Estou tentando limpar meus anexos, mas estou preocupado que excluí-los possa apagar minhas fotos e vídeos. Percebi recentemente que algumas mídias antigas estão ocupando espaço, e não quero remover os arquivos errados por acidente. Alguém pode explicar o que é excluído e se fotos e vídeos são ambos afetados?
Anexos grandes no Mensagens ainda são uma bagunça para gerenciar. Fui procurar um jeito rápido de limpar e, não, a Apple ainda não oferece um fluxo fácil para exclusão em massa. Há alguns caminhos, mas ambos envolvem escolher os arquivos manualmente.
Existe algum método mais rápido do que tocar nos arquivos um por um?
Um pouco. O mais próximo de um atalho é Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Revisar Anexos Grandes. Essa página reúne os maiores arquivos de todas as suas conversas em um só lugar, o que economiza tempo se o seu armazenamento estiver cheio de vídeos e fotos antigos aleatórios.
Se você quiser limpar apenas uma conversa, abra-a, toque no nome na parte superior e depois confira Fotos ou Documentos. Toque em Ver Tudo e você terá seleção múltipla para os itens daquela conversa.
O que mais me incomodou é que ainda não existe um botão Selecionar Tudo. Então, mesmo agora, em 2026, você ainda faz parte disso manualmente.
É a mesma coisa no iPad?
Sim. Mesmo layout, mesmo menu de armazenamento, mesmo resultado. O iPadOS e o iOS lidam com os anexos de mensagens da mesma forma.
Se você usa Mensagens no iCloud, excluir no iPhone também deve sincronizar com o iPad. Já vi isso demorar antes, então, se nada mudar imediatamente, espere um pouco antes de presumir que falhou.
Isso remove fotos e vídeos?
Sim. Os anexos incluem ambos.
A parte que as pessoas deixam passar é se você já salvou o arquivo no app Fotos. Se você tocou em Salvar Imagem ou Salvar Vídeo antes, o telefone criou uma cópia separada na sua biblioteca. Excluir o item do Mensagens remove apenas a cópia da mensagem. A versão salva no Fotos continua lá.
Se você nunca o salvou fora da conversa, depois de excluí-lo do Mensagens, ele desaparece.
Por que anexos excluídos aparecem novamente
Já passei por isso uma vez e parecia que o iOS estava me ignorando. Dois motivos comuns.
Primeiro, o Mensagens tem sua própria área Apagados Recentemente. Os itens excluídos ficam lá por 30 dias, a menos que você os apague manualmente. Abra o Mensagens, toque em Editar na lista principal de conversas e depois escolha Mostrar Apagados Recentemente. Se você pular essa parte, os arquivos ainda estarão ocupando espaço.
Segundo, a sincronização às vezes fica estranha. Se o Mensagens no iCloud estiver ativo, ou se o seu telefone estiver fazendo otimização de armazenamento em segundo plano, o iOS parece verificar novamente o que deve estar lá e ocasionalmente traz algumas coisas de volta à visualização. Depois que esvaziei Apagados Recentemente, uma reinicialização corrigiu o loop e os números de armazenamento finalmente começaram a fazer sentido de novo.
Por que o espaço de armazenamento não diminui imediatamente
Na maioria das vezes, é o mesmo culpado, Apagados Recentemente.
Esses arquivos ainda contam para o armazenamento durante toda a janela de 30 dias até que você esvazie essa pasta. Mesmo depois de limpá-la, o medidor de armazenamento atualiza lentamente. Reiniciar o telefone geralmente força o sistema a recalcular.
Quando excluir anexos de mensagens ainda não é suficiente
Para mim, o Mensagens era só parte do problema. Os maiores consumidores de espaço eram fotos com cara de duplicadas, clipes antigos em 4K e pilhas de capturas de tela que eu tinha esquecido que existiam. Você limpa o Mensagens, se sente bem por dez minutos, e então o aviso de pouco armazenamento volta porque a biblioteca de fotos ainda está inchada.
Acabei usando o Clever Cleaner para o resto. O que mais me ajudou foi a seção Heavies. Ela lista primeiro os seus maiores arquivos com os tamanhos exatos, então os piores casos são fáceis de identificar. A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas e escolhe a melhor foto, o que ajudou com fotos em sequência e imagens repetidas do mesmo momento. Ela também mostra os tamanhos dos arquivos antes de você remover capturas de tela. O processamento permanece no dispositivo, o que eu preferi.
Depois que limpei cerca de 15 GB ali e então esvaziei os Apagados Recentemente do Mensagens, meu armazenamento finalmente se estabilizou e o atraso estranho causado pela falta de espaço parou.
Sim. Em Mensagens, anexos significa tanto fotos quanto vídeos. Exclua o anexo, e a cópia armazenada naquela conversa será removida.
Uma parte em que eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer, o maior risco geralmente não é excluir o tipo de arquivo errado. É esquecer onde o arquivo está. Se você salvou uma foto ou vídeo no app Fotos antes, excluí-lo de Mensagens não apaga a cópia salva na biblioteca. Se ele só existe na conversa, será removido dali.
Uma forma simples de pensar nisso:
- Só em Mensagens = excluído de Mensagens.
- Salvo em Fotos também = continua em Fotos.
- Compartilhado entre dispositivos com Mensagens no iCloud = a exclusão sincroniza, embora às vezes haja atraso.
Se o seu objetivo é liberar armazenamento, verifique sua biblioteca do Fotos também. Muito da perda de espaço vem de vídeos grandes lá, não das conversas de mensagens. O Clever Cleaner ajuda a organizar arquivos pesados e duplicados mais rápido do que procurar manualmente.
Discussão útil no Reddit sobre apps gratuitos para limpar iPhone: melhor tópico do Reddit para encontrar um limpador de iPhone gratuito sem anúncios
Sim, excluir anexos no Mensagens pode remover tanto fotos quanto vídeos. “Anexos” é basicamente a categoria geral, não apenas fotos.
Onde eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer e @viaggiatoresolare é que a palavra removido pode soar mais assustadora do que realmente é. Isso remove a cópia do Mensagens. Isso não apaga automaticamente a biblioteca do app Fotos, a menos que esse item só tenha existido dentro da conversa. Essa é a parte que confunde as pessoas o tempo todo.
Verificação rápida da realidade:
- Excluído de uma conversa de texto = sumiu daquela conversa
- Salvo no Fotos antes = ainda está no Fotos
- Usando Mensagens no iCloud = a exclusão também pode sincronizar com seus outros dispositivos Apple
Então, se você está limpando espaço, verifique primeiro o que está inchando o armazenamento. Às vezes as pessoas apagam os anexos das mensagens e economizam tipo 800 MB, aí percebem que os vídeos no Fotos estão ocupando 20 GB. Meio doloroso rs.
Além disso, antes de excluir um monte, abra um ou dois arquivos e confirme se eles já tinham sido salvos na sua biblioteca. Essa é a opção mais segura na minha opinião.
Se o seu objetivo principal é liberar armazenamento no iPhone, o Clever Cleaner é realmente útil para identificar vídeos gigantes e fotos duplicadas fora do Mensagens. Este clipe mostra o Clever Cleaner liberando armazenamento do iPhone rapidamente mostra a ideia básica bem direitinho.
Sim, ambos podem ser removidos, mas eu acrescentaria uma nuance ao que @viaggiatoresolare, @cazadordeestrellas e @mikeappsreviewer disseram: excluir um anexo na verdade significa excluir o lugar desse item na conversa, não necessariamente todas as cópias no seu celular.
O risco prático é menos foto vs vídeo e mais isso já foi salvo em outro lugar? Se você encaminhou, salvou no Fotos ou exportou para Arquivos, essa cópia separada normalmente permanece.
Uma coisa que eu verificaria antes de excluir em massa é seu hábito de backup. Se o Mensagens é seu único arquivo para certos clipes, não confie na memória. Salve primeiro o que quiser manter.
Para limpeza, o Clever Cleaner faz mais sentido depois da limpeza no Mensagens, não antes.
Prós:
- rápido para identificar mídias grandes
- útil para duplicatas e fotos semelhantes
- fácil de analisar vídeos grandes
Contras:
- não gerencia anexos de mensagens diretamente
- as sugestões de fotos semelhantes ainda precisam de revisão
- menos útil se o seu problema de armazenamento for principalmente conversas, e não o Fotos
Então: sim, anexos incluem fotos e vídeos, mas excluir nem sempre significa apagamento total.