Precisa de ajuda para recuperar arquivos excluídos de um cartão SD?

Apaguei acidentalmente fotos e vídeos importantes do meu cartão SD e percebi isso antes de fazer qualquer backup. Parei de usar o cartão imediatamente porque estou preocupado que os arquivos possam ser sobrescritos. Qual é a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos de um cartão SD, e há alguma ferramenta ou etapa segura que eu deva tentar primeiro?

Eu já passei exatamente por essa confusão. No meu caso, era um cartão inteiro de uma viagem de fim de semana, perdido por causa de um clique errado. A primeira coisa: pare de mexer no cartão SD.

1. Pare de usar o cartão agora.
  2. Retire-o da câmera ou do celular.
  3. Não tire novas fotos nem grave novos vídeos nele.

Aqui está a parte que muita gente deixa passar. Excluir arquivos de um cartão SD normalmente remove as entradas dos arquivos, não os dados das fotos em si. As imagens geralmente continuam no cartão até que novos dados sejam gravados nos mesmos locais. Se você continuar fotografando, começa a sobrescrever justamente o que quer recuperar. Se o cartão ficou sem uso, suas chances ainda são boas.

Antes de rodar ferramentas de recuperação, faça duas verificações rápidas.

1. Olhe na Lixeira se você excluiu os arquivos enquanto o cartão estava conectado ao computador.
  2. Verifique os backups na nuvem como Google Photos, Dropbox ou OneDrive. Às vezes o celular faz upload automático em segundo plano e você nem lembra que isso estava ativado.

Se os arquivos realmente sumiram, use um software de recuperação. Aqui, uma coisa importa. Não conecte a câmera ao computador com um cabo USB e ache que isso resolve. Eu fiz isso uma vez e a varredura foi péssima. Use um leitor de cartão SD para que o cartão apareça diretamente e o software tenha acesso adequado.

Eu testei algumas ferramentas, e o Disk Drill me deu os melhores resultados com mídias de câmera. No meu cartão, ele recuperou fotos que eu já dava como perdidas.

Por que acabei continuando com ele:

1. Ele lida bem com arquivos de câmera. Tem uma varredura Advanced Camera Recovery voltada para fotos RAW e arquivos de vídeo fragmentados de câmeras.
  2. Você pode ver prévias. Eu gosto dessa parte porque dá para conferir se as fotos abrem antes de recuperar um monte de arquivos inúteis.
  3. Você pode testar primeiro. No Windows, a versão gratuita recupera até 100 MB, então você pode ver se seus arquivos aparecem antes de gastar tempo ou dinheiro.

Se quiser outras opções, estas são as mais comuns que o pessoal costuma citar.

1. Windows File Recovery é a ferramenta da própria Microsoft e é gratuita. Usei uma vez. Achei bem ruim. Não tem interface normal, só entrada por linha de comando. Também costuma ser menos amigável com cartões FAT32 e exFAT, que são os formatos usados por muitos cartões SD.
  2. DiskDigger é pequeno e fácil de levar por aí, já que não precisa de instalação completa. É razoável para recuperação de fotos. A parte irritante é que a versão gratuita para PC faz você esperar e confirmar os arquivos um por um. Tudo bem para dez fotos. Horrível para 600. Também existe uma versão para Android, mas varreduras profundas em celulares geralmente precisam de root.

Se você usar o Disk Drill, o processo é simples o bastante. Coloque o cartão SD em um leitor, abra o aplicativo, selecione o cartão, execute a varredura Advanced Camera Recovery e depois espere. Não tenha pressa. Cartões grandes levam tempo.

Mais uma regra, e ela importa quase tanto quanto parar de usar o cartão logo de início. Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. Salve-os no drive interno do computador ou em outro dispositivo de armazenamento separado. Se você gravar os arquivos recuperados de volta no cartão durante a recuperação, pode sobrescrever fotos que o software ainda não conseguiu puxar. Já vi gente fazer isso e transformar um dia ruim em algo ainda pior.

Você já fez a parte mais importante, parou de usar o cartão. Isso mantém suas chances razoáveis.

Concordo com @mikeappsreviewer na parte do leitor de cartões, mas eu pularia uma coisa que as pessoas costumam fazer primeiro, ferramentas gratuitas aleatórias dos resultados de busca. Muitas delas recuperam nomes inúteis, arquivos corrompidos ou empurram instalações que você não quer. Se as fotos e os vídeos importam, comece com uma verificação sólida e mantenha o processo limpo.

Minha abordagem:

1. Faça primeiro uma imagem completa do cartão SD.
    Se o cartão estiver falhando, verificações repetidas pioram a situação. Use uma ferramenta como USB Image Tool no Windows ou ddrescue no Mac/Linux e copie o cartão inteiro para um arquivo de imagem. Depois escaneie a imagem, não o cartão. Isso é mais lento, mas mais seguro.

2. Verifique a condição do cartão.
    Se o seu PC pedir para reparar ou formatar, não clique em sim. Isso grava alterações no sistema de arquivos. Péssima ideia.

3. Procure assinaturas de arquivos, não apenas entradas excluídas.
    Isso importa para vídeos. Fotos geralmente voltam com mais facilidade. Vídeos ficam fragmentados com mais frequência, especialmente em cartões SD maiores e câmeras de ação. Uma ferramenta com suporte mais forte para recuperação de fotos de cartão SD e recuperação de vídeos de cartão SD ajuda aqui. O Disk Drill é uma das melhores opções para isso porque faz tanto verificações do sistema de arquivos quanto verificações profundas por assinatura.

4. Recupere para outra unidade.
    SSD interno, HDD externo, qualquer um. Nunca de volta para o cartão SD.

5. Classifique primeiro pelos arquivos com visualização.
    Se você tiver 2.000 resultados, extraia primeiro os arquivos com visualizações válidas. Esses tendem a estar intactos. Economiza tempo.

Mais uma coisa da qual eu discordo um pouco. Verificações na lixeira e na nuvem são úteis se você excluiu a partir de um fluxo no computador ou no celular, mas se isso foi feito na câmera, geralmente só fazem perder tempo. Eu iria direto para a criação da imagem e a verificação.

Se o seu principal problema são clipes excluídos, este guia de recuperação de vídeos de cartão SD é um passo a passo decente:
assista a este passo a passo de recuperação de vídeos de cartão SD

Se o Disk Drill encontrar os arquivos e as visualizações parecerem boas, recupere primeiro o que é importante. Fotos de família, vídeos únicos, RAWs. Faça a limpeza grande depois. Uma pequena lição de erro tirada da minha própria bagunça, não fique verificando de novo por horas em busca de um melhor resultado no mesmo cartão. Eu fiz isso uma vez. Foi burrice.

Você já fez a maior coisa certa: pare de usar o cartão SD.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @nachtschatten, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas costumam ignorar: verifique se o cartão tem uma chave de proteção contra gravação se você estiver usando um adaptador SD de tamanho normal. Trave-a antes de conectá-lo a um computador. Não é uma proteção perfeita, mas pode evitar gravações acidentais enquanto você descobre o que fazer.

Além disso, se a exclusão aconteceu na câmera, eu não perderia muito tempo correndo atrás de teorias sobre a Lixeira. Esse conselho às vezes faz sentido, mas geralmente não para arquivos apagados pela câmera.

O que eu faria:

1. Conecte o cartão com um leitor adequado.
  2. Se o cartão montar normalmente, escaneie-o uma vez com algo confiável como o Disk Drill.
  3. Recupere primeiro os arquivos mais importantes que possam ser visualizados.
  4. Salve-os em outro lugar, não de volta no cartão SD.
  5. Se os vídeos forem muito importantes e voltarem corrompidos, pare de tentar por conta própria antes de piorar a situação.

Um motivo pelo qual o Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de cartão SD é que ele tende a encontrar tanto entradas normais excluídas quanto dados de arquivos perdidos mais profundos, o que importa quando o cartão foi formatado ou a tabela de arquivos ficou bagunçada. Para fotos, ele costuma ser bem decente. Vídeos são mais imprevisíveis, porque fragmentam mais.

Se você quiser mais contexto, este tópico é realmente bem útil:
como recuperar arquivos apagados de um cartão SD antes que sejam sobrescritos

Em um ponto eu discordo um pouco de @nachtschatten: criar uma imagem primeiro é o ideal, sim, mas para um cartão saudável e uma exclusão acidental normal, algumas pessoas complicam demais e perdem tempo. Se o cartão parecer fisicamente bem, uma varredura direta cuidadosa geralmente é suficiente. Se o cartão estiver agindo de forma estranha, desconectando, pedindo para formatar ou lendo muuuito devagar, então crie a imagem primeiro.