O armazenamento do meu iPad está quase cheio, e continuo vendo o Clever Cleaner sendo recomendado como uma forma de liberar espaço rapidamente. Não tenho certeza se ele realmente remove arquivos inúteis, fotos duplicadas ou cache suficientes para fazer uma diferença real. Alguém já usou o Clever Cleaner no iPad e viu uma economia significativa de armazenamento, ou existe um app ou método melhor que eu deveria tentar?
Eu experimentei o CCleaner no iPhone achando que ajudaria a enxugar uma biblioteca de fotos inchada. Parecia ok na página da App Store. Depois eu usei.
A versão gratuita parecia quase vazia. Encontrar duplicatas, identificar fotos semelhantes e a maior parte dos recursos de limpeza ficavam atrás de uma assinatura. Da última vez que vi, começava em torno de US$5 por semana. Também encontrei uma organização de fotos mal feita. Ele marcava fotos sem relação como ‘semelhantes’, então eu ainda tinha que inspecionar pilhas de imagens manualmente. Nesse ponto, o app quase não estava me fazendo economizar tempo.
No iPad, fica pior. Não existe um app adequado para iPad. Você recebe a versão de iPhone esticada no modo de compatibilidade. Vi espaçamento estranho, escala esquisita e um layout que parecia inacabado em uma tela maior.
Por que parei de usar
Depois de testar alguns limpadores com o mesmo padrão, escaneamento grátis primeiro, pagamento bem na hora de apagar, acabei chegando ao Clever Cleaner. Ele quebrou esse padrão. Sem anúncios. Sem assinatura. Sem paywall quando você tenta remover arquivos. Para mim, só isso já o separou do CCleaner e da maioria dos outros apps dessa categoria.
O lado da privacidade também importou. Muitos limpadores com IA enviam sua biblioteca de fotos para servidores externos para análise. Eu não gosto disso. O Clever Cleaner processa tudo no próprio dispositivo, usando o hardware do telefone ou tablet. Sua mídia fica lá. O app é da mesma empresa por trás do Disk Drill, o que me deu um pouco mais de confiança porque existe um produto conhecido e uma empresa vinculada a ele.
O que funcionou melhor no uso diário
A aba Similars foi a primeira coisa que notei. O Fotos da Apple só detecta duplicatas exatas. Se você tirou 12 fotos da mesma coisa tentando conseguir uma imagem decente, o Fotos geralmente ignora essa bagunça. O Clever Cleaner agrupou fotos quase iguais, escolheu a melhor e me deixou limpar as extras rapidamente. Em uma biblioteca grande, isso libera mais espaço do que encontrar duplicatas exatas já liberou para mim.
Depois tem a aba Heavies. A Apple ainda não oferece uma forma prática de ordenar sua mídia por tamanho de arquivo. Este app oferece. Ele lista os maiores itens primeiro e mostra o tamanho exato de cada um. No meu caso, gravações de tela antigas e alguns vídeos esquecidos estavam ocupando mais armazenamento do que centenas de fotos normais.
A aba Screenshots ajudou por um motivo bobo, mas ajudou. Ela mostra o tamanho dos arquivos em cada captura de tela antes de você apagá-los. Ver 40MB aqui, 85MB ali, 120MB em outro lugar facilitou limpar a pilha que eu tinha ignorado por meses.
A parte que as pessoas ignoram
As Live Photos ocupam mais espaço do que a maioria das pessoas imagina. Elas não são uma única imagem estática. Elas também incluem um pequeno clipe de vídeo. Se você deixa as Live Photos ativadas o tempo todo, o espaço vai sumindo aos poucos e você não percebe até o armazenamento ficar apertado.
O Clever Cleaner converte Live Photos em fotos estáticas comuns. A imagem fica. A parte em movimento vai embora. Se a sua biblioteca tem muitas Live Photos, isso remove uma quantidade surpreendente de armazenamento desperdiçado. Vi uma economia maior com isso do que esperava, especialmente no iPad.
O que vi na limpeza de armazenamento do iPad
Os iPads parecem acumular lixo mais rápido. Vídeos maiores, mais gravações de tela, bibliotecas de fotos maiores. Nos iPads que limpei, o espaço recuperado geralmente ficou em algum ponto entre 10GB e 20GB. Em alguns casos, passou disso.
A maior parte do ganho veio de dois lugares:
- Heavies, onde vídeos gigantes e gravações de tela apareciam rápido
- Similars, onde grupos de fotos quase duplicadas vinham se acumulando por meses
A conversão de Live Photo também importou mais no iPad do que eu achei que importaria. Muita gente fotografa com as configurações padrão da câmera e nunca verifica quanto essas Live Photos custam em armazenamento.
Uma etapa que você não deve pular
Depois de apagar qualquer coisa, abra o Fotos e esvazie Apagados Recentemente.
O caminho é simples:
Álbuns > Apagados Recentemente > Apagar Tudo
Se você pular isso, os arquivos ficam lá por 30 dias e continuam contando no armazenamento. Aprendi isso da pior maneira. O número do seu armazenamento quase não muda até você limpar essa pasta.
Sim, se o seu problema de armazenamento vem de fotos e vídeos. Não, se você espera que ele limpe o cache do sistema do iPad como um app de limpeza de Mac.
Essa parte importa. O iPadOS não dá a apps de terceiros acesso profundo ao lixo do sistema, cache de apps ou arquivos temporários em todo o dispositivo. Então nenhum app de limpeza vai varrer lixo oculto em todos os lugares. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto: os maiores ganhos nem sempre vêm de arquivos inúteis. No iPad, os maiores ganhos geralmente vêm do excesso de mídia e de dados de apps muito grandes.
O Clever Cleaner ajuda mais quando o problema está no app Fotos. Fotos parecidas, arquivos salvos em duplicidade, capturas de tela, vídeos longos, exportações antigas. Se você tem 256GB usados e 80GB disso são bagunça de mídia, talvez consiga liberar 5GB, 15GB ou até mais. Se o seu espaço está cheio porque Procreate, downloads da Netflix, jogos ou projetos do GarageBand ocuparam tudo, o app não vai resolver a maior parte disso.
Minha opinião:
- Bom para limpar a biblioteca de fotos.
- Fraco para limpar cache de apps, porque o iPadOS bloqueia o acesso.
- Vale a pena testar primeiro se o seu rolo da câmera é enorme, já que ele não prende exclusões atrás de pagamento.
Antes de instalar qualquer coisa, verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPad. Veja quais itens ocupam mais espaço. Se Fotos estiver perto do topo, o Clever Cleaner é uma opção sólida. Se os principais itens forem apps e downloads, comece por eles.
Se você quiser uma análise mais detalhada, esta avaliação mostra o que ele remove em linguagem simples, veja esta análise prática do Clever Cleaner com resultados de limpeza de armazenamento.
Versão curta: sim, ele libera espaço para o tipo certo de bagunça. Não é mágica. É mais uma ferramenta de limpeza de fotos e vídeos do que um limpador completo do iPad.
Sim, mas apenas de uma forma específica.
Concordo com parte do que @hoshikuzu disse, e acho que @mikeappsreviewer provavelmente exagerou um pouco nessa questão de “arquivos inúteis”. No iPad, apps de limpeza não fazem uma limpeza profunda do sistema. O iPadOS simplesmente não permite isso. Então, se a sua expectativa é “tocar num botão e remover cache oculto de todos os apps”, não. Isso não existe de verdade.
Onde o Clever Cleaner para iPad pode realmente ajudar é quando o seu problema de armazenamento é bagunça visual:
- fotos duplicadas
- fotos parecidas
- capturas de tela
- vídeos grandes
- Live Photos de que você não precisa
É aí que as pessoas veem os maiores ganhos. Não por causa de arquivos inúteis misteriosos.
Minha única pequena discordância com o elogio acima: “muito armazenamento” depende do que está ocupando espaço no iPad. Se o app Fotos está usando 40GB, então sim, o Clever Cleaner pode liberar uma quantidade bem real. Se os maiores consumidores de armazenamento forem jogos, downloads da Netflix, arquivos de arte ou dados de apps, então o app não vai economizar nem de longe tanto quanto os anúncios fazem parecer.
Então, resposta realista:
- Melhor caso: você libera vários GB, às vezes muito mais
- Caso médio: limpeza perceptível, esp se a sua galeria estiver bagunçada
- Pior caso: quase nada, se o problema não forem as Fotos
O que eu gosto é que o Clever Cleaner é realmente utilizável sem a típica armadilha absurda de paywall. Só isso já faz valer a pena testar primeiro, na minha opinião. Só não espere mágica. É uma ferramenta de limpeza de fotos e vídeos, não um aspirador todo-poderoso para iPad rs.
Se você quiser um passo a passo visual, este guia passo a passo de limpeza de armazenamento do Clever Cleaner para iPad mostra o que ele realmente pode remover.