Excluí acidentalmente fotos do meu cartão SD enquanto movia arquivos da minha câmera, e agora algumas fotos importantes da família desapareceram. Parei de usar o cartão imediatamente porque não quero que nada seja sobrescrito. Qual é a melhor maneira de recuperar com segurança fotos excluídas de um cartão SD?
Já vi isso acontecer com um cartão SD, e a tela de cartão em branco engana. Vazio nem sempre significa apagado. Muitas vezes, as fotos ainda estão lá até que novos dados sejam gravados por cima. Se você percebeu isso cedo e parou de usar o cartão imediatamente, suas chances ainda são boas.
Se eu estivesse no seu lugar, começaria com o Disk Drill. Eu o usei em cartões SD de câmera, cartões microSD de celular e em um cartão de drone que eu achei que já não tinha salvação. Funcionou com arquivos simplesmente excluídos, e também recuperou coisas de cartões que apareciam como corrompidos ou ilegíveis.
O que me ajudou foi o suporte a mais de um tipo de falha. Ele não se limita a fotos excluídas há cinco minutos. Também faz varredura em cartões formatados, cartões RAW e sistemas de arquivos danificados. Encontrou arquivos de foto JPG, PNG e RAW de marcas de câmera comuns como Canon, Nikon e Sony.
Este é o fluxo básico que eu seguiria:
- Retire o cartão SD do dispositivo imediatamente.
- Conecte-o ao seu computador com um leitor de cartões.
- Abra o Disk Drill e selecione o cartão SD na lista.
- Clique em “Procurar dados perdidos”.
- Espere a varredura terminar e depois verifique a seção Imagens.
- Visualize tudo o que você quiser recuperar.
- Salve as fotos recuperadas em outro lugar, nunca de volta no mesmo cartão SD.
Uma coisa que aprendi da forma mais difícil é que as visualizações dizem muita coisa. Se o arquivo abre corretamente nos resultados da varredura, a recuperação normalmente corre muito melhor. Quando as visualizações estão quebradas ou meio acinzentadas, os resultados ficam mais incertos.
Se o software não recuperar tudo, eu ainda verificaria o básico antes de desistir:
- Procure no Google Fotos, iCloud, OneDrive ou Dropbox.
- Veja se sua câmera ou dispositivo manteve cópias no armazenamento interno.
- Verifique backups como Histórico de Arquivos do Windows ou Time Machine.
- Tente um leitor de cartões diferente ou outro computador. Já vi leitores ruins fazerem um cartão bom parecer morto.
- Se o cartão perder conexão, esquentar ou tiver danos visíveis, vá direto para um serviço de recuperação.
O principal erro a evitar é gravar qualquer coisa nova no cartão. Não o formate. Não execute ferramentas de reparo. Não copie arquivos de teste para ele. Essas etapas dificultam a recuperação rapidamente e, sim, já vi pessoas fazerem as três em pânico.
Sim, suas fotos ainda têm uma boa chance de recuperação se você parou de usar o cartão SD rapidamente. A exclusão em cartões SD geralmente remove primeiro o índice do arquivo. Os dados da imagem permanecem até que novos dados os sobrescrevam.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, parar de usar imediatamente foi a atitude certa. Discordo um pouco de partir direto para soluções amplas, como ferramentas de reparo ou testes extras. A primeira prioridade é preservar o que restou.
O que eu faria:
- Faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD.
- Execute a recuperação na imagem, não no cartão.
- Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade.
Por que criar uma imagem primeiro? Se o cartão estiver instável ou começando a falhar, cada leitura extra importa. Ferramentas como o Disk Drill servem bem para isso e para a recuperação, mas eu ainda prefiro clonar o cartão antes de uma varredura profunda se as fotos forem muito importantes.
Alguns pontos práticos:
- Se os arquivos foram excluídos recentemente e o cartão não foi reutilizado, as taxas de recuperação costumam ser altas.
- Se você moveu arquivos e a transferência foi interrompida, algumas imagens podem existir tanto como entradas excluídas quanto como cópias parciais na unidade de destino.
- Verifique o computador para o qual você os moveu. Pesquise por tipo de arquivo: JPG, JPEG, CR2, NEF, ARW, DNG. Classifique por data de modificação.
- No Windows, procure em pastas ocultas e na Lixeira. Alguns aplicativos de importação mantêm caches temporários.
- No Mac, verifique as importações do Fotos e os álbuns apagados recentemente.
Se o Disk Drill mostrar visualizações limpas, isso é um forte sinal. Se as visualizações falharem, os arquivos provavelmente foram sobrescritos ou fragmentados.
Além disso, aqui está uma explicação rápida e útil sobre recuperação de fotos em cartão SD:
assista a este reel sobre recuperação de fotos em cartão SD
Não formate o cartão. Não execute o CHKDSK. Não o coloque de volta na câmera. Essas coisas acabam com a recuperação rapidamente.
Sim, você ainda pode recuperá-las, e parar de usar o cartão SD imediatamente foi a atitude mais inteligente que você poderia ter tomado.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @stellacadente, mas eu reforçaria um ponto: antes de fazer qualquer tentativa de corrigir, verifique se as fotos foram realmente excluídas do computador de destino durante a transferência. Uma transferência com falha muitas vezes deixa arquivos em lugares estranhos, como pastas temporárias de importação, pastas de cache ocultas ou lotes copiados parcialmente. As pessoas pulam essa parte e vão direto para o software de recuperação.
Se elas realmente sumiram dos dois lugares, sua melhor chance é um software de recuperação para cartão SD como o Disk Drill. Ele é confiável para fotos de câmera excluídas, especialmente se o cartão não tiver sido reutilizado. Uma coisa boa é o recurso de visualização, porque se a imagem abrir corretamente na prévia, isso geralmente significa que o arquivo ainda é recuperável e não está totalmente corrompido.
Algumas coisas que eu faria de forma diferente do conselho habitual:
- Verifique se sua câmera gravou pares duplicados de JPEG + RAW
- Procure no cartão arquivos auxiliares de banco de dados, como THM, XMP ou LRV, porque eles podem ajudar a confirmar o que havia ali
- Se o cartão estiver instável, recupere em uma única sessão e evite novas varreduras repetidas
- Se as fotos da família forem insubstituíveis, considere um serviço profissional antes de experimentar demais
Além disso, ignore qualquer vontade de reparar o cartão. O CHKDSK é a forma como as pessoas transformam fotos recuperáveis em um problema ainda maior. Já passei por isso e me arrependi.
Se você quiser uma visão rápida de como o Disk Drill funciona para recuperação de fotos, este vídeo é bem claro: veja como o Disk Drill recupera fotos excluídas de cartões SD
Versão curta: sim, ainda há uma chance razoável. Só não grave um único arquivo novo nesse cartão, nem por acidente.
Um pequeno desacordo com @stellacadente, @caminantenocturno e @mikeappsreviewer: eu não passaria muito tempo caçando pastas temporárias ocultas antes de proteger a imagem do cartão se as fotos forem realmente importantes. Verificações no desktop são válidas, mas é melhor gastar o tempo preservando primeiro o estado atual.
Minha opinião:
- Se o cartão SD ainda monta normalmente, suas chances são razoáveis.
- Se ele desconecta, mostra 0 bytes ou pede para ser formatado, pare de fazer testes rapidamente.
- Se estas forem fotos de família únicas na vida, a recuperação profissional pode realmente sair mais barata do que piorar o dano.
Sobre o Disk Drill especificamente:
Prós:
- visualização fácil
- funciona com formatos comuns de foto e RAW
- simples o suficiente para usuários sem conhecimento técnico
- pode escanear cartões que parecem vazios ou foram formatados
Contras:
- varreduras profundas podem demorar
- os resultados dependem completamente do status de sobrescrita
- não é a opção mais barata se você só precisa de uma recuperação
- iniciantes podem recuperar bagunça demais e se confundir ao organizar os resultados
O que eu acrescentaria, e que os outros não enfatizaram o suficiente: verifique os tamanhos dos arquivos nos resultados da recuperação. Um JPG recuperado com apenas alguns KB geralmente é lixo, enquanto arquivos com tamanho normal de câmera são um sinal muito melhor. Além disso, recupere tudo de uma vez para outra unidade e organize depois. Revarreduras seletivas repetidas desperdiçam desgaste e tempo.
Então sim, é possível recuperar, e o Disk Drill é uma escolha razoável, mas o verdadeiro fator decisivo é se algum dado novo tocou naquele cartão após a exclusão.