Excluí acidentalmente arquivos importantes do meu pendrive, e agora não consigo acessar o que preciso. Não sou muito técnico, então estou procurando a ferramenta de recuperação de USB mais fácil para iniciantes, que possa ajudar a recuperar arquivos perdidos sem etapas complicadas. Qualquer conselho sobre um software confiável de recuperação de dados de USB realmente ajudaria.
Já tive USBs demais darem problema. Os meus, o do meu irmão, um de um colega de trabalho que veio até mim com cara de desespero porque o Windows mostrou aquela bobagem de sempre sobre formatar a unidade. Às vezes a pasta abria e mostrava... nada. Anos de arquivos, sumidos de vista de uma vez só.
Depois de bagunças assim o bastante, parei de tratar todo pendrive com problema como se fosse um cadáver. Muitos deles não estão mortos. Estão danificados, instáveis, sendo lidos errado, ou o sistema de arquivos está corrompido. Grande diferença. A outra coisa que aprendi do jeito difícil é que o aplicativo de recuperação que você escolhe muda o resultado mais do que as pessoas imaginam.
Antes de mexer em qualquer software, faça estas duas coisas primeiro.
- Pare de gravar qualquer coisa no USB. Se os arquivos foram apagados ou a tabela de arquivos foi danificada, seus dados ainda podem estar lá até que algo novo seja gravado por cima.
- Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Use sua unidade interna, outro disco externo, qualquer coisa exceto o mesmo USB que você está tentando salvar.
Se você já fez as duas, então tudo bem, siga para a ferramenta.
A que eu sempre volto a usar é o Disk Drill. Para mim, ele acerta no meio-termo menos irritante. Boa taxa de recuperação, layout sensato, sem precisar brigar com o programa enquanto você está estressado e tentando não piorar as coisas. Já usei em arquivos apagados, USBs formatados por acidente, pendrives que o Windows se recusava a ler e cartões de memória com corrupções estranhas.