Precisa de ajuda para encontrar uma ferramenta fácil de recuperação USB

Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu pendrive, e agora não consigo acessar o que preciso. Não sou muito técnico, então estou procurando a ferramenta de recuperação de USB mais fácil para iniciantes, que possa ajudar a recuperar arquivos perdidos sem etapas complicadas. Qualquer conselho sobre um software confiável de recuperação de dados de USB realmente ajudaria.

Já tive USBs demais darem problema. Os meus, o do meu irmão, um de um colega de trabalho que veio até mim com cara de desespero porque o Windows mostrou aquela bobagem de sempre sobre formatar a unidade. Às vezes a pasta abria e mostrava... nada. Anos de arquivos, sumidos de vista de uma vez só.

Depois de bagunças assim o bastante, parei de tratar todo pendrive com problema como se fosse um cadáver. Muitos deles não estão mortos. Estão danificados, instáveis, sendo lidos errado, ou o sistema de arquivos está corrompido. Grande diferença. A outra coisa que aprendi do jeito difícil é que o aplicativo de recuperação que você escolhe muda o resultado mais do que as pessoas imaginam.

Antes de mexer em qualquer software, faça estas duas coisas primeiro.

1. Pare de gravar qualquer coisa no USB. Se os arquivos foram apagados ou a tabela de arquivos foi danificada, seus dados ainda podem estar lá até que algo novo seja gravado por cima.
  2. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Use sua unidade interna, outro disco externo, qualquer coisa exceto o mesmo USB que você está tentando salvar.

Se você já fez as duas, então tudo bem, siga para a ferramenta.

A que eu sempre volto a usar é o Disk Drill. Para mim, ele acerta no meio-termo menos irritante. Boa taxa de recuperação, layout sensato, sem precisar brigar com o programa enquanto você está estressado e tentando não piorar as coisas. Já usei em arquivos apagados, USBs formatados por acidente, pendrives que o Windows se recusava a ler e cartões de memória com corrupções estranhas.

O recurso de pré-visualização ajuda bastante. Não gosto de recuperar uma pilha de arquivos misteriosos para depois descobrir que metade deles está quebrada. Poder verificar antes economiza tempo. A opção de backup byte a byte também importa. Se o USB continua desconectando, reconectando ou travando no meio da varredura, normalmente faço uma imagem dele primeiro e trabalho a partir da cópia. Mais seguro. Menor chance de forçar uma unidade fraca além do limite.

Se você quer mais controle e não se importa com uma configuração mais complexa, o R-Studio é onde eu olharia em seguida. É uma ferramenta séria. Eu não colocaria isso nas mãos de alguém que já odeia menus e termos técnicos. Mas se você entende de partições, sistemas de arquivos, intervalos de varredura e configurações de recuperação bruta, ele dá mais espaço para trabalhar. Já vi ele recuperar mais em casos feios, embora também exija mais de você.

Para recuperação gratuita, o PhotoRec ainda merece seu lugar. Já usei quando o sistema de arquivos estava destruído a ponto de outras ferramentas voltarem com restos. Ele não parece amigável, e sim, a interface afasta algumas pessoas rapidinho. Ele também recupera por assinatura de arquivo, então seus nomes originais e a estrutura de pastas normalmente não voltam junto com os arquivos. Resultado bagunçado. Ainda assim útil. Se o custo for o impedimento, é uma das poucas opções gratuitas com as quais eu me daria ao trabalho.

Minha ordem aproximada é esta. Comece com o Disk Drill. Se você bater numa parede e souber o que está fazendo, mude para o R-Studio. Se precisar de uma alternativa sem custo, rode o PhotoRec e organize o resultado depois.

Depois resolva o problema maior. Configure backups antes que a próxima unidade decida agir como idiota. Eu sigo a regra 3-2-1 porque é fácil de lembrar e difícil de contestar. Mantenha 3 cópias dos seus dados. Coloque-as em 2 tipos diferentes de armazenamento. Mantenha 1 cópia em outro lugar. Comecei a fazer isso depois de perder um lote de fotos anos atrás e, sim, eu deveria ter feito isso antes.

Se você quer o caminho mais fácil, eu começaria com o Disk Drill. É uma das poucas ferramentas de recuperação para USB que não parece feita para profissionais de TI. Você conecta o USB, faz a varredura, visualiza os arquivos e depois os recupera para o seu computador. Isso faz diferença se você é novo nesse tipo de coisa.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: pare de usar o USB imediatamente. Não concordo totalmente que você precise partir rapidamente para ferramentas mais pesadas. Para um iniciante, menus extras geralmente significam mais erros.

Minha ordem simples:

1. Tente o Disk Drill primeiro.
  2. Visualize os arquivos antes da recuperação.
  3. Salve-os no seu PC, não de volta no USB.
  4. Se o USB continuar desconectando, pare e tente outra porta ou cabo primeiro.

Se o Disk Drill não encontrar o que você precisa, então veja opções gratuitas como o Recuva antes de entrar em aplicativos mais complexos. Ele é mais antigo, mas para exclusão acidental simples ainda é fácil o suficiente.

Se você quer um resumo rápido de aplicativos de recuperação de arquivos USB amigáveis para iniciantes, este vídeo ajuda:
melhores opções de software de recuperação de dados USB para arquivos perdidos

Versão curta: o Disk Drill é o ponto de partida mais fácil para a maioria das pessoas. Pouco estresse, layout limpo, resultados decentes. Isso geralmente é o que mais importa quando você está em pânico por causa de arquivos excluídos.

Se você quer a opção menos confusa, eu ainda tenderia a Disk Drill para recuperação de USB, mas não exatamente pelo mesmo motivo que @mikeappsreviewer ou @himmelsjager. Eles focaram bastante nos recursos de recuperação, o que é justo, mas para um iniciante a verdadeira vantagem é que o Disk Drill não te afoga em jargões estranhos logo de cara. Isso importa quando você já está estressado e tentando não clicar na coisa errada.

Uma pequena discordância, porém: eu não ficaria pulando entre um monte de ferramentas, a menos que a primeira varredura falhe claramente. Cada varredura extra pode desperdiçar tempo e às vezes só causar mais confusão. Comece pelo simples.

O que eu faria:

• conectar o USB
  • deixar o Disk Drill escaneá-lo
  • usar a pré-visualização para verificar se seus arquivos realmente estão lá
  • recuperá-los para o seu computador, não para o USB

Se a unidade aparecer com o tamanho errado, continuar desaparecendo ou fizer o sistema inteiro ficar lento, é aí que as ferramentas fáceis podem deixar de ser suficientes. Nesse ponto, o problema pode ter mais a ver com o hardware do USB do que com arquivos excluídos. É uma questão totalmente diferente.

Além disso, se você quiser uma leitura mais ampla sobre software de recuperação de dados USB amigável para iniciantes e outras opções de ferramentas de recuperação USB, vale a pena dar uma olhada neste tópico:
discussão sobre o melhor software de recuperação USB para arquivos excluídos e perdidos

Então sim, para exclusão acidental e usuários não técnicos, Disk Drill provavelmente é o lugar mais fácil para começar. O Recuva é mais simples em alguns aspectos, claro, mas também parece um pouco ultrapassado e pode funcionar bem ou não, dependendo do que realmente aconteceu com a unidade flash. Às vezes o simples é bom, às vezes é limitado demais.