Posso recuperar uma unidade que formatei por engano no Gerenciamento de Disco?

Eu usei acidentalmente o Gerenciamento de Disco para formatar a unidade errada, e agora arquivos importantes sumiram. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperar dados de uma unidade formatada por engano sem piorar a situação. Estou procurando orientações sobre as etapas de recuperação, software e se a unidade ainda pode ser restaurada.

Ainda me lembro de apagar a unidade errada. A formatação terminou, o Explorer mostrou um volume vazio e, sim, eu me senti mal por um segundo. Achei que tinha apagado tudo de vez. No fim, era ruim, mas nem sempre fatal. Se você formatou uma unidade por acidente, o primeiro passo é simples. Pare de mexer nela.

Se for uma unidade externa, desconecte-a agora. Se for interna, não instale nada, não copie arquivos, não baixe nada nela. Já vi gente piorar o dano tentando cinco soluções aleatórias em sequência. Cada nova gravação coloca os dados antigos em risco. Quando os setores são sobrescritos, não há segunda chance.

Antes de recorrer às ferramentas de recuperação, verifique se seus arquivos já existem em outro lugar. Eu sei, parece óbvio. Mesmo assim, já vi pastas desaparecidas aparecerem no OneDrive, Google Drive, iCloud e em snapshots antigos do Histórico de Arquivos do Windows. Passe cinco minutos olhando isso primeiro. Às vezes, o trabalho de recuperação de dados termina antes de começar.

O que a formatação mudou, e o que não mudou

É aqui que as pessoas se confundem. “Formatado” nem sempre significa o mesmo nível de dano.

1. Uma formatação rápida geralmente limpa os registros do sistema de arquivos, a parte que seu sistema operacional usa para rastrear arquivos e pastas. A unidade parece vazia, mas os dados brutos muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. É por isso que a recuperação após uma formatação rápida ainda costuma ser possível.

2. Uma formatação completa é outra história. Em sistemas modernos, ela geralmente grava em todo o disco e verifica setores defeituosos ao mesmo tempo. Se os dados antigos foram sobrescritos durante esse processo, um software de recuperação não vai trazê-los de volta. As chances caem muito após uma formatação completa.

Se os backups não resolverem, eu passaria para um software de recuperação. Já testei vários ao longo do tempo e, para unidades formatadas, normalmente começo com Disk Drill.

Por que este primeiro. É mais fácil do que a maioria, funciona no Windows e no Mac, e lida com sistemas de arquivos comuns sem fazer você brigar com a interface. Uma parte de que gostei mais do que esperava foi o Backup Byte a Byte. Em vez de forçar o disco original durante a recuperação, você cria uma imagem dele e analisa a imagem. Se a unidade for antiga, instável ou estiver fazendo ruídos estranhos, eu escolheria esse caminho sempre.

Fluxo básico de recuperação

1. Instale o Disk Drill em outra unidade.

2. Execute uma verificação na unidade formatada.

3. Abra as prévias dos arquivos que ele encontrar.

4. Escolha o que você quer recuperar.

5. Recupere tudo para outra unidade, nunca para a que foi formatada.

A parte da visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se uma foto aparece normalmente na prévia, ou um documento abre sem problemas ali, suas chances são melhores. Não é garantia, mas é um sinal sólido.

Se você quiser uma opção gratuita e não se importar com uma ferramenta mais limitada, o PhotoRec ainda é uma das melhores escolhas. Eu o usei anos atrás em um cartão de memória e ele recuperou muita coisa, mas organizar a saída foi uma bagunça. Os nomes dos arquivos tinham desaparecido. A estrutura de pastas também. Você acaba com centenas ou milhares de arquivos com nomes genéricos, então se prepare para fazer uma limpeza depois da recuperação.

Isso é mais um problema de tempo do que qualquer outra coisa. Quanto mais você usa a unidade depois da formatação, piores ficam suas chances. Já vi recuperações quase completas depois de uma formatação rápida. Também já vi pessoas perderem dados recuperáveis porque continuaram usando o disco por mais uma hora. Então, pare de gravar dados, verifique os backups e depois faça a varredura. Nessa ordem.

Primeiro, pare de montar e escanear novamente a unidade no Windows. O Gerenciamento de Disco também grava pequenas alterações. Se foi uma formatação rápida, suas chances ainda são razoáveis. Se foi uma formatação completa em um disco rígido, as chances caem bastante. Em um SSD, o TRIM piora as coisas rapidamente.

Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer. Eu não começaria com uma varredura normal de arquivos se a unidade estiver se comportando de forma estranha, lenta ou desconectando. Eu faria uma imagem primeiro e depois trabalharia a partir da cópia. Menos estresse para a origem.

O que eu faria:

1. Coloque a unidade offline.
  2. Verifique a saúde SMART com uma ferramenta somente leitura, se possível.
  3. Se o SMART parecer ruim ou a unidade fizer cliques, pare. É hora do laboratório.
  4. Se a saúde parecer boa, faça uma imagem de setores para outro disco com espaço igual ou maior.
  5. Escaneie a imagem, não o original.

O Disk Drill é adequado para isso porque lida bem com partições formatadas e a visualização ajuda você a verificar os arquivos antes da recuperação. Recupere para uma unidade diferente. Nunca de volta para a mesma. Se os nomes dos arquivos importam, use uma ferramenta com reconstrução do sistema de arquivos, não apenas file carving.

Além disso, se o BitLocker estava ativado antes da formatação e você não tem a chave, a recuperação fica complicada rapidamente.

Se você quiser um passo a passo, este vídeo passo a passo de recuperação de disco rígido formatado é fácil de acompanhar.

Versão curta: formatação rápida em HDD, chance razoável. Formatação completa ou SSD com TRIM, nem tanto. Se os dados forem muito importantes, pare com as tentativas caseiras agora. Uma gravação ruim e tudo piora rapidamente.

Sim, às vezes. Mas a resposta depende menos de “o Gerenciamento de Disco fez isso” e mais de que tipo de unidade e que tipo de formatação.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @caminantenocturno, mas eu destacaria um ponto extra: as pessoas ficam obcecadas com a palavra formatação quando o perigo real é a atividade após a formatação. Até iniciar o Windows normalmente pode gravar lixo onde seus arquivos antigos costumavam estar. Então, se essa unidade é interna e foi formatada a partir do seu sistema principal, cada minuto conta um pouco.

Algumas verificações de realidade:

• HDD + formatação rápida = geralmente as melhores chances de recuperação por conta própria
  • HDD + formatação completa = muito pior
  • SSD / NVMe + TRIM ativado = pode dar errado rápido, às vezes irrecuperável mesmo quando parece simples
  • Unidade criptografada = um problema completamente diferente

Uma coisa que eu evitaria é executar um monte de comandos de reparo:

• sem CHKDSK
  • sem inicializar
  • sem criar uma nova partição
  • sem desfragmentar
  • sem salvar os arquivos recuperados de volta na mesma unidade

É assim que as pessoas transformam “recuperável” em “já era”.

Se a unidade estiver saudável e sem fazer cliques, um caminho sensato é:

1. conectá-la como unidade secundária, se possível
  2. usar software de recuperação a partir de outro disco
  3. procurar primeiro por partições perdidas e registros de arquivos existentes
  4. depois recorrer à varredura profunda / varredura por assinatura, se necessário

O Disk Drill é uma escolha razoável aqui porque lida muito bem com unidades formatadas por acidente e permite visualizar os arquivos antes de restaurá-los. Essa visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se seus documentos ou fotos realmente abrirem na visualização, isso é um sinal decente de que a recuperação é real e não apenas nomes de arquivos falsos em uma lista.

Se você quiser uma explicação fácil de ler, esta análise do Disk Drill e guia de recuperação para unidades formatadas provavelmente é mais próxima do que você precisa do que vídeos aleatórios de pânico no YouTube.

Minha única discordância real com as respostas anteriores é esta: se os dados forem realmente insubstituíveis, não “teste” vários aplicativos só para comparar resultados. Escolha um método sólido, faça uma imagem primeiro se possível e mantenha a origem intocada. Passadas demais podem piorar uma situação ruim, especialmente em uma unidade com problemas.

Se você informar se foi:

• HDD ou SSD
  • formatação rápida ou completa
  • interno ou externo
  • versão do Windows
  • BitLocker sim/não

…as pessoas podem dizer bem rápido se a recuperação por conta própria ainda tem chance ou se já é hora de laboratório.