Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu pendrive, e agora não consigo acessar o que preciso. Não sou muito técnico, então estou procurando a ferramenta de recuperação de USB mais fácil para iniciantes, que possa ajudar a recuperar arquivos perdidos sem etapas complicadas. Qualquer conselho sobre um software confiável de recuperação de dados de USB realmente ajudaria.
Já tive USBs demais darem problema. Os meus, o do meu irmão, um de um colega de trabalho que veio até mim com cara de desespero porque o Windows mostrou aquela bobagem de sempre sobre formatar a unidade. Às vezes a pasta abria e mostrava... nada. Anos de arquivos, sumidos de vista de uma vez só.
Depois de bagunças assim o bastante, parei de tratar todo pendrive com problema como se fosse um cadáver. Muitos deles não estão mortos. Estão danificados, instáveis, sendo lidos errado, ou o sistema de arquivos está corrompido. Grande diferença. A outra coisa que aprendi do jeito difícil é que o aplicativo de recuperação que você escolhe muda o resultado mais do que as pessoas imaginam.
Antes de mexer em qualquer software, faça estas duas coisas primeiro.
- Pare de gravar qualquer coisa no USB. Se os arquivos foram apagados ou a tabela de arquivos foi danificada, seus dados ainda podem estar lá até que algo novo seja gravado por cima.
- Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Use sua unidade interna, outro disco externo, qualquer coisa exceto o mesmo USB que você está tentando salvar.
Se você já fez as duas, então tudo bem, siga para a ferramenta.
A que eu sempre volto a usar é o Disk Drill. Para mim, ele acerta no meio-termo menos irritante. Boa taxa de recuperação, layout sensato, sem precisar brigar com o programa enquanto você está estressado e tentando não piorar as coisas. Já usei em arquivos apagados, USBs formatados por acidente, pendrives que o Windows se recusava a ler e cartões de memória com corrupções estranhas.
O recurso de pré-visualização ajuda bastante. Não gosto de recuperar uma pilha de arquivos misteriosos para depois descobrir que metade deles está quebrada. Poder verificar antes economiza tempo. A opção de backup byte a byte também importa. Se o USB continua desconectando, reconectando ou travando no meio da varredura, normalmente faço uma imagem dele primeiro e trabalho a partir da cópia. Mais seguro. Menor chance de forçar uma unidade fraca além do limite.
Se você quer mais controle e não se importa com uma configuração mais complexa, o R-Studio é onde eu olharia em seguida. É uma ferramenta séria. Eu não colocaria isso nas mãos de alguém que já odeia menus e termos técnicos. Mas se você entende de partições, sistemas de arquivos, intervalos de varredura e configurações de recuperação bruta, ele dá mais espaço para trabalhar. Já vi ele recuperar mais em casos feios, embora também exija mais de você.
Para recuperação gratuita, o PhotoRec ainda merece seu lugar. Já usei quando o sistema de arquivos estava destruído a ponto de outras ferramentas voltarem com restos. Ele não parece amigável, e sim, a interface afasta algumas pessoas rapidinho. Ele também recupera por assinatura de arquivo, então seus nomes originais e a estrutura de pastas normalmente não voltam junto com os arquivos. Resultado bagunçado. Ainda assim útil. Se o custo for o impedimento, é uma das poucas opções gratuitas com as quais eu me daria ao trabalho.
Minha ordem aproximada é esta. Comece com o Disk Drill. Se você bater numa parede e souber o que está fazendo, mude para o R-Studio. Se precisar de uma alternativa sem custo, rode o PhotoRec e organize o resultado depois.
Depois resolva o problema maior. Configure backups antes que a próxima unidade decida agir como idiota. Eu sigo a regra 3-2-1 porque é fácil de lembrar e difícil de contestar. Mantenha 3 cópias dos seus dados. Coloque-as em 2 tipos diferentes de armazenamento. Mantenha 1 cópia em outro lugar. Comecei a fazer isso depois de perder um lote de fotos anos atrás e, sim, eu deveria ter feito isso antes.
Se você quer o caminho mais fácil, eu começaria com o Disk Drill. É uma das poucas ferramentas de recuperação para USB que não parece feita para profissionais de TI. Você conecta o USB, faz a varredura, visualiza os arquivos e depois os recupera para o seu computador. Isso faz diferença se você é novo nesse tipo de coisa.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: pare de usar o USB imediatamente. Não concordo totalmente que você precise partir rapidamente para ferramentas mais pesadas. Para um iniciante, menus extras geralmente significam mais erros.
Minha ordem simples:
- Tente o Disk Drill primeiro.
- Visualize os arquivos antes da recuperação.
- Salve-os no seu PC, não de volta no USB.
- Se o USB continuar desconectando, pare e tente outra porta ou cabo primeiro.
Se o Disk Drill não encontrar o que você precisa, então veja opções gratuitas como o Recuva antes de entrar em aplicativos mais complexos. Ele é mais antigo, mas para exclusão acidental simples ainda é fácil o suficiente.
Se você quer um resumo rápido de aplicativos de recuperação de arquivos USB amigáveis para iniciantes, este vídeo ajuda:
melhores opções de software de recuperação de dados USB para arquivos perdidos
Versão curta: o Disk Drill é o ponto de partida mais fácil para a maioria das pessoas. Pouco estresse, layout limpo, resultados decentes. Isso geralmente é o que mais importa quando você está em pânico por causa de arquivos excluídos.
Se você quer a opção menos confusa, eu ainda tenderia a Disk Drill para recuperação de USB, mas não exatamente pelo mesmo motivo que @mikeappsreviewer ou @himmelsjager. Eles focaram bastante nos recursos de recuperação, o que é justo, mas para um iniciante a verdadeira vantagem é que o Disk Drill não te afoga em jargões estranhos logo de cara. Isso importa quando você já está estressado e tentando não clicar na coisa errada.
Uma pequena discordância, porém: eu não ficaria pulando entre um monte de ferramentas, a menos que a primeira varredura falhe claramente. Cada varredura extra pode desperdiçar tempo e às vezes só causar mais confusão. Comece pelo simples.
O que eu faria:
- conectar o USB
- deixar o Disk Drill escaneá-lo
- usar a pré-visualização para verificar se seus arquivos realmente estão lá
- recuperá-los para o seu computador, não para o USB
Se a unidade aparecer com o tamanho errado, continuar desaparecendo ou fizer o sistema inteiro ficar lento, é aí que as ferramentas fáceis podem deixar de ser suficientes. Nesse ponto, o problema pode ter mais a ver com o hardware do USB do que com arquivos excluídos. É uma questão totalmente diferente.
Além disso, se você quiser uma leitura mais ampla sobre software de recuperação de dados USB amigável para iniciantes e outras opções de ferramentas de recuperação USB, vale a pena dar uma olhada neste tópico:
discussão sobre o melhor software de recuperação USB para arquivos excluídos e perdidos
Então sim, para exclusão acidental e usuários não técnicos, Disk Drill provavelmente é o lugar mais fácil para começar. O Recuva é mais simples em alguns aspectos, claro, mas também parece um pouco ultrapassado e pode funcionar bem ou não, dependendo do que realmente aconteceu com a unidade flash. Às vezes o simples é bom, às vezes é limitado demais.