Recuperar vídeos excluídos do cartão SD após apertar Excluir por engano?

Apertei acidentalmente em excluir e removi vídeos importantes do meu cartão SD antes de fazer backup deles. Parei de usar o cartão imediatamente porque estou preocupado que os arquivos possam ser sobrescritos. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar vídeos excluídos de um cartão SD e quais softwares de recuperação ou etapas realmente funcionam.

Perdi um clipe uma vez de um cartão SD depois de liberar espaço rápido demais. A parte que importou foi o que fiz no minuto seguinte. Se você apagou um vídeo, o melhor a fazer é parar de mexer no cartão imediatamente.

O que geralmente acontece é simples. A câmera ou o cartão não apaga os dados do vídeo na hora. Ele marca o espaço como livre. Sua filmagem antiga geralmente fica lá até que novas gravações sejam salvas por cima. Se você continuar gravando, suas chances caem rápido.

Primeira coisa, deixe o cartão em paz

Faça isto primeiro:

1. Pare de gravar.
  2. Também não tire fotos.
  3. Não formate o cartão.
  4. Retire-o da câmera.

Continuo vendo pessoas perderem filmagens recuperáveis porque continuaram usando o cartão para fazer mais um clipe de teste. Má ideia. Quando os setores são sobrescritos, o software tem menos com que trabalhar.

Verifique se o seu computador ainda reconhece o cartão

Coloque o cartão em um leitor e conecte-o ao seu computador.

Se o Windows disser que o cartão precisa ser formatado ou mostrá-lo como RAW, não entre em pânico ainda. Os aplicativos de recuperação muitas vezes ainda conseguem ler o dispositivo e analisar os dados brutos. A parte principal é a detecção. Se o computador reconhece o dispositivo de armazenamento, você ainda tem um caminho.

Se o cartão não aparecer de jeito nenhum, eu pararia por aí. Desconectar e reconectar dez vezes raramente resolve algo útil. Nesse ponto, uma assistência de recuperação começa a fazer mais sentido.

Comece com o software

Para arquivos de vídeo excluídos, eu começaria com Disk Drill.

O motivo é o modo de Recuperação Avançada de Câmera. Muitas câmeras não gravam vídeos longos em um único bloco organizado. Elas espalham partes do arquivo pelo cartão. Vi isso especialmente com câmeras de ação e drones. Uma varredura padrão pode encontrar fragmentos, mas falhar ao reconstruir um vídeo reproduzível.

Esse modo foi feito para gravações fragmentadas de câmera. Ele tenta remontar o vídeo de uma forma que a recuperação comum de arquivos muitas vezes não consegue. Útil se seus clipes vieram de GoPro, DJI, Sony, Canon, Nikon, Fujifilm, Insta360, dashcams e equipamentos semelhantes.

Fluxo básico de recuperação

1. Conecte o cartão com um leitor de cartões.
  2. Abra o Disk Drill.
  3. Escolha o cartão de memória.
  4. Selecione Recuperação Avançada de Câmera.
  5. Execute a varredura.
  6. Visualize o que ele encontrar.
  7. Salve os vídeos recuperados em outra unidade.

Não restaure os arquivos no mesmo cartão. Fiz isso anos atrás com fotos. Não terminou bem.

Se a primeira ferramenta deixar passar coisas, tente outra

Nenhum aplicativo de recuperação encontra tudo. Já aconteceu de uma ferramenta não localizar clipes e outra encontrá-los no mesmo cartão.

1. PhotoRec. Gratuito, sólido, feio. Muitas vezes recupera arquivos sem os nomes originais nem a estrutura de pastas.
  2. R-Studio. Boas opções de varredura profunda. Leva um tempo para aprender, e a interface não é amigável.
  3. DiskGenius. Vale a pena tentar se o cartão tiver danos no sistema de arquivos ou problemas estranhos de partição.

Ferramentas diferentes analisam o cartão de maneiras diferentes. Às vezes, uma segunda varredura encontra mais coisas ou encontra uma versão mais limpa do mesmo vídeo.

Se a filmagem importa, crie uma imagem primeiro

Se isso for filmagem de casamento, trabalho pago de cliente, coisas de família ou qualquer coisa com a qual você não queira correr riscos, crie uma imagem completa do disco antes da recuperação.

Uma imagem byte a byte oferece uma cópia congelada do cartão em seu estado atual. Depois, você analisa a cópia em vez de forçar o cartão original repetidamente. Este é um dos poucos hábitos dos profissionais de recuperação que faz sentido imediatamente quando você tenta por conta própria.

Saiba quando parar de fazer isso por conta própria

O software tende a funcionar melhor para problemas lógicos como estes:

1. Vídeos excluídos.
  2. Formatação acidental.
  3. Corrupção do sistema de arquivos.
  4. Estado RAW do cartão.
  5. Arquivos ausentes em um cartão que ainda parece saudável.

Eu procuraria um serviço de recuperação em vez disso se você notar qualquer um destes sinais:

1. O cartão está torto, rachado ou danificado de alguma outra forma.
  2. Ele esquenta sem motivo aparente.
  3. Seu computador não o detecta de forma alguma.
  4. O cartão se desconecta durante as varreduras.
  5. As gravações são importantes o suficiente para que uma tentativa caseira malsucedida cause prejuízo.

Quando surgem problemas de hardware, a recuperação em casa fica mais arriscada. Insistir em varredura após varredura em um cartão com defeito às vezes piora a situação.

Versão curta. Pare de usar o cartão, verifique se o computador o detecta, faça uma varredura com um software de recuperação, salve os resultados em outro lugar e não continue testando se o cartão parecer fisicamente instável. Essa ordem me deu os melhores resultados quando tive que lidar com esse tipo de problema.

Você fez a parte mais importante corretamente. Você parou de usar o cartão SD.

Concordo com @mikeappsreviewer nisso. Mas discordo em um ponto. Se o cartão aparece como RAW ou pede para formatar, eu não teria pressa em tentar várias verificações no cartão original primeiro. Eu faria uma imagem do cartão antes de qualquer outra coisa se os vídeos forem importantes. Uma única leitura ruim em um cartão instável e a situação fica mais complicada.

Minha ordem seria:

1. Trave o cartão SD, se ele tiver a pequena chave de proteção contra gravação.
  2. Use um leitor de cartão decente, não a câmera via USB.
  3. Verifique. SMART não é algo presente na maioria dos cartões SD, então fique atento a leituras lentas, desconexões ou erros de E/S.
  4. Clone o cartão para um arquivo de imagem com algo estável.
  5. Execute a recuperação na imagem, não no cartão.

Para clonagem, no Windows eu usaria USB Image Tool ou HDD Raw Copy Tool. No Mac ou Linux, ddrescue é a opção mais segura se as leituras estiverem falhando. Isso importa mais do que as pessoas imaginam. Se o seu cartão tiver setores fracos, verificações repetidas consomem tempo e o sobrecarregam.

Para recuperação, o Disk Drill é uma primeira opção sólida para vídeos excluídos de cartões SD, especialmente se a filmagem veio de uma câmera, drone ou câmera de ação. Se ele encontrar várias versões do mesmo clipe, recupere todas para o seu computador. Verifique o tamanho do arquivo, a duração e a reprodução no VLC. Um arquivo maior nem sempre significa um arquivo melhor. Aprendi isso da forma mais irritante.

Mais uma coisa que as pessoas ignoram. Se o vídeo recuperado não reproduzir, tente ferramentas de reparo para cabeçalhos MP4 ou MOV danificados. Recuperação de exclusão e reparo de vídeo são duas etapas diferentes. Um arquivo recuperado em 90 por cento ainda pode precisar de reparo antes de abrir.

Se o cartão desconecta, esquenta ou some do Gerenciamento de Disco, pare de tentar por conta própria. Isso indica mais uma falha de hardware do que uma exclusão simples.

Além disso, este clipe curto explica a recuperação de vídeo de cartão de memória em inglês simples:
assista a este Reel do Instagram sobre como recuperar vídeos excluídos de um cartão de memória

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @techchizkid disseram: verifique primeiro o cartão na própria câmera, mas apenas para reprodução, não para gravar nem formatar. Algumas câmeras fazem uma espécie de exclusão suave / atualização de banco de dados meio estranha, e um clipe ainda pode aparecer na reprodução mesmo quando o cartão parece problemático no PC. Se ele estiver lá, copie-o usando a opção de exportação da câmera, se disponível. Se não, então passe para um leitor.

Eu também não me preocuparia demais com nomes de arquivos. Para recuperação de vídeo apagado de cartão SD, nomes/pastas muitas vezes já eram, mas o vídeo em si ainda pode estar perfeitamente bem. Priorize a possibilidade de recuperação em vez da organização.

O Disk Drill faz sentido aqui, especialmente para filmagens de câmera, mas eu classificaria os resultados por tipo de arquivo + tamanho e recuperaria primeiro as maiores correspondências prováveis. Depois teste no VLC. Se o clipe for encontrado mas não abrir, isso nem sempre significa perda total. Às vezes os dados do vídeo estão lá e só o contêiner/cabeçalho está corrompido.

Além disso, um detalhe pequeno, mas importante: se isso foi gravado em exFAT e a exclusão aconteceu na câmera, há uma chance de os metadados do sistema de arquivos terem sido alterados de uma forma que torna a recuperação por undelete menos eficaz do que a extração baseada em assinatura. Então não entre em pânico se a primeira varredura parecer bagunçada.

Para mais dicas práticas e experiências de usuários sobre recuperação de vídeo apagado de cartão SD, veja esta discussão real sobre recuperação de vídeo apagado.

Se o cartão começar a ficar lento, apresentar erros de leitura ou montar/desmontar aleatoriamente, pare de mexer nele. Esse é o ponto em que o faça você mesmo passa de talvez recuperável para ops, piorei a situação. É meio ruim, mas é verdade.