu parei de tentar procurar configurações de cache escondidas. Apaguei o app e reinstalei. Chato, sim. Funcionou.
No meu iPhone 13, a lentidão ficou feia. Havia atraso ao digitar. A galeria demorava uma eternidade para abrir. Até o Mensagens parecia travado. Primeiro tentei o caminho manual, passando por Fotos, Arquivos, Downloads e anexos antigos no Mensagens. Isso consumiu tempo demais.
Então experimentei um app de limpeza e acabei ficando com o Clever Cleaner. Eu não confio na maioria desses apps, então eu já esperava encontrar um bloqueio de pagamento depois de dois toques. Não aconteceu. Sem pop-up de assinatura, sem spam de anúncios, sem aquele ciclo estranho de ofertas. O que mais importava para mim era a privacidade. Ele mantém o processamento no dispositivo, então sua biblioteca de fotos não é enviada para outro lugar para análise.
A parte que eu mais usei foi a ferramenta de correspondência de fotos. Ela agrupou fotos quase duplicadas, o que ajudou porque eu tinha vários grupos da mesma nota fiscal, da mesma foto do gato, do mesmo vídeo borrado de show. Ela também escolhia a melhor foto, o que me poupou de abrir cada imagem uma por uma. A outra seção útil foi a visualização de arquivos grandes. Isso facilitou identificar vídeos enormes e capturas de tela gigantes rapidamente. Encontrei vários clipes com mais de 400 MB e tirei alguns do telefone. Depois que limpei cerca de 15 GB, a lentidão parou. Os apps também pararam de travar. Fiquei meio irritado por ter demorado tanto para fazer isso.
Se você já esvaziou Apagados Recentemente, reiniciou, removeu o inchaço dos apps e o armazenamento ainda está sendo engolido por Dados do Sistema, então talvez você esteja lidando com um daqueles bugs estranhos do iOS. Nesse ponto, eu faria backup do telefone, apagaria tudo e restauraria a partir do backup. É um saco. Mesmo assim, isso tende a limpar informações corrompidas de armazenamento residual e reorganizar a bagunça.
Eu faria nesta ordem.
1. Verifique o armazenamento em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
2. Esvazie Apagados Recentemente em Fotos.
3. Reinicie o iPhone.
4. Apague e reinstale apps com caches enormes.
5. Descarregue ou remova vídeos grandes, downloads e anexos de mensagens.
6. Use uma ferramenta de limpeza se a organização manual estiver demorando uma eternidade.
7. Faça backup e redefina se Dados do Sistema ainda se recusar a diminuir.
Comece pelo básico. Apagados Recentemente e uma reinicialização resolveram uma boa parte disso para mim. Se a sua biblioteca for enorme, use uma ferramenta e poupe a si mesmo uma hora de rolagem. Espero que ajude.
Se o número mal mudou depois de esvaziar Apagados Recentemente, eu olharia em 3 lugares que as pessoas deixam passar.
-
Mensagens.
Abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens. Conversas antigas com fotos, notas de voz, GIFs e vídeos se acumulam rápido. Uma vez liberei 8 GB ali em um telefone. A maioria das pessoas nunca verifica isso. -
App Arquivos e Downloads.
Downloads do Safari, PDFs, ZIPs, vídeos editados, arquivos salvos do WhatsApp, tudo fica ali em silêncio. Abra Arquivos > Explorar > No Meu iPhone e iCloud Drive. Classifique por tamanho se precisar. O mesmo vale para apps de streaming com downloads offline. -
Comportamento do Fotos do iCloud.
Se você usa Fotos do iCloud com Baixar e Manter Originais, seu telefone mantém cópias completas. Excluir alguns itens pode não fazer muita diferença se a biblioteca for enorme. Mudar para Otimizar Armazenamento do iPhone geralmente libera muito mais do que apagar fotos aleatórias.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma parte. Reinstalar apps grandes ajuda, mas eu verificaria primeiro o armazenamento específico dos apps, porque alguns permitem remover downloads sem perder logins e ajustes. Netflix, Spotify, Podcasts, YouTube, dados de mapas, tudo vale a pena conferir.
Além disso, os números de armazenamento no iPhone costumam demorar para atualizar. Às vezes leva um tempo para recalcular. Conecte-o à energia, conecte ao Wi‑Fi, deixe bloqueado por 20 a 30 minutos e depois verifique de novo. O iOS faz alguma limpeza quando está ocioso. Irritante, mas verdade.
Se a sua biblioteca de fotos for o principal problema, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para fotos duplicadas e vídeos grandes. Este guia sobre os melhores apps de limpeza com IA para liberar armazenamento no iPhone mostra como ferramentas como essa se saem em testes reais e facilita comparar as opções.
Última coisa. Verifique o Mail. O app Mail mantém anexos grandes por mais tempo do que as pessoas imaginam. Uma vez liberei 3 GB ali. A Apple esconde essa bagunça muito bem.
Se o número de Fotos não caiu muito, eu pararia de encarar Fotos e olharia para coisas que o iPhone esconde bem na sua frente.
Uma grande que ninguém mencionou o bastante: arquivos de atualização do iOS que falharam. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e veja se tem um arquivo do iOS parado lá. Já vi pacotes de atualização antigos ocuparem vários GB sem motivo. Apague isso se aparecer.
Também confira Podcasts, Gravador, GarageBand, iMovie, CapCut, Lightroom etc. Esses apps guardam lixo exportado e arquivos de projeto que não aparecem do jeito que as pessoas esperam. O mesmo vale para o Chrome, não só para o Safari. O cache do navegador pode ficar estupidamente grande.
Eu meio que discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre reinstalar todos os apps grandes logo de cara. Funciona, claro, mas é um saco e às vezes apaga downloads/configurações que você realmente queria manter. Eu focaria primeiro em apps de criação de conteúdo e apps de mídia porque geralmente são os piores culpados.
Outro bem sorrateiro: mídia sincronizada de um Mac ou PC. Músicas antigas, filmes, episódios de TV. As pessoas esquecem que esse material ainda está localmente no aparelho.
Se o gráfico de armazenamento estiver obviamente errado, deixe o iPhone conectado à energia durante a noite no Wi-Fi. Às vezes o iOS recalcula tarde, o que é o auge do comportamento da Apple.
E se organizar a bagunça das fotos manualmente estiver te deixando maluco, o Clever Cleaner é sinceramente uma das melhores opções para encontrar fotos duplicadas e vídeos enormes rápido. Além disso, este guia completo do app Clever Cleaner para limpeza do armazenamento do iPhone facilita ver o que ele realmente faz antes de instalar.
@sonhadordobosque tinha razão sobre o Mail ser sorrateiro, mas eu acrescentaria isto também: se o Mail estiver enorme, remover e adicionar a conta de novo pode limpar o cache antigo de anexos mais rápido do que ficar mexendo nisso para sempre.
Se depois de tudo isso os “Dados do Sistema” ainda estiverem absurdos, aí é quando backup + restauração vira a solução chata, mas real. Triste, burro, eficaz.