Recuperação de cartão SD formatado, quanto realisticamente pode ser salvo?

Formatei meu cartão SD acidentalmente e perdi fotos e vídeos que realmente preciso recuperar. Parei de usar o cartão imediatamente, mas não tenho certeza de quantos dados podem ser realmente recuperados após uma formatação ou quais são as etapas de recuperação mais seguras. Estou procurando ajuda com a recuperação de dados de cartão SD, o que esperar e se um software de recuperação ou um serviço profissional é a melhor opção.

Já passei por isso uma vez com um cartão de drone, e a versão curta é sim, seus arquivos muitas vezes ainda estão lá depois de uma formatação.

O que normalmente acontece é uma formatação rápida. Sua câmera, drone ou computador apaga o índice de arquivos e marca o cartão como vazio. Os dados de fotos e vídeos muitas vezes permanecem no cartão até que novas gravações sejam salvas por cima. Então a janela para recuperação ainda está aberta, mas se fecha rápido.

A primeira coisa que eu faria é parar de usar o cartão SD agora mesmo. Tire ele do aparelho. Não grave mais nenhum clipe. Não copie nada para ele. Cada nova gravação aumenta as chances de sobrescrever os dados antigos, e quando partes são substituídas, a recuperação fica complicada ou impossível.

Se você quer a melhor chance de recuperar os arquivos por conta própria, use um software de recuperação. Eu tive os melhores resultados com Disk Drill. O que mais se destacou para mim foi a recuperação de vídeo. A recuperação de fotos costuma ser mais fácil. Vídeo é onde muitas ferramentas falham, especialmente se o cartão foi usado em um drone ou câmera de ação e o arquivo foi dividido em partes pelo cartão. O Disk Drill inclui um modo Advanced Camera Recovery para esse tipo de bagunça.

O que eu faria, passo a passo:

1. Coloque o cartão SD no computador com um leitor de cartões decente. Não use um ruim. Leitores ruins fazem você perder tempo e às vezes fazem o cartão desconectar no meio da varredura.

2. Instale o Disk Drill na unidade interna do computador. Mantenha o cartão SD intocado. Não instale nada nele.

3. Abra o programa, encontre o cartão SD na lista de dispositivos e execute uma varredura. Se os arquivos perdidos forem de um drone ou câmera, escolha Advanced Camera Recovery.

4. Espere a varredura terminar. Visualize o que ele encontrar. Eu sempre verifico alguns arquivos antes de restaurar, já que só o nome do arquivo não diz nada.

5. Recupere os arquivos para o computador, não de volta para o cartão SD. Salvar os dados recuperados no mesmo cartão é como as pessoas sobrescrevem justamente o que estavam tentando salvar. Já vi isso acontecer.

Se você quiser outras opções, há duas que as pessoas mencionam bastante:

O PhotoRec funciona, e é gratuito. Eu já usei. Não é amigável. A interface parece antiga, os nomes dos arquivos geralmente voltam embaralhados ou genéricos, e a estrutura de pastas desaparece. Serve se você tiver tempo e paciência. É complicado se você tiver centenas de clipes.

O R-Studio é um software sério, mas eu não o daria para alguém que quer o caminho mais fácil. Ele é mais técnico. Além disso, a versão gratuita não recupera arquivos com mais de 1 MB, o que o torna uma opção ruim para a maioria dos trabalhos de recuperação de vídeo.

Se o cartão não montar de jeito nenhum, continuar desconectando ou tiver gravações que você não pode substituir, eu pararia a parte caseira por aí. Nesse ponto, serviços profissionais de recuperação são a opção mais segura. Eles usam ferramentas de hardware e métodos em nível de chip que usuários comuns não têm. Custa mais, sim, mas muitos laboratórios trabalham com base em sem dados, sem cobrança, então você nem sempre paga por uma tentativa sem sucesso.

Então sim, a recuperação ainda é possível em muitos casos de cartão SD formatado. O principal é agir rápido e ter controle. Pare de usar o cartão, faça uma varredura nele a partir de um computador e recupere os arquivos em outro lugar. Essa parte importa mais do que as pessoas imaginam.

As melhores chances dependem de que tipo de formatação aconteceu.

A formatação rápida em um cartão SD geralmente deixa a maior parte dos dados brutos no lugar. A formatação completa reduz bastante suas chances. Se o cartão ficou em uma câmera depois da formatação e você gravou até 2 ou 3 vídeos novos, a perda aumenta rápido porque arquivos de vídeo são grandes e sobrescrevem áreas extensas. Fotos sobrevivem com mais frequência do que clipes longos em 4K. Essa parte é ruim, mas é verdade.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar. Eu acrescentaria um passo extra primeiro. Faça uma imagem byte a byte do cartão SD antes de escanear. Trabalhe com a imagem, não com o cartão. Se o cartão tiver setores fracos ou começar a agir de forma estranha, você ainda terá uma chance limpa. No Linux ou Mac, o ddrescue é confiável. No Windows, alguns aplicativos de recuperação também fazem imagem. O Disk Drill é uma boa opção aqui porque permite escanear o cartão e recuperar para outra unidade, e costuma lidar bem com conjuntos de fotos e vídeos excluídos.

Há um ponto em que discordo um pouco. Eu não iria direto para várias verificações profundas com ferramentas diferentes no cartão original. Reconectar demais causa estresse demais em uma mídia flash barata.

Expectativa realista:

1. Formatação rápida, nenhum dado novo gravado, cartão saudável. Frequentemente uma taxa alta de recuperação.
  2. Formatação rápida, alguns dados novos gravados. Resultado misto.
  3. Formatação completa ou cartão criptografado. A taxa de recuperação cai muito.
  4. Erros no cartão, desconexões, tamanho ilegível. Pare com tentativas caseiras.

Além disso, nomes de arquivos e pastas muitas vezes desaparecem mesmo quando os arquivos voltam. Não julgue a recuperação apenas pelos nomes dos arquivos.

Se você quiser mais experiências de usuários, este tópico vale a leitura:
discussão sobre recuperação de cartão SD formatado para fotos e vídeos perdidos

Resposta realista: se foi uma formatação rápida e você realmente parou de usar o cartão imediatamente, as chances de recuperação costumam ser bem decentes. Não decentes no nível de “100% sem problema”, mas muito melhores do que a maioria das pessoas imagina. Fotos geralmente voltam com mais frequência do que arquivos grandes de vídeo, esp se os vídeos estiverem fragmentados.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas, mas sou um pouco menos otimista sobre “alta taxa de recuperação” como regra geral. Cartões SD são estranhamente inconsistentes. Dois cartões podem receber a mesma formatação e um devolver quase tudo, enquanto o outro retorna uma pilha de clipes corrompidos e JPGs sem nome. Isso é só o armazenamento flash sendo irritante.

O que mais importa no seu caso:

• Tipo de formatação

• Formatação rápida: melhor chance
    • Formatação completa: muito pior
    • Formatação na câmera em alguns dispositivos mais novos: pode ser pior do que as pessoas esperam
  • Se o TRIM/apagamento foi acionado
    Em alguns cartões SD e adaptadores, os blocos excluídos podem ser limpos ativamente. Se isso aconteceu, a recuperação cai bastante. É por isso que algumas pessoas fazem tudo “certo” e ainda assim quase não conseguem nada de volta.

• Saúde do cartão
    Se o cartão já estava instável antes da formatação, não continue mexendo nele repetidamente.

Minha opinião sobre o caminho mais seguro para recuperação:

1. Se os arquivos forem extremamente valiosos, faça primeiro uma imagem do cartão.
  2. Recupere a partir da imagem, se possível.
  3. Use uma ferramenta sólida primeiro em vez de testar 5 aplicativos aleatoriamente.
  4. Salve os arquivos recuperados apenas em outro lugar.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha inicial razoável porque é fácil de usar e lida melhor com recuperação de foto/vídeo do que muitas ferramentas para iniciantes. Se você quiser ter uma noção antes, esta análise do Disk Drill e passo a passo de recuperação é uma visão geral decente.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: vídeos recuperados podem existir, mas estar impossíveis de reproduzir até serem reparados. Então não entre em pânico se um arquivo voltar e o VLC surtar.

Se o cartão continuar desconectando, mostrar capacidade errada ou pedir para ser formatado novamente, eu pararia com o faça você mesmo nesse ponto. É aí que as pessoas transformam uma bagunça recuperável em uma perda total por serem teimosas.

Realisticamente, a recuperação de cartão SD formatado pode variar de “quase tudo” a “quase nada”, e muito disso depende de um detalhe incômodo que as pessoas costumam ignorar: qual dispositivo fez a formatação. Eu discordo um pouco da ideia generalizada de que formatação rápida sempre significa alta recuperação. Em algumas câmeras, drones e celulares, o processo de “formatação” é mais agressivo do que o rótulo sugere.

Algumas coisas que eu acrescentaria ao que @cacadordeestrelas, @jeff e @mikeappsreviewer já abordaram:

• Fotos pequenas geralmente são recuperadas de forma mais limpa do que vídeos grandes
  • A contagem de arquivos recuperados não é a mesma coisa que uma recuperação utilizável
  • Um cartão pode parecer saudável e ainda assim retornar trechos de vídeo corrompidos

A primeira coisa que eu observaria é se as prévias recuperadas realmente abrem por completo. Se uma ferramenta encontrar 2.000 arquivos, mas metade dos vídeos travar após 3 segundos, isso não é um bom resultado.

Sobre o Disk Drill: é uma opção inicial razoável para fazer por conta própria, porque é fácil de navegar e lida bem com formatos comuns de foto e vídeo.

Prós

• interface simples
  • bom suporte a pré-visualização
  • desempenho razoável na recuperação de fotos e vídeos de cartão SD
  • pode ser menos intimidador do que ferramentas no estilo forense

Contras

• não faz milagres se os dados foram sobrescritos ou descartados
  • varreduras profundas podem retornar nomes de arquivo bagunçados
  • a recuperação de vídeos grandes ainda pode voltar parcialmente danificada
  • os limites de recuperação paga importam dependendo da versão

Minha opinião: use uma boa ferramenta primeiro, verifique as prévias e julgue pela integridade dos arquivos, não apenas pela quantidade total. Se o cartão agora mostrar tamanho estranho, leitura lenta ou desconexões aleatórias, pare de experimentar. É nesse ponto que a recuperação por conta própria começa a piorar a situação, não a melhorá-la.