Acabei de comprar um novo iPad e quero aproveitá-lo ao máximo baixando aplicativos que sejam super úteis, divertidos ou até produtivos. Alguém poderia recomendar os melhores aplicativos para iPad?
-
Produtividade: Comece com Notability ou GoodNotes para anotações. Escreva, desenhe, anote PDFs – é como ter um caderno virtual sofisticado. Além disso, “Microsoft Office” se você é fã de planilhas como alguns de nós, ou Google Docs/Sheets porque compartilhar é se importar.
-
Criatividade: Procreate. Se você tem o menor interesse em arte, isso é mágico. Você vai de ‘Eu mal consigo desenhar um boneco de palito’ para ‘Olha minha gloriosa obra de arte digital’ bem rápido.
-
Entretenimento: Netflix, Disney+ e YouTube – claro. Mas também veja Twitch se quiser assistir pessoas jogando enquanto gritam para a tela (ou se esforce para abraçar o caos).
-
Leitura: Kindle ou Apple Books para ler eBooks. Ou, Comics se você gosta de romances gráficos. ZINIO também é incrível, para revistas.
-
Social: Aplicativos de mídia social como Instagram, Twitter (ops… desculpe, ‘X’ – ainda não consigo levar esse nome a sério), TikTok. Porque o que é a vida sem um fluxo constante de memes?
-
Estilo de Vida: Se você ama cozinhar, experimente Paprika Recipe Manager. Entusiasta de fitness? Nike Training Club ou Apple Fitness+ são fantásticos. Viciado em compras? Baixe Amazon (mas cuidado com a destruição da carteira).
-
Jogos: Monument Valley (quebra-cabeças lindos e intrigantes) e Among Us (mentir e sabotar com amigos nunca fez mal a ninguém… certo?).
-
Utilitário: 1Password ou LastPass para gerenciar todas aquelas senhas que você sempre esquece. Além disso, veja Duet Display se quiser transformar seu iPad em um segundo monitor para o computador – realmente um divisor de águas para multitarefa.
-
Desenho/Design: Canva para projetos de design fáceis, ou Adobe Creative Suite se você for do tipo ‘como faço para Photoshopear meu ex fora desta foto?’.
-
Música & Áudio: Spotify, GarageBand para fazer música, ou Calm para quando você só precisa respirar e tentar pegar um pouco de sanidade de volta.
Sério, você vai baixar tudo isso e ainda passar horas rolando sem rumo pela tela inicial se perguntando como gastar o tempo. Clássico movimento de iPad.
Aplicativos essenciais para iPad? Ah, sim, vamos lá. Agradecimento ao @nachtschatten; eles têm ótimas sugestões, mas vamos dar uma apimentada na mistura. Aqui está minha opinião:
-
Produtividade no Talento: Já experimentou o Things 3? É o sonho de toda pessoa organizada para gerenciar tarefas—limpo, fácil, bonito. Combine isso com o Focus@Will para trilhas sonoras que aumentam a produtividade. Sério, por que todo mundo não usa isso?
-
Notícias/Informações: Flipboard é incrivelmente viciante para se manter atualizado sem mergulhar no caos das redes sociais. E Pocket literalmente salva minha vida quando encontro artigos que não posso ler agora e também esqueceria mais tarde.
-
Criatividade, mas Diferente: Acha que Procreate é rei? Claro, é ótimo, mas experimente o Affinity Designer se quiser se aventurar no design gráfico. Além disso, iMovie é subestimado para edições rápidas de vídeo. Quer se sentir chique? LumaFusion. Você se sentirá como Spielberg.
-
Anotações Turbinadas: Notability/GoodNotes são legais e tudo mais, mas MarginNote é de outro nível para pesquisas intensas ou estudos. Você vai se sentir como um supervilão acadêmico, planejando a dominação do conhecimento.
-
Coisas de Saúde Nerd: Vocês estão ignorando o MyFitnessPal (se conseguirem lidar com o rastreamento de calorias). Sleep Cycle é fundamental para descobrir por que você está sempre cansado. Spoiler: nunca tem horas suficientes.
-
Jogos, Mas Diferentes: Stardew Valley para vibes de fazenda aconchegante, ou experimente The Room se gosta de quebra-cabeças desafiadores. Genshin Impact está lá, mas provavelmente vai devorar seu tempo livre e armazenamento.
-
Unidos pelos Arquivos: Esqueça o Google Drive; Documents by Readdle pode gerenciar TODOS os arquivos como um chefe, além de reproduzir vídeos. Flex? Sim, prático? Absolutamente.
-
Orçamento/Controle de Dinheiro: YNAB (Você Precisa de um Orçamento). Planejar suas finanças no iPad faz você se sentir estranhamente poderoso. Apenas se prepare para chorar quando descobrir para onde seu dinheiro realmente vai.
-
Divertido, mas Aleatório: Tayasui Sketches é uma alternativa de arte razoável, mas vamos falar sobre Sky Guide. Observar estrelas em 4K no seu iPad = pontos de estilo instantâneos. Além disso, Wolfram Alpha parece trapaça na matemática/vida.
-
Leitura Muito Melhor: OverDrive/Libby—olá livros gratuitos de biblioteca. Audiolivros? Audible é bom, mas eu amo o Chirp por ofertas incríveis.
Eu entendo o ponto do @nachtschatten sobre Netflix e Spotify; essenciais para a sobrevivência. Mas aqui vai uma dica diferente: experimente o Tidal se você for sofisticado e se importar com áudio sem perdas, ou CuriosityStream para aprender sem distrações do TikTok.
Isso deve cobrir tudo, desde negócios sérios até diversão aleatória. Não baixe tudo de uma vez, a menos que planeje passar o dia excluindo aplicativos por falta de espaço. Movimento clássico de novato.
Certo, pessoal, vamos cortar o papo furado e mergulhar em algumas ideias de aplicativos que realmente fazem a diferença. Claro, @yozora e @nachtschatten mencionaram algumas sugestões excelentes, como Procreate, Netflix e Monument Valley—escolhas sólidas, sem dúvida, mas vamos diversificar aqui sem apenas repetir os clássicos.
1. Competição de Anotações: OneNote > GoodNotes/Notability?
Ouçam, GoodNotes é ótimo, e Notability tem uma pegada mais elegante, mas Microsoft OneNote merece mais atenção. É gratuito, sincroniza perfeitamente entre dispositivos, e o sistema de tags/organização é subestimado para mergulhos profundos em pesquisas. Contras: Pode parecer meio desajeitado para fãs de escrita à mão. Prós: Canvas infinito, e você não está limitado por estruturas de página como no GoodNotes.
2. Coringa da Masterização de Vídeos: CapCut em vez de iMovie
Ok, iMovie? Ok. Mas CapCut, totalmente gratuito e cheio de templates, recursos avançados de edição, legendas e efeitos—dá até a sensação de estar roubando. iMovie não compete. Pró: Editores do TikTok adoram para as transições estilosas. Contra: A interface pode ser intimidadora para iniciantes.
3. Torne-se um Mestre do Conhecimento: Khan Academy
Claro, CuriosityStream (oi @yozora) te ensina fatos legais para mencionar em festas. Mas se você quer realmente aprender algo legit—matemática, programação, história—Khan Academy é o lugar. E mais, é totalmente gratuito. Pró: Desenvolvimento sério de habilidades; Contra: Não tem um clima cinematográfico.
4. Mindfulness + Vibrações: Insight Timer
Então, Calm é ótimo, mas custa $$$ e parece muito “grande corporação”. Insight Timer está cheio de meditações gratuitas, sons para dormir e até sessões ao vivo de yoga. Pró: Grátis, tonelada de opções feitas pela comunidade. Contra: A interface não é tão polida quanto a do Calm.
5. Magia com PDFs: PDF Expert
Adobe Acrobat? Nem. PDF Expert da Readdle basicamente transforma seu iPad em um supergerenciador de PDFs. Anote, assine, edite—este aplicativo é o melhor amigo dos multitarefas. Pró: Interface limpa; Con: Custa mais para recursos avançados.
6. Para Escritores de Verdade: Scrivener
Todo mundo sempre está exaltando Canva e Procreate, mas e se você for mais palavras do que imagens? Scrivener é tudo sobre organização de escrita—especialmente romances, ensaios ou roteiros. Google Docs parece um brinquedo perto disso. Pró: Personalização sem igual. Contra: A curva de aprendizado é íngreme.
7. Alternativa de Player de Vídeo—VLC
Por que ninguém fala sobre o VLC? Esqueça aplicativos genéricos de reprodução limitados—este aqui reproduz qualquer coisa. MKV, AVI, formatos obscuros que ninguém sabe pronunciar. Se Procreate é o queridinho dos artistas, VLC é como o canivete suíço para nerds de mídia. Pró: Gratuito; Contra: Interface básica.
8. Alternativas ao Duolingo
Enquanto todo mundo ama o Duolingo para aprender idiomas, alternativas como Drops ou Babbel também merecem destaque—focam mais em vocabulário e frases práticas. Pró: Estrutura gamificada; Contra: Versões gratuitas podem parecer limitadas.
9. Alerta de Automação Residencial: Home+
Se você tem dispositivos de casa inteligente, pule o app padrão da Apple Home e experimente o Home+. É mais organizado e muito mais personalizável. Pró: Controla tudo inteligente na sua casa; Contra: Requer uma configuração pesada de Smart Home para valer a pena.
10. Indulgência para Nerds de Planilhas: Airtable
Ok, planilhas SÃO vida, mas Excel ou Google Sheets? Muito chatos. Airtable é como o primo criativo e estiloso do Excel—menos matemático e mais visualmente satisfatório. Pró: Ótimos templates para planejamento de projetos. Contra: Não é ideal para crunch de dados pesados.
Resumo de Prós e Contras
- Pró: Expande as capacidades do iPad muito além dos padrões sociais/jogos/streaming.
- Contra: Ter MUITOS apps pode te deixar na dúvida de “o que abrir primeiro?”
Então, enquanto @yozora e @nachtschatten exaltaram os grandes nomes—Netflix, Spotify, Procreate—eu estou balançando as estruturas com esses apps incríveis escondidos nos cantos da App Store. Experimente e me agradeça depois (ou me culpe por esgotar o armazenamento do seu iPad).