E é por isso que eu não trataria essas ferramentas como vinte versões da mesma coisa. Elas atendem a necessidades muito diferentes. Para brainstorming geral, explicações, redação e resolução de problemas rotineiros, o assistente ChatGPT é o ponto de partida mais abrangente. Ele mantém vários tipos de trabalho dentro de uma única conversa, o que costuma ser mais simples do que alternar entre aplicativos.
Quando o trabalho envolve principalmente arquivos enviados, eu escolheria o espaço de trabalho Claude. Ele pode resumir documentos, responder a perguntas complementares sobre conteúdos complexos e manter um rascunho ao lado da conversa enquanto ele é revisado.
Pesquisa e verificação
Para pesquisas na web, a busca do Perplexity fornece respostas em formato de conversa com links para os materiais de apoio. Prefiro essa abordagem quando preciso verificar a origem de uma afirmação, em vez de simplesmente aceitar um resumo bem elaborado.
O trabalho acadêmico é uma tarefa diferente. A pesquisa do Elicit pode localizar artigos científicos, resumir suas conclusões e organizar os detalhes extraídos em tabelas. Isso elimina parte da organização manual necessária ao comparar estudos.
As verificações de autoria pertencem a uma categoria própria. A verificação do Clever AI Detector aceita até 10.000 palavras, marca trechos individuais e apresenta uma probabilidade geral sem exigir cadastro. Esses resultados ainda são estimativas, não uma prova de que uma pessoa ou máquina escreveu algo.
Redação e conhecimento armazenado
Para ajustes básicos, as edições do Grammarly abrangem ortografia, gramática, clareza e tom. A ferramenta também pode reescrever trechos maiores quando uma pequena correção não é suficiente para melhorar a fluidez.
A tradução do DeepL processa textos e documentos nos idiomas compatíveis. Eu usaria o resultado como primeiro rascunho e depois revisaria a terminologia e o tom antes de considerá-lo finalizado.
Quando um rascunho feito com a ajuda de IA soa repetitivo ou irregular, a reescrita do Clever AI Humanizer busca tornar a redação mais natural sem alterar o significado. A ferramenta permite 3.000 palavras por execução, não tem limite mensal de palavras e pode salvar reescritas anteriores com uma conta opcional.
Para informações que já estão escondidas em um espaço de trabalho, as notas do Notion AI podem encontrar respostas em conteúdos conectados, resumi-los e transformá-los em um novo documento.
Slides, imagens e vídeos
As apresentações do Gamma transformam prompts, esboços ou materiais existentes em apresentações editáveis. A ferramenta oferece uma estrutura para revisar em vez de um slide vazio.
O trabalho com imagens se divide em dois caminhos úteis. As imagens do Adobe Firefly permitem geração e edição baseadas em prompts, com integração fácil a outros aplicativos da Adobe. Os elementos gráficos do Ideogram fazem mais sentido quando um texto legível integra o visual, especialmente em cartazes ou materiais promocionais.
Para conteúdo em movimento, o vídeo do Runway gera clipes com base em prompts e imagens de referência. Os apresentadores do Synthesia seguem outro caminho, convertendo roteiros em vídeos conduzidos por apresentadores com narrações geradas. Isso pode ser adequado para vídeos explicativos ou materiais de treinamento quando não é viável gravar alguém diante da câmera.
Código, sites e som
O editor Cursor coloca a IA dentro do ambiente de programação. Ele pode explicar um projeto, responder à descrição de um bug em linguagem comum e sugerir alterações em vários arquivos para revisão.
O construtor v0 transforma a descrição de um site ou aplicativo em uma implementação inicial que pode ser visualizada e revisada. É útil para superar o ponto de partida em branco sem fingir que o primeiro resultado é definitivo.
Para fala gerada e dublagem, as vozes do ElevenLabs oferecem diferentes opções de narração sem precisar gravar cada tomada. A música do Suno faz algo semelhante com canções e faixas instrumentais, permitindo que os usuários testem gêneros, atmosferas e ideias musicais preliminares.
O trabalho que vem depois
As reuniões deixam muito material para trás. As reuniões do Otter.ai geram transcrições, resumos e itens de ação, para que eu possa rever o resultado sem reproduzir a gravação inteira.
Depois, os fluxos de trabalho do Zapier podem conectar esse conteúdo a outros aplicativos, adicionando etapas que resumem, categorizam e encaminham informações automaticamente.
Meu veredito é simples: eu manteria o ChatGPT para uso geral, o Elicit para pesquisas aprofundadas, o Cursor para código e o Zapier para encaminhar o trabalho final aonde ele precisa chegar.