Precisa de ajuda para encontrar o melhor software de recuperação para GoPro

Apaguei acidentalmente vídeos do cartão SD da minha GoPro ao tentar liberar espaço, e algumas das gravações são realmente importantes. Estou procurando um software confiável de recuperação para GoPro que possa recuperar vídeos excluídos ou perdidos sem danificar ainda mais o cartão ou os arquivos. Se alguém tiver recomendações ou dicas sobre a melhor maneira de recuperar gravações da GoPro, eu realmente agradeceria a ajuda.

Eu sei que isso dói. Já passei pela mesma coisa depois de uma pedalada longa, uma vez depois de um mergulho no lago, e uma vez depois de um dia inteiro gravando clipes que eu não podia repetir. Você chega em casa, tira o cartão, e os vídeos sumiram. Se os arquivos da GoPro foram excluídos ou o cartão foi formatado, ainda há uma boa chance de recuperação. O que mais importa é o que você faz agora.

O que eu faria primeiro

Pare de usar a câmera. Retire o cartão SD.

Não grave nada novo. Não formate o cartão novamente. Não execute ferramentas de correção da câmera ou do seu computador. Em muitos casos, os dados do vídeo ainda estão lá até que novos dados sejam gravados por cima.

Antes de executar um software de recuperação, eu verificaria o básico:

1. Armazenamento em nuvem da GoPro, se sua assinatura estiver ativa e o Auto Upload estiver ligado
  2. A área Lixeira ou Excluídos recentemente na sua conta GoPro
  3. A tela da câmera para ver se há uma mensagem Reparar arquivo
  4. Arquivos de pré-visualização LRV ainda no cartão
  5. Um leitor de cartão diferente ou outro computador, porque às vezes o problema é só a conexão

Depois eu olharia para o próprio cartão SD. Se nenhum dispositivo o reconhecer, se ele parecer danificado, se esquentar, se continuar perdendo a conexão, ou se ao conectá-lo o sistema travar, eu pararia por aí. Nesse ponto, eu tenderia a procurar um laboratório de recuperação. Falha física do cartão é um problema diferente de excluir arquivos por engano.

Por que a recuperação de GoPro fica complicada rapidamente

Isso me pegou de surpresa na primeira vez. Muitos aplicativos de recuperação lidam bem com JPEGs, PDFs e arquivos aleatórios de desktop. Imagens de câmeras de ação são outra história.

Os clipes da GoPro muitas vezes não são armazenados como um único bloco limpo do começo ao fim. A câmera grava vídeo, áudio, metadados, prévias, dados de GPS em algumas configurações e outros dados secundários. Então, um clipe pode acabar dividido em vários fragmentos espalhados pelo cartão.

Um scanner pode encontrar esses fragmentos e ainda assim falhar ao reconstruir o clipe na ordem correta. Quando isso acontece, normalmente você vê coisas assim:

1. Um arquivo recuperado não abre
  2. O clipe reproduz, depois pula ou é interrompido
  3. A reprodução fica corrompida ou embaralhada
  4. Um MP4 aparece com o nome ou tamanho corretos, mas não reproduz no VLC ou no Premiere

Então sim, recuperar imagens de GoPro, DJI ou Insta360 é mais difícil do que recuperar fotos. Aprendi isso da pior forma.

Se eu estivesse começando com um caso comum de exclusão ou formatação, eu tentaria primeiro o Disk Drill.

A parte que vale a pena testar é o modo Advanced Camera Recovery. Pelo que vi, ele foi feito para imagens fragmentadas de câmera, que é justamente o problema aqui. Ele também incorporou tecnologia das antigas ferramentas GoProRecovery e CnW Recovery, que as pessoas usaram por anos para cartões de câmera. A versão mais recente oferece suporte a mais dispositivos e mais sistemas de arquivos, então é menos específica do que aquelas ferramentas antigas eram.

Como eu executaria isso

1. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões
  2. Abra o Disk Drill
  3. Escolha Recuperação Avançada de Câmera
  4. Escaneie o cartão
  5. Visualize o que ele encontrar
  6. Salve os arquivos recuperados em uma unidade diferente, nunca de volta no mesmo cartão SD

A parte da visualização importa mais do que as pessoas pensam. Já usei ferramentas antes em que a lista de resultados parecia ótima, mas depois metade dos clipes recuperados estava corrompida. Poder visualizar primeiro economiza tempo e falsas esperanças.

Outras opções que as pessoas mencionam

O PhotoRec é mencionado com frequência por um bom motivo. É gratuito e recupera uma grande quantidade de arquivos. A desvantagem fica bem óbvia assim que você o usa em mídias de câmera. Ele não tem o mesmo tipo de reconstrução focada em GoPro, então você pode acabar com uma montanha de arquivos e uma longa sessão de organização.

O UFS Explorer está no outro extremo. É um software robusto. Já o vi ajudar em casos complicados, mas ele exige mais de você. A interface e o fluxo de trabalho são menos tolerantes se você não estiver acostumado com recuperação de sistema de arquivos.

Ambos têm seu lugar. Para filmagens modernas de câmeras de ação com fragmentação, eu ainda começaria com o Disk Drill e depois partiria para outras opções, se necessário.

Quando eu pararia de fazer isso sozinho

Software faça-você-mesmo faz sentido para problemas lógicos. Clipes apagados, formatação rápida, sistema de arquivos danificado, coisas desse tipo.

Eu passaria para um profissional se qualquer uma destas situações estivesse acontecendo:

1. O cartão SD tem dano físico
  2. Nenhum computador detecta o cartão
  3. O cartão continua desconectando
  4. A câmera apresenta erros no cartão toda vez
  5. A varredura falha repetidamente
  6. As filmagens são importantes o suficiente para que você não queira arriscar mais um movimento errado

Laboratórios custam mais, não tem como evitar. Mas o software não substitui trabalho em sala limpa, ferramentas em nível de chip, ou o que mais eles usam quando o hardware começa a falhar.

Se isso foi um erro de exclusão ou formatação e o cartão não teve muito uso desde então, suas chances ainda são razoáveis. Quando novas filmagens continuam sendo gravadas, a recuperação piora rápido. Então eu agiria logo, mas com cuidado.

Se o cartão ainda monta, eu começaria com o Disk Drill para recuperação de vídeo GoPro. Motivo principal: clipes de action cam ficam fragmentados, e ferramentas simples de file carving muitas vezes acabam gerando MP4s corrompidos ou uma bagunça de arquivos sem nome. O Disk Drill tende a se sair melhor com filmagens de câmera do que os apps usuais focados primeiro em fotos.

Concordo em parte com @mikeappsreviewer. Eu não gastaria muito tempo verificando arquivos LRV, a menos que você só precise de prova de que o clipe existiu. Esses arquivos de pré-visualização têm baixa resolução e não substituem de verdade a sua filmagem.

Lista curta:

1. Faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD, se você tiver espaço.
  2. Execute a recuperação na imagem, não no cartão.
  3. Tente primeiro o Disk Drill.
  4. Se ele encontrar clipes, recupere para o seu computador, não de volta para o cartão SD.
  5. Se os vídeos parecerem travados ou não abrirem, teste um com o VLC e outro com fluxos de reparo do ffmpeg.

Se o Disk Drill não encontrar tudo, o PhotoRec é uma segunda tentativa sólida. É gratuito, mas organizar a saída é trabalhoso e os nomes dos arquivos se perdem. O R-Studio é outra opção decente se o sistema de arquivos do cartão estiver danificado e você quiser mais controle. O Recuva não seria a minha primeira escolha para mídia de GoPro, para ser sincero.

Para uma redação amigável para SEO, eu formularia o tópico assim:
Melhor Software de Recuperação de Cartão SD para Vídeos Excluídos da GoPro

Além disso, este curto explica uma abordagem de recuperação em menos de um minuto:
assista a esta demonstração rápida de recuperação de cartão SD da GoPro

Se o cartão desconectar, mostrar 0 bytes ou apresentar erros em vários leitores, pare de tentar soluções caseiras. É aí que o software começa a perder.

Eu colocaria o Disk Drill no topo da lista para este trabalho específico, principalmente porque a recuperação de GoPro geralmente envolve lidar com vídeos, não apenas recuperar arquivos excluídos. É aí que muitos aplicativos genéricos de recuperação acabam falhando.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre evitar usar mais o cartão, mas discordo um pouco de tentar muitas verificações pequenas primeiro se as filmagens forem importantes. Cada montagem extra, varredura ou aviso da câmera é outra chance de as coisas ficarem mais estranhas. Se o cartão estiver legível, eu iria direto para criar uma imagem dele e depois trabalharia a partir dessa imagem.

Minha opinião:

• Melhor primeira tentativa: Disk Drill
  • Melhor alternativa gratuita: PhotoRec
  • Melhor se você quiser mais controle manual: R-Studio
  • Não é minha primeira escolha para clipes de GoPro: Recuva

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: às vezes o MP4 recuperado está bom, mas o cabeçalho está danificado. Então, se um arquivo não abrir, não presuma instantaneamente que ele está perdido. Tente o VLC primeiro, depois faça remux com ffmpeg. Já consegui recuperar arquivos de GoPro considerados corrompidos dessa forma.

Também vale a leitura se você quiser mais casos de recuperação de vídeo em cartão SD: melhor orientação de recuperação de vídeo em cartão SD para vídeos caseiros excluídos

Se o cartão estiver fisicamente instável, pare com o faça você mesmo. Se forem apenas filmagens excluídas, o Disk Drill provavelmente é o ponto de partida mais limpo.